Você possui um site de reserva online de Hotéis? Maximize sua rentabilidade com 10 dicas sobre como aumentar a visibilidade da sua marca na internet.
Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, deve proporcionar uma experiência multicanal consistente para os hóspedes de seu hotel.

1. Analise suas métricas

Analise o comportamento do consumidor utilizando seus KPI´S. Quais são os destinos turísticos mais buscados em seu site? Você atrai os hóspedes por meio de OTA´S (Online Travel Agencies), anúncios no Google ou Direct Type? Qual a quantidade de quartos reservados em seu hotel durante as férias?
Organize um documento de perguntas e respostas essenciais para traçar sua estratégia.

2. Usabilidade

Antes de começar sua campanha, verifique se o seu campo de buscas e o formulário de reservas está funcionando corretamente.
O hóspede precisa receber confirmações com todos os dados do hotel, onde quer que ele esteja. Se possível, contrate um profissional de UX e corrija possíveis fluxos de navegação, oferecendo ao usuário a melhor experiência online em todas as etapas do processo, desde o login até a reserva.
Procure divulgar fotos dos quartos de hotéis, além de informações essenciais sobre a classificação por estrelas, tipo, tema, disponibilidade, capacidade e opções de pagamento. Faça testes A/B utilizando o Google Analytics.

3. Aumente a sua taxa de ocupação

Com base nos estudos anteriores, aumente a sua taxa de ocupação. Perceba em qual período o seu target costuma demandar por mais acomodações e prepare-se para recebê-los com alta disponibilidade.
Planeje descontos, ofertas, amenidades como café da manhã incluso e obtenha um ROI positivo, ao direcionar suas campanhas para os canais corretos.

4. Divulgue o seu site em grandes OTA´s

Ao divulgar o seu site em uma OTA ou MetaSearch, automaticamente o seu site ganha visibilidade em campanhas de SEM, SEO, Social Media, Banners, E-mail Marketing, Mobile.
Atraia hóspedes do mundo inteiro, marcando presença em toda cadeia de e-commerce. Crie textos com call-to-action, destacando os benefícios exclusivos de seu site. Inclua no nome de seu hotel a localização, como por exemplo, Hotel XPTO Salvador.
Construa URLS amigáveis para que os robôs de busca dos search engines te classifiquem bem no ranking “www.nomedositedehotel.com/hotel-xpto-salvador.html”. Confira com as OTA´s se o seu produto está sendo divulgado corretamente.

5. Crie roteiros únicos de viagem para os seus hóspedes

Entenda a audiência do seu site e crie conteúdos inspiradores, destacando as principais atrações turísticas de uma cidade, estado ou país. Trace rotas e auxilie o hóspede com todo tipo de informação necessária, como a distância do hotel até o centro, bairros próximos, alerta de preços, promoções do dia.
Se você tiver bastante conteúdo, crie um blog com dicas de hospedagem e turismo.

6. Torne o seu site responsivo

O design responsivo já é um dos maiores fatores de rankeamento no Google. Portanto, se o seu site de hotéis ainda não está em HTML5, considere migrá-lo para que o seus clientes possam acessá-lo de maneira eficiente na versão mobile.
A quantidade de hóspedes que reservam hotel dentro do aeroporto ou que perderam a reserva e precisam encontrar um hotel nas proximidades é cada vez maior.
Não perca clientes potenciais se você pode estar presente em mobile, seja através do aplicativo Android, Apple Store, Wearebles, Windows, Amazon de seu hotel ou de alguma OTA. Ofereça a busca de hotéis por mapa e geolocalização.

7. Métodos de pagamento online

Turistas costumam utilizar diversos tipos de bandeiras de cartões de crédito. Em tempos de crise, a busca por reservas parceladas também é comum.
Portanto, estude as melhores tarifas, taxas de acordo com o ticket médio dos seus clientes.

8. CRM

Faça uma relação de e-mails dos clientes registrados no site e desenvolva pesquisas de hábitos de consumo, além de vantagens como programa de fidelidade para os hóspedes fiéis ao seu e-commerce.
Dispare newsletters para um público selecionado que tratá o retorno esperado.

9. Relações públicas

Trabalhe com a equipe de imprensa para promover a sua marca no mercado por meio de conteúdos informativos, trazendo credibilidade e despertando o interesse em relação aos benefícios oferecidos pela sua rede Hoteleira.

10. Interatividade

Torne o seu site interativo! Após todo o trabalho bem executado, faça pesquisas e espere por boas avaliações dos viajantes, tanto dos hotéis oferecidos quanto dos serviços listados em seu site.
Permita que enviem fotos, vídeos e depoimentos sobre toda essa viagem tranquila oferecida por sua experiência digital!

Author

Carolina Piber é gerente geral da Hoteis.com para América Latina desde 2014. Antes de integrar o time da empresa, a executiva ocupou o cargo de gerente de Marketing sênior na Dell do Brasil, Google Inc. e no UOL. Carolina tem mestrado em Tecnologia pela Escuela de Organización Industrial (EOI), em Madri, e mestrado em Gestão Estratégica e Tecnologia, do Instituto Tecnologico Buenos Aires (ITBA).

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