Vou começar falando que esse artigo não é em defesa da rede social Google+ ou das insistentes e ridículas tentativas do Google em fazer o G+ dar certo (final de 2013 integrou com os comentários do Youtube forçando usuário a ter uma conta e no começo de 2014 foi a vez do Gmail).
Bem no clima daqueles posts de blog “10 motivos para bla bla bla”, segue a minha última (e mais forte) carta em defesa do insistente Google+: 1 motivo para você usar o Google Plus para E-commerce.

Motivo 1

Se não for pelas pessoas, que seja pelo robô, mas você não pode deixar de investir no Google+.
Coloque a gestão desse canal na mão da sua equipe de SEO, pois se bem trabalhado, o Google+ pode ser uma boa ferramenta para aumentar visibilidade do seu e-commerce, trazer bons apontamentos e ajudar nas posições da busca (não só para aumentar a posição, mas também para ganhar mais resultados favoráveis dentro da mesma busca, tendo em vista que os posts também se ranqueiam na busca).

1 motivo para você usar o Google Plus para E-commerce.

Mas se você precisa de argumentos para se convencer, aqui vão eles.

Estudos mostram (SEOMoz e SearchMetrics) que a quantidade de +1 está entre o primeiro ou segundo principal fator para rankeamento.

1 motivo para você usar o Google Plus para E-commerce.

As páginas de empresa e Perfis no Google+ tem PageRank. Elas precisam ser trabalhadas como um site externo de mídia própria em estratégias de link building, estratégia de conteúdo, gestão de autoridade e todas aquelas coisas que a sua equipe de SEO fala quando não consegue explicar porque aquele link não está na primeira página. Se você quiser saber coisas mais técnicas sobre esse assunto, vale à pena conferir o post Google+ e SEO, um exercício bem prático sobre o impacto dos perfis, +1 e quase tudo sobre o assunto.

Aumente a visibilidade e influência na busca do Google.

Isso significa que todos que querem fazer uso do Google+ como parte de uma estratégia de aumentar visibilidade e influência em SEO devem seguir essas 4 simples táticas:

1. Coloque botões +1 em todos os seus conteúdos. Facilite para as pessoas compartilharem o seu conteúdo, página de produto, etc.
2. Construa uma forte rede de contatos: Não só acumule um número grande de seguidores, relacionamentos e parcerias ativas com usuários do Google+ são importantes. Citações (ex.: posts com +JoãoCaetano) tem uma forte influência na sua autoridade com o Google.
3. Crie/ganhe links de qualidade de sites confiáveis. Quando for entrevistado ou citado por um site, pergunte se eles podem incluir um link para o seu perfil ou página no Google+ para identificação. Faça artigos ou guest post em sites de notícias, blogs ou canais de conteúdo que tem relevância com a sua marca.
4. Use autoria do Google em seu conteúdo espalhado pela web. Apensar dessa estratégia se aplicar apenas para perfis, já que a autoria do Google envolve legitimação, todo post/artigo publicado com autoria carrega um link (aprovado pelo Google) de volta para o perfil. Quanto mais conteúdo de qualidade você produzir em sites confiáveis, mais autoridade eles darão para o seu perfil.

Fale um pouco de como você e/ou a sua empresa estão trabalhando com o Google+. Não sei se depois desse artigo você irá usá-la como rede social, mas recomendo você não desistir (ainda) dela.
Publicado por João Caetano no E-commerce Brasil.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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