Se você vende na internet, certamente já viu a proporção que o Instagram tem tomado e percebeu que essa rede social é um ótimo canal de vendas.
O Instagram é a rede social que mais tem crescido na Internet (32% dela está lá). Em 2017, bateu a marca de 800 milhões de usuários e o Brasil tem o segundo maior número de usuários, 50 milhões. Mais de 52% das marcas mundiais utilizam o Instagram para interagir com seus clientes. E com a criação da ferramenta Stories, o número de usuários ativos aumentou. Por dia, são mais 290 milhões de usuários ativos só nos Stories!
Com todo esse crescimento, o Instagram vem atualizando funções que facilitam muito quem ganha dinheiro na internet e estudos têm mostrado os melhores caminhos para tornar sua marca lembrada e reconhecida.
Pensando nisso, reuni dicas para melhorar seu e-commerce com seu perfil do Instagram.

  1. Conheça seu mercado e se planeje: Mapeie seus concorrentes, defina seu público alvo, seu segmento de mercado e estabeleça algumas metas. 
  2. Tenha um perfil no Instagram: É importante que seu perfil pessoal seja separado do perfil de sua empresa e esteja selecionado no modo comercial. Neste modelo está disponível a ferramenta de Insights, onde você colherá dados importantes sobre seus seguidores e saberá se suas ações estão, ou não, dando certo. 
  3. Defina seu conteúdo: Para saber qual tipo de conteúdo vai produzir, você precisa definir sua persona. Persona é seu consumidor final, a pessoa que você quer que compre seu produto. Crie um personagem completo: dê nome, gênero, faixa salarial, família e rotina, assim você saberá quais conteúdos serão relevantes para postagem. Ao postar, evite legendas muito grandes ou textos que ocupam grande espaço dentro da imagem. 
  4. Identidade Visual: Ter um feed harmonioso atrai mais seguidores, facilita a experiência do usuário com sua marca e cria lembrança na mente do consumidor. Caso poste fotos com conteúdos diversos, respeite a paleta de cores da sua marca ou crie uma para o seu feed. Para fotos de produtos, evite fotos com fundos muito poluídos, crie um padrão. E lembre de postar tudo na maior qualidade possível. 
  5. Regra de Postagem: Poste ao menos uma vez ao dia, juntamente com postagens nos Stories. Observe o envolvimento dos seus seguidores para saber qual melhor horário para se postar. 
  6. Stories: A ferramenta de Stories mudou a forma de se fazer marketing no Instagram. Por se tratar de uma interação onde o usuário clica no conteúdo de interesse, a taxa de engajamento é muito alta. Invista em conteúdos de rápida absorção e alta qualidade, aproveite para mostrar a cultura da sua empresa, seu dia a dia, criar enquetes e promoções exclusivas. Use esse espaço para criar proximidade com seu público. 
  7. Hashtags: As hashtags reúnem postagens do mesmo assunto em um endereço personalizado. Usar hashtags atrai público interessado no seu conteúdo, por isso, evite usar hashtags muito populares. Crie uma hashtag personalizada para sua marca, use uma de alto volume de busca e uma de médio volume de buscas. Postagens com hashtags tem engajamento 12% maior. 
  8. Seguidores: Ter um grande número de seguidores é imprescindível para o sucesso do seu perfil, atraia sempre novos seguidores, interaja com eles e os mantenha sempre nutridos de informação. Quanto mais segmentado seu público for, mais retorno você terá em seu perfil.  
  9. Instagram Shopping: Com o objetivo de facilitar a experiência de compra dentro da rede social, foi lançado o recurso Shopping Instagram. Disponível para contas comerciais, possibilita colocar preço e outras informações sobre seus produtos, direciona o cliente para seu e-commerce e insere um botão “comprar” no seu perfil. Além de aumentar suas vendas, a ferramenta diminui também a necessidade de responder dúvidas frequentes nos comentários da postagem. 

Colocando essas dicas em prática é certo que perfil vai bombar e suas vendas vão aumentar.
Mas lembre-se: Toda estratégia de marketing tem um tempo para surtir efeito. Tenha paciência e seja objetivo.

Dica extra: Já pensou em aumentar seguidores reais e interessados no seu conteúdo? A Socialrocket é uma plataforma de engajamento e automação para Instagram! Com ela é possível segmentar o público de interesse por segmento, perfis de inspiração ou concorrentes, localização e hashtags, agendar postagens, criar campanhas de directs para todos seus seguidores e gerenciar comentários dentro da plataforma. Quer saber mais? Clica aqui e decole seu perfil com a Socialrocket!

Author

Publicitária, redatora da Socialrocket e heavy user de redes sociais.

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