A Zappos, loja virtual americana que vende sapatos e roupas é, sem dúvida, um dos maiores (senão o maior) cases do mundo em atendimento ao consumidor. Mais do que isso, Tony Hsieh, fundador da Zappos pode ser citado mais uma vez como referência em cultura de empresa. Fundada em 1999 e vendida à Amazon em 2010 com cifras que atingiram 1 bilhão de dólares, o e-commerce se apresenta como uma verdadeira família.

O escritório da empresa em Henderson, próximo à Las Vegas é um ambiente aparentemente muito bagunçado, que propões tentar estimular a criatividade dos funcionários. As baias daquele escritório sóbrio lá de cima ainda estão lá, só que junto de bonecos, colagens, fotos, bexigas, comida e até mesmo manequins! Tudo para que as pessoas se expressem.

Atendimento ao consumidor

Com metas estabelecidas como qualquer empresa, a Zappos acima de tudo confia no treinamento que dá a seus funcionários. Como seu grande diferencial é o atendimento, a empresa permite erros, mostra que é importante pedir desculpas e investir na empatia. Melhor, os responsáveis pelo atendimento ao consumidor têm autonomia de tomar as atitudes que julgar necessárias para satisfazer seu cliente.

Levando o tempo que precisar e entendendo que, por exemplo, algo deve ser enviado gratuitamente ao cliente, o produto será enviado sem maiores burocracias. A regra é ter criatividade e sensibilidade.

A ideia de conquistar o cliente é o objetivo maior. Afinal uma compra recorrente sempre será mais valiosa que uma primeira compra. Se o cliente voltou é porque sua experiência foi positiva. Com um alto grau de satisfação, ganha-se recomendações e consequentemente uma corrente.

A busca é pela lealdade espontânea dos clientes e até mesmo economia com marketing. Um marketing totalmente espontâneo, ou pelo menos essa é a história de Branding.

Cultura

Tony Hsieh defende que o maior ativo da Zappos é a cultura. The Zappos Family Culture Book, é livro que mostra a cultura da empresa.

Com o foco principal nos próprios funcionários, ele oferece um verdadeiro manual anual da cultura Zappos, o que cada valor da empresa significa para eles, fotos e muito sobre o comprometimento com a satisfação plena do consumidor, a experiência de compra online que procura prover o melhor serviço possível.

A intenção é que a Zappos não seja associada à seus produtos, e sim à qualidade do serviço. Entenda os valores da Cultura da Zappos:

“À longo prazo, queremos que as pessoas associem a Zappos com grande atendimento/serviço, e não com sapatos…” “…temos um ditado: somos uma empresa de serviços que aconteceu de vender sapatos. E roupas. E bolsas. E acessórios. E eventualmente tudo e qualquer coisa.”

1) Entregue o serviço WOW (Uau!).
2) Adote e incentive a mudança.
3) Crie diversão e um pouco de esquisitice.
4) Seja aventureiro, criativo e cabeça-aberta.
5) Persiga o crescimento e o conhecimento.
6) Construa relacionamentos abertos e honestos.
7) Construa um time positivo e espírito de família.
8) Faça mais com menos.
9) Seja apaixonado e determinado.
10) Seja humilde.

E você empreendedor, já encontrou seu diferencial competitivo?

Atendimento deveria ser sempre o ponto de partida de qualquer empresa que trata com pessoas, mas normalmente as empresas esquecem que antes de saber cuidar de seus clientes, deve saber cuidar de seus funcionários.

Quer saber mais sobre a Zappos? Leia “Satisfação Garantida“, do próprio Tony Hsieh.

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

8 Comments

  1. Pingback: Bate-Papo sobre E-Commerce >> interação . educação . networking . experiências » A Estratégia da Amazon para dominar totalmente o varejo online mundial

  2. Pingback: Satisfação do Cliente: Quando é melhor não vender.

  3. SATISFAÇÃO ! um cliente satisfeito e um cliente que sempre volta ou melhor dizendo sem cliente sem negocio.
    veja o que nosso concorrente está fazendo…

  4. Este e um mercado que vem crescendo poderosamente fico muito satisfeito com um site que entrega um serviço de qualidade para o cliente além da ótima experiencia de compra.

  5. Pingback: Por que paramos de surpreender as pessoas? | Caminhando em Beleza

  6. Pingback: Psicologia das Cores: Guia com Estudo e Significado das Cores (2019)

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