O fim de ano, com a chegada do Natal, é uma época que o comércio tem uma grande oportunidade de aumentar seu faturamento, visto que a procura por presentes é grande. Contudo, para que as receitas aumentem de fato, é necessário realizar um planejamento prévio ou adotar novas estratégias.
Quer alavancar suas vendas online para o Natal? Continue acompanhando o post!

1. Desenvolva estratégias promocionais

Crie promoções relâmpago, combos de descontos em produtos, ofereça descontos no preço do frete, realize sorteios em redes sociais e mantenha o foco em criar estratégias que atraiam ainda mais clientes para sua loja. Contudo, para aumentar as suas vendas online — com uma concorrência acirrada — é necessário ir além.
Aumente a interatividade com os clientes e envolva ações que não estejam, necessariamente, ligadas à compra. Isso ajuda a tornar sua marca reconhecida e a atrair o gosto dos consumidores.

2. Invista em divulgação

Reforce os investimentos em divulgação ou altere algumas estratégias de marketing para que sua loja virtual se torne ainda mais reconhecida e esteja bem colocada no ranking de buscas. Vale também fazer campanhas em redes sociais que envolvem o compartilhamento de publicações, aumentando o alcance dos posts.

3. Aprimore o layout de sua loja virtual

Utilizar temas e cores natalinas no design do site deixa o ambiente confortável e favorável para a compra, contribuindo para aumentar suas vendas online. É interessante também criar novas categorias que facilitam a busca dos clientes — vale incluir categorias como “artigos de decoração” e “presentes para crianças”.
Contudo, é necessário tomar o cuidado de não comprometer a usabilidade do site e sua eficiência — deixando o carregamento mais lento, por exemplo — correndo o risco de sofrer com desistências do carrinho de compras.

4. Abaixe o valor do frete

Frete grátis ou com descontos é um atrativo para qualquer consumidor e contribui para bons resultados nas vendas online. Veja até que ponto esses descontos não influenciam na saúde financeira de sua loja virtual e analise a possibilidade de implementar essa política para as compras.
Caso não seja possível oferecer gratuidade no frete, oferecer descontos por região e/ou por valor de compra são ótimas opções — que dividem o valor com o cliente, mas não sacrifica nenhuma das partes.

5. Fique atento aos prazos de entrega

Outro fator determinante para o fechamento de uma compra é o prazo de entrega oferecido aos clientes. Na verdade, não adianta oferecer um valor de frete agradável se, na verdade, o produto demora para ser entregue.
Portanto, na hora de fechar acordos com as transportadoras, negocie bem os prazos que serão oferecidos e não se esqueça de contratar um serviço que seja reconhecidamente confiável.
Períodos sazonais, como o Natal, são épocas excelentes para aumentar as vendas online e alavancar as receitas de uma loja virtual. Contudo, muitas vezes pode ser necessário rever e alterar o planejamento e algumas estratégias que são adotadas normalmente, como as dicas que citamos no artigo de hoje.
Texto publicado anteriormente no Blog da Olist.

Author

Comunicadora por paixão e profissão, atualmente faz parte da equipe de Marketing de Conteúdo do Olist - plataforma que conecta lojistas e fabricantes aos maiores varejistas online do país, onde busca se atualizar diariamente para proporcionar um conteúdo de qualidade a todos os seus leitores.

3 Comments

  1. Juntando as 5 dicas e adicionando um pouco de senso patriota, nota-se que colocando-as em prática ainda ajudamos o país neste momento de crise!

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