Por Andre Metzen. A nutrição de leads é um passo importante para que a sua marca se relacione com seus clientes de maneira mais próxima, despertando interesses e construindo um elo que antecede a compra e que se perpetua depois dela.
Uma das melhores maneiras de criar essa ligação é o relacionamento, o e-mail marketing se torna a escolha perfeita para nutrir leads e assim aprender aos poucos como lidar com os seus prospects, como mantê-los próximos e satisfeitos, até que se tornem clientes fiéis. Eis o porquê de termos selecionado 9 melhores práticas do mercado para a nutrição de leads por e-mail marketing. Esperamos que este artigo ajude na sua jornada!

9 melhores práticas da nutrição de leads por e-mail
Imagem do Corbis Images.

Torne-se conhecido

Empresas conhecidas têm maior aceitabilidade por parte das pessoas, tanto na comercialização de produtos e serviços quanto na permissão para envio de e-mails marketing. Estudos da RainToday indicam que 65% das empresas conhecidas têm excelentes resultados com a geração de leads, portanto, construa sua marca com zêlo na internet, para que as pessoas se sintam mais confiantes em estabelecer um relacionamento com ela.

Seja influente

Torne-se um conselheiro, aquela empresa que antes de qualquer menção à venda, dá ao prospect o poder para decidir o que é melhor para ele. Para que isso aconteça, crie conteúdo relevante e ofereça-o gratuitamente, via e-mail marketing. Estabeleça a confiança antes de mais nada.

Desenvolva whitepapers

Whitepapers são documentos de 4 a 12 páginas que abordam um tema específico, dando ao cliente um conhecimento novo, que agregue valor ao dia a dia dele. Aborde temas interessantes para a sua audiência e conquiste credibilidade na rede.

Crie e-books

Os e-books são materiais extremamente bem aceitos pelos seus leads, pois trazem conhecimento rápido e de fácil absorção, geralmente com soluções que podem ser aplicadas imediatamente. Utilize versões como apresentações de Power Point, pois são mais dinâmicas e diretas, facilitando a leitura.

Use as mídias sociais

As mídias sociais estão no topo das estratégias de geração de leads e contribuem para gerar tráfego para sua landing page ou site. Trabalhando uma boa comunicação nas mídias sociais, você obtém a permissão da sua audiência para manter contato, podendo fortalecer suas estratégias de e-mail marketing junto aos seus leads.

Ofereça conteúdo premium

Conteúdos mais aprofundados e que solicitem em troca algumas informações são poderosas armas para nutrir a geração de leads por e-mail marketing. Obtendo os dados essenciais da sua audiência você envia e-mails marketing segmentados e de acordo com o perfil dos seus leads, aumentando o engajamento.

Utilize cases de sucesso

Na nutrição de leads não é proibido dizer os resultados que os seus clientes atingem com os seus serviços, desde que não seja algo recorrente. Crie materiais com estudos de caso onde sua marca tenha oferecido um serviço de qualidade e seu cliente tenha obtido sucesso. Não esqueça de solicitar alguns depoimentos para corroborar sua fala.

Faça webinars

Webinars são maneiras de manter um relacionamento mais próximo, oferecendo um conteúdo diferenciado para sua audiência e fomentando a geração de leads. Para inscrever-se no webinar, seu prospect deverá preencher um cadastro, iniciando assim um relacionamento de longo prazo com a sua marca.

Seja mais humano

As pessoas esperam por contatos mais reais, despidos das formalidades das empresas, pois gera mais empatia. Ao lidar com seus prospects e leads, seja pessoal, trate-os pelo nome, como se fossem amigos travando uma boa conversa. Nada de conteúdos herméticos e cheios de termos técnicos, o objetivo é o diálogo!

Texto publicado no E-commerce Brasil.

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Andre Metzen trabalha com internet desde 2001 e é graduado em Ciência da Computação pela UFES. Foi gerente de tecnologia do iMasters por 7 anos responsável pelo desenvolvimento do Portal iMasters. Fundador da Conceptho, empresa especializada em serviços web, onde é responsável pelo projeto RockPigeon.com.br. Palestrante, articulista e consultor sobre infra-estrutura cloud e desenvolvimento web.

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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