Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) – Parte 1

Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) – Parte 1

Recentemente, estive pesquisando algumas alternativas de ferramentas para automação de marketing e envio de e-mail-marketing. Imagino que muitos leitores do Profissional de E-commerce devem ter as mesmas dúvidas.

Se você não estiver familiarizado com o conceito, uma ferramenta de automação de marketing irá ajudá-lo a executar, por exemplo, sua campanha de marketing por e-mail com base no comportamento de seus visitantes.

O conceito de automação de marketing não é uma ideia nova, embora essa terminologia possa soar algo diferente. Aqui está uma breve visão geral:

“A Automação de Marketing é uma plataforma para economizar tempo, eliminar erros e melhorar a eficiência de uma ampla gama de tarefas de marketing em vários canais.”

Os profissionais de marketing modernos reconhecem que a automação simplesmente não é suficiente.
Para fornecer o valor mais relevante para os clientes, e clientes certos em todas as fases do ciclo de vida, é necessária uma nova abordagem.

O Marketing vai além da automação, comunicando-se efetivamente com sistemas em todo o ecossistema de clientes e em toda a sua cadeia de marketing.

Por exemplo, se eu fosse dono desse blog e você tivesse uma conta nele e estivesse lendo essas linhas, eu poderia pedir a essa automação de marketing para enviar um e-mail pré-escrito para sua caixa de e-mail para perguntar: “Precisa de uma mão para melhorar sua automação de marketing?”.

Como você passou algum tempo lendo essas linhas, eu poderia presumir que você está interessado em automação de marketing e poderia lhe oferecer meus serviços. Eu também poderia esperar 2 dias depois que você abriu este e-mail, para lhe enviar uma incrível oferta, apenas para você! E caso não tenha aberto, outra super oferta algum tempo depois.

Se também perceber que você verificou várias vezes algumas páginas no meu blog sobre automação de marketing ou qualquer outro tópico semelhante, eu poderia “marcar” o seu potencial em pontos e depois de uma certa quantidade de pontos, o pessoal de vendas poderia entrar em contato com você diretamente. Maravilha, hein?

Esta é uma prática bastante comum e que está disponível para micro, pequenas e médias empresas, não apenas às grandes, com orçamentos gigantescos.

Embora você pode se sentir “espionado”, este tipo de ferramenta é muito apreciada e usada por profissionais e empresas, pois eles podem economizar uma quantidade significativa de tempo, proporcionando um bom serviço aos seus clientes.

Ótimo para produtividade

Mas espere, este tipo de ferramenta não é apenas para as empresas, ela poderia ser usado de muitas maneiras diferentes, como por exemplo para escolas, associações ou qualquer nicho que possa se beneficiar da automação de e-mail marketing.

Porém, como eu e minha consultoria somos especializados em micro, pequenas e médias empresas, não teria nexo sugerir produtos que poderiam, combinados, ficarem mais caros que meu próprio serviço.

Assim tive de pesquisar muito e acabei encontrando boas ferramenta de automação de marketing, como Mailchimp ou Infusionsoft.

Mas sempre batia no ponto CUSTO, pois nenhuma delas é open source, ou seja, grátis …
Pois bem,  essa espera acabou quando eu conheci a ferramenta chamada Mautic.

Agora que você conhece um pouco mais sobre automação de Marketing vou lhe apresentar o Mautic:

O Mautic é uma plataforma que lhe fornece um alto nível de integração com sua audiência, permitindo que você faça conexões mais significativas com o cliente.
O fato de ser Open Source  (assim como Magento para o e-commerce e o WordPress para CMS), você terá APENAS o custo de hospedar a ferramenta em um provedor. Como esse custo é baixo, R$ 20 a 50,00/mês isso a torna praticamente GRÁTIS se comparada as ferramentas mais conhecidas de mercado como RD Station, LeadLovers, HubSpot, entre outras que cobram de R$150,00 a R$ 2.000,00/Mês . 

Além de tudo isso, tem também um belo design e diversos recursos como:

– Calendário: Para acompanhar todas as campanhas que você está executando;
– Leads: Para acompanhar os leads anônimos e conhecidos com métricas-chave como visualizações de página, tempo gasto no site, etc;
– Campanhas: Construtor de campanha para definir as ações e eventos que seus leads seguirão, de forma automática;
– Formulários: Para criar facilmente suas páginas de destino para coletar informações importantes ao promover sua oferta/serviço.
– Pontos (ou score): Para marcar seus leads com base em quão bem eles responderam às suas campanhas, isso poderia ajudar a desencadear campanhas diferentes depois);
– Relatórios: Para obter uma visão geral do sucesso de suas campanhas e ajudá-lo a aprimorá-las.

Eis abaixo as características mais importantes segundo a própria Mautic:

Design Poderoso

Aumentar sua base de clientes, elevando o nível de comunicação com eles. Da prospecção à fidelização, automatizamos o processo de comunicação para que você possa se concentrar nas coisas importantes – ser criativo e aumentar sua base de clientes.

Marketing Inteligente

Envolva seus contatos e use poderosos relatórios e painéis para analisar as atividades deles. Deixe nossa ferramenta de inteligência de campanha ajudá-lo a enviar comunicações mais oportunas e relevantes para fortalecer ainda mais os relacionamentos com seus clientes potenciais e clientes atuais.

Integrações abertas

Entenda melhor seus clientes potenciais e clientes atuais, olhando todas as informações que você tem sobre eles em um só lugar. Integre sua tecnologia de marketing para obter uma visão de 360 graus de seus contatos.

Ainda segundo a própria Mautic, as soluções principais foram desenvolvidas para atender às demandas de negócios e clientes.

A partir do momento em que um visitante interage com a sua marca on-line, essas soluções irão fornecer-lhe uma variedade de abordagens para reunir informações mais profundas, desenvolver relacionamentos baseados no valor, validando os seus esforços de marketing.

Essas soluções englobam, por exemplo:

1- Gestão de contatos

O aspecto mais importante do seu esforço de automação de marketing começa com as pessoas que você está alcançando.

Sejam visitantes desconhecidos ou contatos conhecidos, cada conexão fornece a inteligência necessária para construir relacionamentos mais profundos e fornecer um valor mais significativo. Exemplos:

  • Contatos: Qualquer visitante anônimo, cliente potencial, cliente potencial ou cliente; Contatos que poderiam estar em qualquer área da viagem de compra.
  • Segmentação: Crie filtros e listas que coloquem contatos em grupos diferentes, permitindo que você envie mensagens mais relevantes e personalizadas.
  • Integrações: As empresas usam inúmeros sistemas e tecnologias para atingir seus objetivos. Controle e gerencie inúmeras integrações para maximizá-los todos.

6 erros que não podem ser cometidos com os leads gerados

2- Gerenciamento do Ciclo de Vida do Cliente

A partir do momento em que a necessidade é reconhecida, até o momento em que a necessidade é atendida,  e além, cada ponto de contato é criticamente importante.

Quando você toma o tempo para entender todo o ciclo de vida do cliente e atribuir suas atividades de marketing a cada segmento da jornada de compra, você terá a oportunidade de criar experiências relevantes e cheias de valor. Exemplos:

  • Planeje: Use o calendário de marketing para agendar comunicações de marketing e acompanhar quais já foram executadas.
  • Execute: Envolva seus contatos imediatamente. Sem semanas de treinamento para desenvolver e lançar uma única campanha.
  • Acompanhe: Use integrações e abordagens de rastreamento avançadas para monitorar a atividade em qualquer lugar em seu site e trazer esses dados de volta à Mautic.

3- Marketing Multicanal

Comunique-se com seu público-alvo enviando mensagens personalizadas que são fáceis de criar, não importa onde elas estejam.

Envolver seus clientes potenciais com conteúdo, dentro do canal certo, irá ajudá-lo a reunir dados mais inteligentes, adicionando maior valor e construindo relacionamentos mais significativos com os clientes. Exemplos:

  • E-Mail: Utilize o editor intuitivo para criar e-mails profissionais em minutos e visualizar relatórios em tempo real sobre métricas-chave.
  • Mídias Sociais: Construir dados para seus contatos, puxando os dados das mídias sociais. Compartilhe as mensagens que você cria no Mautic para os seus canais sociais.
  • Web e SMS: Envie mensagens de texto e multimídia para um dispositivo móvel para contatos conhecidos. Compartilhe conteúdo relevante por meio do seu website no navegador.

4- Relatórios e Painéis

O objetivo de qualquer iniciativa de marketing são os resultados. Resultados para o seu cliente e os resultados para o seu negócio. Reconhecemos que cada empresa, indústria e campanha exige a obtenção de informações exclusivas.

Atribuir a atividade do comprador não é apenas medido pela percepção que você coleta através de relatórios, mas também é medido nas conexões de longa duração que são feitas. Exemplo:

  • Relatórios interativos: Selecione seus conjuntos de dados e adicione os filtros necessários para criar relatórios personalizados. Agora, seu relatório está disponível para toda a equipe.
  • Painel de controle: Acompanhe a atividade de cada campanha, e-mail, contato, página de destino e mais de vários painéis encontrados em toda o Mautic.
  • Multi-instância: Painel personalizado permitirá que você agregue dados e execute campanhas em várias instâncias de Mautic com facilidade.

5- Marcação, Criação e Conversão

Cada iniciativa de marketing é projetada para mover seus clientes e possíveis clientes da descoberta para decisão e à advocacia de marca. Acompanhe cada passo e interação, desencadeando comunicações de uma maneira determinada.

Então, quando sua contagem lhe disser que é o momento certo, criar o apelo perfeito à ação que transformará prospects em clientes. Exemplo:

  • Pontuação: Atribuir pontos com base em dados demográficos, sociográficos ou de atividade. Acionar ações adicionais quando um número específico de pontos for atingido.
  • Nutrição: A interface de arrastar e soltar ajuda a criar campanhas baseadas em tempo ou ativadas por atividade para entregar mensagens via email, SMS, social ou web.
  • Chamada à ação: Fácil de criar formulários que podem ser hospedados em seu site, página de destino ou e-mail para capturar informações adicionais sobre seus contatos.

Ficou interessado ? Tem mais ainda !!

6- Marketing de Mídias Sociais

Envolva suas conexões através de poderoso marketing de mídias sociais. Ouça o seu público-alvo e interaja diretamente com eles em sua plataforma de mídia social. Construa suas listas de Leads através de menções sociais, hashtags, palavras-chave e muito mais.

Isso é ter o Marketing de Redes Sociais ativo e integrado em suas campanhas.

7- Gestão de Contatos

Acompanhe sem esforço contatos anônimos e conhecidos. O Mautic fornece um acompanhamento detalhado, incluindo visualizações de páginas, tempo gasto no site e interesses específicos.

Uma vez que você começou o rastreamento, você pode nutrir esses contatos com uma série de processos poderosos e o Mautic torna isso mais fácil.

8- E-mail Marketing

Envie e-mails personalizados para seus contatos. Use o E-mail marketing em massa sem limites de envio. Ah, o Mautic também se integra com soluções de terceiros existentes.

Assista a abertura de e-mail, clique em cliques e envie follow-ups com base nas decisões dos usuários, tudo isso através do Mautic e do e-mail marketing.

9- Formulários

Crie formulários valiosos à sua campanha para coletar informações, criar segmentos, fornecer conteúdo ou comercializar seu próximo webinar com o construtor de formulários altamente personalizável.

10- Campanhas

Gerenciamento de campanha flexível e fácil de usar. Crie uma campanha e defina as ações e eventos que seus contatos seguirão. Automatize o processo de conexão com contatos e alimente-os ao longo do funil de vendas.

11- Relatórios

Use os dados coletados de cada uma de suas campanhas para melhorar seus esforços de marketing. O feedback detalhado dos relatórios da campanha permite melhorar e aperfeiçoar o seu marketing.

Agora que já sabem o que é automação de marketing e (quase) tudo que o Mautic pode fazer por você, vamos às duas opções de uso que o Mautic lhe dá:

1 – Você pode testar o Mautic na opção hospedada por eles mesmo, que é gratuita (claro, com alguns limites, mas ótima para se familiarizar com o Mautic.

Para saber mais sobre isso, clique aqui => https://mautic.com/pricing/. Claro, existe a versão paga também, e no mesmo link você pode comparar ambas.

2 – Você é um profissional Roots e quer partir pro arregaço? Você pode instalar o Mautic diretamente no seu servidor e começar a dominá-lo imediatamente.

Para isso, clique nesse link => https://www.mautic.org/

Finalizando, e para deixar vocês com água na boca, os próximos posts serão sobre:

Parte II – Instalando o Mautic Corretamente (é, nem tudo são flores).
Parte III – Criando Formulários e Campanhas no Mautic.

PS.: No Post Instalando o Mautic Corretamente, lhe ensinarei também a integrar uma ferramenta de disparo de E-mail que lhe dá 100.000 disparos grátis por mês com limite de até 20.000 por dia.

Para quem já quiser ir se aventurando, estou à disposição e responderei as perguntas pertinentes abaixo. Obs.: Não mandem perguntas por e-mail, redes sociais, etc, pois a sua dúvida pode ser a dúvida de outro, e queremos focar essa discussão aqui no Profissional de E-commerce, ok?

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