Marketing de Conteúdo no Brasil. Todos os anos, o Content Marketing Institute realiza nos Estados Unidos e no Canadá uma pesquisa que mostra o estado do content marketing nos mercados desses dois países. Tem sido assim desde 2010.

13 conclusões sobre o Marketing de Conteúdo no Brasil.

No final de 2013, a pesquisa foi realizada pela primeira vez no mercado brasileiro. A iniciativa é fruto de uma parceria da Tracto, com o CMI. Foram 1.201 respondentes. Extraímos 523 respostas de empresas B2B e chegamos ao conjunto de 13 conclusões, apresentadas numa série de webinars entre 17 e 19 de dezembro. O download do relatório completo da pesquisa pode ser feito no site da Tracto.

Veja também: Curso Presencial – Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Eis as conclusões do estudo:

1. 83% dos profissionais de comunicação e marketing B2B do Brasil usam conteúdo para alcançar seus objetivos corporativos.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o percentual é de 95%, o que indica que content marketing B2B está mais difundido na América do Norte do que no Brasil.

2. 49% se consideram eficazes na produção de conteúdo.

Resultado melhor do que nas empresas americanas e canadenses (42%).

3. Ter um documento que registre a estratégia de conteúdo é fator-chave de sucesso.

58% das empresas muito eficazes documentam suas ações. Só 20% das pouco eficazes o fazem.

4. Ter um colaborador que supervisione a estratégia de content marketing é outro fator crítico de sucesso.

Das empresas muito eficazes, 76% têm alguém nessa função. Entre as pouco eficazes, só 54% o têm.

5. Empresas que documentam suas estratégias são capazes de produzir mais conteúdo.

76% das que têm um documento produzem hoje mais conteúdo do que um ano atrás. Entre as que não geram documento, o desempenho é de 71%.

6. Uma empresa usa, em média, 13 táticas de content marketing.

É o mesmo número de táticas adotadas por americanas e canadenses.

7. Redes sociais são a tática mais popular tanto no Brasil quanto na América do Norte.

Matéria no site, newsletter online, matéria em site de terceiros, evento presencial e papers vêm em seguida.

8. Vídeo é a tática considerada mais eficaz no Brasil, seguida de redes sociais, evento presencial e artigo.

Na América do Norte, o ranking apresenta evento presencial, estudo de case e vídeo nas primeiras posições.

9. Facebook é a rede social preferida nas empresas brasileiras.

E LinkedIn reina entre americanos e canadenses.

10. Aquisição de clientes é o principal objetivo dos brasileiros.

Entre as muito eficazes, consciência da marca lidera. Nos Estados Unidos e no Canadá, também.

11. A maioria pretende aumentar investimentos em conteúdo nos próximos 12 meses, sobretudo as muito eficazes.

52% dos que se consideram pouco eficaz, no entanto, não pretendem aumentar. Ou seja, quanto mais eficaz, maior a motivação para produzir.

12. Design é a função mais terceirizada no Brasil. Redação vem em segundo lugar.

A maioria das empresa produz conteúdo (todo ele ou parte dele) internamente. Só 1% terceiriza toda a produção.

13. Falta de orçamento é o problema mais frequente.

Produzir conteúdo que gera engajamento vem em segundo lugar.

Texto publicado no site E-commerce Brasil por Cassio Politi.
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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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