Quer elevar suas habilidades de apresentação para o próximo nível? Encontre inspiração em algo improvável: na oratória de comediantes. Eles podem te ensinar muito sobre a criação de apresentações memoráveis ??, mesmo que seu discurso não seja assim tão parecido com o deles.
No desenrolar de sua experiência de falar em público, você vai aprender com suas falhas. Mas também vai desenvolver suas forças e a capacidade de entender seus públicos e que tom usar com cada um.
Os comediantes formam um grupo que é obrigado a aprender desde cedo. Representam um tipo incomum de oradores, que podem simplesmente serem vaiados e até expulsos do palco ao invés de só verem algumas pessoas se retirando do auditório.
Assim, eles tem muito a ensinar sobre o ato de falar em público:

1. Crie uma história que seu público vai curtir

Quando um comediante bola suas piadas, eles não pensam em atingir o mundo todo. Eles miram um público específico, com um ponto de vista específico e focam nas verdades, estereótipos e oportunidades para desafiar ou reafirmar os valores daqueles públicos.
Como fazer isso?
Não importa o tamanho do auditório, busque sempre se conectar com esse público. Entenda para quem você está falando e esforce-se para entregar a eles aquele valor que eles esperam para saírem do auditório com a sensação de ter aprendido algo.
Lembre-se: Seu público alvo é provavelmente o principal fator a ser considerado na ora de preparar sua apresentação.

Robert De Niro em “O Rei da Comédia”, dirigido por Martin Scorsese
Robert De Niro em “O Rei da Comédia”, dirigido por Martin Scorsese

2. Aprenda com as pessoas que você admira

Os melhores comediantes inspiram-se em outros comediantes que admiram. Eles reconhecem a importância de estudar os melhores do ramo para entender as dinâmicas das boas piadas e as reações das plateias.
Como fazer isso?
Os melhores oradores de diversos segmentos estão em vídeos no Youtube em que apresentam-se em eventos e conferencias pelo mundo. Tire umas horas por semana para assistir à performance deles e estudar tudo em seu discurso, desde a presença de palco à maneira como interagem com o auditório.
Lembre-se: Você não admira pessoas a toa. Elas estão à frente de você em algo. Estude o trabalho delas, entender seu sucesso vai ajudá-lo a construir o seu.

3. Trabalhe a plateia antes de subir ao palco

A maioria dos comediantes estuda o público previamente antes de começar sua apresentação. É uma tática simples mas que vai ajuda-lo a garantir que as piadas são apropriadas para a audiência.
Como fazer isso?
Nunca suba ao palco sem bater um papo com uma ou duas pessoas da plateia. Esforce-se para construir empatia com elas e você se sentirá mais confiante sabendo que elas vão eventualmente apoiá-lo caso algo dê errado.
Lembre-se: em palestras de negócios, gente importuna é diferente de quem atrapalha um show de comedia. Essas pessoas não vão gritar “você é horrível!” do fundo do auditório, em vez disso vão levantar a mão e perguntar algo que não acrescenta em nada ao assunto ou simplesmente dizer que discordam de algo. Esteja preparado para lidar com eles.

4. Comediantes são pró-ativos. Seja você também!

Seinfield é considerado um dos melhores comediantes de todos os tempos. Fora de sua rotina intensa de shows de standup, ele é conhecido por trabalhar duro para se aprimorar. Dizem que Jerry Seinfield estuda mais comedia, sobe mais aos palcos, e aplica mais tempo escrevendo do que qualquer um.

Jerry Seinfield, Comediante
Jerry Seinfield, Comediante

Como fazer isso?
Trabalhe duro, entenda a arte de ser pró-ativo, de correr atrás e seja totalmente dedicado ao seu ofício. Isso pode até ajuda-lo a gerar uma renda por suas palestras.
Lembre-se: É raro até para os melhores oradores afirmar que eles têm uma “habilidade natural”. Eles vão dizer que trabalharam bastante e inspiraram-se nos melhores naquele ofício. Um dom de falar naturalmente pode te ajudar, mas só a busca por aperfeiçoamento constante vai te levar ao sucesso.

Texto publicado no Blog no Romero – Artigo original: “4 Killer Public Speaking Tips From Comedians” no The Muse
Author

Romero Rodrigues é fundador e principal executivo do Buscapé Company, a maior empresa de digital commerce da América Latina; investidor anjo em diversas startups de Internet; e membro do conselho da Endeavor Brasil.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.