Desde que Michael Aldrich inventou o shopping online em 1979, a forma que vendemos nossos produtos mudou bastante. Dados da Ebit mostram que o faturamento do e-commerce de 2011 a 2015 pulou de 18,7 bilhões de reais para 41,2 bilhões de reais.

Dados do e-commerce no Brasil atualizados:

Os números do mercado de E-commerce

Se você ainda não pensou que produto vender na internet está perdendo tempo e dinheiro neste mercado que mesmo em tempos de crise traz lucro.

Imagino que se você pensa em começar uma loja virtual agora e não tem um produto em mente deve estar cheio de dúvidas. Como vender pela internet? Que produto vender? Como saber o que está em tendência? Vamos responder a algumas dessas perguntas neste post.

O que você vai aprender?

• Como identificar tendências de produtos para vender no Adwords.
• Como o Google Trends lhe auxilia na escolha do produto.
• Como identificar tendências através do Semrush.

Como identificar tendências de produtos para vender no Google Adwords

O Planejador de palavras-chave do Google Adwords é uma ferramenta indispensável se você planeja vender pela internet no longo prazo. Ela lhe mostra as buscas mensais de cada palavra-chave além de mostrar a tendência de crescimento em um prazo de até dois anos da mesma.

Para identificar o tamanho do mercado, a concorrência, tendência e sazonalidade dos produtos que você pensa em vender, o Adwords pode lhe responder há muitas perguntas.

Vamos agora fazer um passo a passo de como ver essas tendências no Google Adwords:

1- Vá para http://www.google.com.br/adwords e clique em “Faça login” como mostrado abaixo:

 

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2- Entre com sua conta de e-mail e senha do Gmail e você será levado a tela abaixo. Clique em “Ferramentas” e no meu que se abriu clique em “Planejador de palavras-chave”.

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3- Na tela seguinte, clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”, o menu vai se abrir e em “Insira um ou mais dos elementos a seguir” coloque o nome do produto que você deseja vender, para ver suas tendências.

Em “Segmentação” escolha o país que você deseja ver os resultados (no nosso caso o Brasil), pois se não você acabará obtendo resultados ou para um país diferente ou para o mundo inteiro. Em seguida, clique em Obter Ideias

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4- Na tela abaixo selecione Ideias de palavras-chave e você verá com exatidão as buscas mensais para o produto que você está procurando vender, logo abaixo o Planejador de Palavras-Chave lhe mostra mais ideias de palavras como “celulares”, “smartphone”, “celular”, etc.

Coloque o mouse sobre o símbolo que mais parece um mini gráfico mostrado no passo 2 e a figura do passo 3 vai aparecer. Você verá quais foram as tendências de busca para a palavra-chave escolhida no período de 1 ano.

 

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Pelo gráfico vemos que o produto teve uma forte tendência de alta nos meses de Novembro e Dezembro, tendo um crescimento moderado nos meses anteriores.

Apesar de ajudar a ver essa tendência com clareza, o Adwords só segmenta em até 2 anos as vendas do produto, para ter certeza sobre sazonalidade do produto, por exemplo, uma quantidade maior de anos seria mais eficaz.

O Google Trends vai nos ajudar exatamente nisso, e este será o assunto do tópico a seguir.

Como o Google Trends lhe auxilia na escolha do produto a ser vendido

O Google Trends lhe apresenta as tendências de produtos para vender com uma clareza maior que o Google Adwords.

Ele, por exemplo, vai mostrar como a pesquisa para o seu produto foi no último mês, nas últimas horas, nos últimos anos, etc. Fica então mais fácil identificar a tendência para dado momento daquele produto, se ele é sazonal, etc.

Vamos dar uma olhada mais de perto no Google Trends para nos familiarizar mais com a ferramenta:

1- Vá para http://www.google.com.br/trends/, caso já esteja logado seguindo o exemplo anterior, a tela abaixo vai aparecer para você.

Na tela Inicial você vai encontrar a caixa de buscas para Explorar Tópicos (essa que você estará usando daqui em diante). Você também encontra todas as notícias em alta das últimas 24 horas, só escolher a categoria e o país.

No caso deste tutorial, use a caixa para “Explorar Tópicos” e digite o produto que quer vender, no nosso caso estaremos usando a produto que escolhemos para venda, o “Smartphone“ e pressione a tecla “Enter”.

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2- Você será levado à tela das figuras abaixo, nela você pode segmentar que país ou em todo o mundo, as tendências anuais a partir de 2004 para qualquer ano, os últimos 30 dias, até a última hora de pesquisas da palavra-chave.

Você pode escolher a categoria que você quer segmentar e em quais mecanismos de pesquisa que fazem parte da rede do Google você gostaria de escolher.

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No caso deste tutorial segmentei para o Brasil, na categoria Compras para termos uma visão melhor dos dados.

Vemos que há um crescimento acentuado a partir de 2013 no gráfico, coincidentemente época que a Black Friday bateu seus primeiros recordes no Brasil e ao analisar mês a mês vemos que foi onde as vendas de smartphones mais aconteceram.

3- Na segmentação que fiz entre Janeiro de 2014 e Janeiro de 2016 abaixo, vemos que a época de maior procura do smartphone é realmente na época do Black Friday tanto em 2014, quanto em 2015.

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No Google Trends, você pode tirar muitos insights para escolher o produto a vender como visto acima, você tem uma ideia até das vendas feitas pela internet no mês a depender da segmentação que você fez do mercado.

Mas, e quanto aos concorrentes? Como tirar insights e ver tendências analisando as palavras-chave deles? Em que eles estão ranqueando no Google?

Vamos responder a essas perguntas abaixo.

Como identificar tendências através do Semrush

Ok, se você chegou até aqui, acredito que realmente queira saber como escolher o seu produto para vender na Internet com o pé direito e não ter muitas surpresas com um produto mal escolhido no futuro.

O Semrush tem a maior base de dados com palavras-chave brasileiras na Internet, digo isto por experiência própria, então, quando for fazer uma análise de palavras-chave dos concorrentes, não deixe de dar uma olhada nele.

Bom, vamos ao que interessa e analisar tendências a partir do Semrush:

1- Vá para http://www.semrush.com e você verá a tela abaixo. Digite o produto que você está procurando vender ou uma palavra-chave relacionada ao produto que você quer vender, no nosso caso, como exemplo usei “smartphones”.

Escolha que país você quer segmentar, e clique em “Buscar”.

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2- Na próxima tela, vá até as Palavras-Chave de correspondência de frase ou até as Palavras-Chave Relacionadas e clique em visualizar relatório completo

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3- Você vai ver o Relatório de Correspondência de Frase completo, ele lhe dá mais ideias de palavras-chave para escolher que produto vender na Internet, como “smartphone Samsung” etc.

Na extrema direita você vai ver o gráfico de Tendências e ver se o seu produto está em alta para vendê-los.

Na Coluna Palavras-chave se você quiser ter uma ideia dos concorrentes para aquele termo e descobrir mais ideias de produtos através de palavras-chave que eles estão ranqueando, clique na palavra-chave escolhida, no nosso caso vou usar “smartphone Samsung”.

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4- Desça um pouco a página até encontrar os Resultados de Pesquisa Orgânica abaixo, nela você vai ver até 20 sites que ranqueiam para aquela palavra-chave e, portanto, seus concorrentes.

No nosso caso, os concorrentes são bastante fortes.

Se você quiser saber as palavras-chave que os concorrentes que você identificou estão ranqueando, é só voltar ao passo 1 e digitar o site do seu concorrente ao invés da palavra-chave do seu produto, desta forma você pode obter ainda mais ideias de produtos para vender na internet.

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Conclusão

Não ter uma ideia de qual produto ou produtos vender pela internet inicialmente não lhe impede de buscar tendências nas diversas ferramentas que existem por aí.

Se você tem uma paixão tente resumir ela em pequenas palavras-chave, procure ideias de produtos nas ferramentas mencionadas e torne-se um vendedor compulsivo na internet. 🙂

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Veja também – Como divulgar um produto no Instagram e vender muito mais

Author

Especialista em Marketing Digital e SEO. Colaborador de sites de grande prestígio como Moz e Search Engine Journal.

11 Comments

  1. Excelente artigo e muito bem escrito. Espero rever mais tutoriais como esse no profissionaldeecommerce para ajudar quem está começando também no negócio.

  2. João Paulo Pedote Reply

    Muito bom artigo! Obrigado pelas indicações, ajudarão bastante nos empreendimentos que estão por vir. Parabéns pelo bom trabalho

  3. Realmente quem ainda não se atentou a fazer vendas através da internet está perdendo tempo,tendo em vista que nos próximos anos essa será a principal forma de se comprar pelos internautas.
    O pior de tudo é que ainda existem empresas usando técnicas de vendas dos anos 70 hahaha…
    Aguardo mais artigos sobre esse assunto.
    ABÇ.

  4. muito obrigado por compartilhar essas imformações gostei muito das dicas, vou começar a segui-lo

  5. Maravilha! gostei muito das informações, muito bem explicado, parabéns vou compartilha-lo com meus amigos.

  6. Alexandre Barbosa Reply

    Excelente tutorial. Abriu me os olhos para essas tendencias
    Parabéns!

  7. GUSTAVO ANTUNES DE OLIVEIRA Reply

    Ótimo trabalho cara, muito esclarecedor me ajudou muito!

    Que você prospere cada dia mais
    Sucesso

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