Cientes do impacto que o design para loja virtual exerce sobre a efetividade das conversões, os gestores estão cada vez mais preocupados com este fator, sempre atentos às tendências e práticas para otimizar de forma contínua suas plataformas de vendas.
É importante que ao pensar em design, você deve ter consciência que estamos falando muito mais que simplesmente de senso estético do subjetivo bonito ou feio. Será que a sua loja está provendo uma boa experiência ao usuário? Ele está fazendo o caminho certo? Vendo o que você quer que seja visto? Entendendo a linguagem visual e conceito que você pretende transmitir?
Confira, neste artigo, 6 dicas de design sobre para deixar o layout da sua loja virtual enxuto, prático e preciso!

1- Possua um mecanismo de busca funcional

Sabe quando você entra em um site e a barra de buscas não encontra os resultados que você procura? É desanimador, não é mesmo? No comércio online, quem auxilia o cliente é o sistema de vendas, desta forma, o seu mecanismo de buscas precisa ser o vendedor que você não tem.

O incrível poder das buscas em uma loja virtual


Ele precisa ser bastante funcional, pois nem sempre o usuário está com tempo ou vontade de navegar pelas categorias. Um recurso bacana para agilizar o processo e evitar perda de tempo, é o Instant Preview, o qual exibe resultados abaixo da barra de buscas conforme o usuário digita a palavra-chave.

2- Tenha cuidado com as propagandas

Oferecer produtos interessantes ao usuário é uma boa prática, mas que, feita em excesso, pode se tornar invasiva Os famosos banners e janelas pop-up são práticas costumeiras dentro das lojas virtuais, mas é primordial saber usá-los de forma estratégica.
A dica aqui é reservar uma área específica da interface para exibir produtos de interesse do usuário, sem a necessidade de apresentar, por exemplo, um balão cada vez que o usuário carrega uma página. Não se esqueça também de mapear os passos do usuário para oferecer somente produtos relacionados aos interesses dele.

3- Apresente bem os seus produtos

Embora diversos usuários entrem nas lojas já sabendo que querem comprar a cafeteira modelo “xyz”, alguns deles entram somente querendo comprar uma cafeteira. Desta forma, atentar a como você está apresentando os seus produtos é essencial para não deixar os clientes com dúvidas, porque a dúvida é uma das maiores inimigas da conversão.
Aposte em uma fotografia bem apresentável, que permita ao usuário avaliar todas as suas características. Além disso, é necessário que a descrição dele seja rica, contendo informações realmente relevantes a respeito do produto e de seu funcionamento.

Como fazer boas fotografias de produtos e aumentar suas vendas

4- Facilite o acesso a informações importantes

Muitas informações devem ser alteradas conforme a navegação, como dados e preço dos produtos, no entanto, alguns elementos precisam ser altamente acessíveis, devem estar destacados no site e presentes em todas as telas, como informações institucionais, menu de contato, barra de buscas e painel de categorias de produtos.
Além disso, botões de call to action ? que incitam o usuário a executar uma ação ? como o de acesso ao carrinho e o de finalizar a compra, devem estar em destaque para facilitar a localização. Falando em carrinho de compras. Leia também este texto que destaca 10 elementos críticos para um checkout efetivo:

10 elementos críticos de uma efetiva página de checkout em e-commerce

5- Entenda o layout como uma extensão da sua marca

É bastante comum encontrarmos lojas virtuais onde as cores, temas e demais elementos empregados no site não correspondem aos usados na construção da marca, o que pode acabar confundindo o leitor.
Manter esta correlação é fundamental porque ajuda a fixar a identidade da marca na mente do consumidor e permite que ele possa identificar você através destes elementos.

O logo é o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter

6- Invista em um design responsivo para a loja virtual

O mobile é uma das mais quentes tendências dos últimos e para os próximos anos, e você precisa se adaptar a isso se quiser manter seu e-commerce no páreo. Tanto usuários comuns quanto empresas já aderiram à onda.

Qual é a sua estratégia para o m-commerce?


Investir em um design responsivo não se trata mais somente de um investimento para melhorar o layout, mas, sim, de uma característica essencial para atender a um novo público que está se formando.
Existem, é claro, diversos outros fatores impactantes no sucesso de uma loja virtual, como logística, sistemas da informação, equipe capacitada entre outros., no entanto, o design da sua loja virtual é a sua identidade na web, e se ela não for intuitiva e de fácil navegação, o cliente não vai sequer conhecer o restante da sua estrutura, por mais robusta e capacitada que ela seja.

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