6 formas de otimizar o desempenho da sua hospedagem de sites

6 formas de otimizar o desempenho da sua hospedagem de sites

Quem está navegando e pesquisando na internet não espera encontrar um site que demore para carregar. Um atraso de apenas 1 segundo no carregamento pode gerar 11% menos visualizações de página, redução de 16% na satisfação do cliente e 7% de perda nas conversões.

Por isso é importante otimizar o desempenho da sua hospedagem de sites.

Os problemas de lentidão podem aparecer sem avisar. E quando aparecem podem ser difíceis de encontrar os problemas para resolvê-los.

E para você que possuí uma loja virtual é essencial e indiscutível que seu ambiente seja ágil e veloz, afinal você não vai querer perder possíveis clientes de seu empreendimento, não é?

Neste post você verá o que pode estar causando alguma lentidão e 6 formas de otimizar seu E-commerce!

Lentidão, o que pode ser?

Se têm dúvidas dos motivos que podem estar retardando sua loja virtual dê uma olhada nos pontos que citarei a seguir:

Plug-ins

Observar cada plug-in e a quantidade que acaba por instalar em seu ambiente é uma importante tarefa para ajudar a combater essa lentidão que pode estar ocorrendo.

Widgets e Plug-ins são feitos de formas distintas e alguns podem não estar sendo atualizados de forma constante, deixando brechas de segurança.

Além disso, quanto maior a quantidade destes recursos mais pesado seu site ficará, levando um tempo maior para carregar.

Mídias

Um site muito bonito pode resultar em um site muito pesado se não for bem ajustado e otimizado. Mídias externas embutidas nele como vídeos, imagens e slides o deixam maior e mais lento.

Problemas com a Hospedagem de Sites

Se o seu e-commerce acaba utilizando demais dos recursos de seu servidor ele pode vir a ficar muito lento ou até mesmo fora do ar. Isso é algo que acontece principalmente em hospedagem de sites compartilhadas, onde a limitação é muito mais “rígida”.

Propagandas

Por mais que seja uma ótima forma de conseguir uma renda extra em seu site, os famosos “Ads” também são uma forma de gerar mais “peso” em seu site.

Flash

Por melhor que possa parecer, o Flash além de não ser compatível com alguns dispositivos móveis é um famoso causador de lentidão de carregamento e alguns navegadores, como Google Chrome por exemplo, não funcionam muito bem com alguns plug-ins.

Conexão Lenta

O tempo, a latência que o usuário leva para conseguir obter as informações para seu site abrir é um fator que deveria ser levado mais em conta por todos os donos de e-commerces. Se este tempo for muito alto consequentemente o carregamento do site também será.

Como Corrigir

Sabendo de alguns problemas causadores de lentidão no carregamento de sua loja virtual posso agora te mostrar as soluções para cada um deles!

Verifique os plug-ins

Pesquise sobre o plug-in que pretende instalar, veja se ele ainda recebe atualizações e se existe alguma exceção de compatibilidade com outro plug-in que você pretende usar.

Desabilite todos os plug-ins e widgets que não faz mais uso ou que pareçam suspeitos.

Widgets podem deixar seu site mais bonito e organizado. Porém evite exagerar , já que alguns podem deixar essa beleza bem demorada para carregar.

Veja também se o plug-in ou widget que pretende colocar em seu site é otimizado de alguma forma. Se por acaso não for, opte por uma ferramente que exerça a mesma função e seja otimizada.

Mídias Organizadas

Evite colocar arquivos grandes em sua loja, como vídeos e imagens. Opte por incorporar links de imagens e vídeos ou se realmente for necessário, use algum compactador de arquivos para reduzir o tamanho total deles. Assim, seus arquivos ficam mais leves e, consequentemente seu site também, favorecendo sua hospedagem de sites.

Reduza o tamanho da imagem antes de colocar ela no seu site. Não adianta colocar uma imagem de tamanho 1000 x 1000 em um formato no site 100 x 100 para tentar reduzir seu peso. Ela continuará com o mesmo peso, só que em um tamanho menor.

Formate imagens como fotografias ou uma paisagem em JPEG e gráficos em PNG. De preferência mantenha seus arquivos de imagem em kilobytes para sua página carregar mais rápido.

Hospedagem de Sites

Quanto à hospedagem de sites ideal para seu site, você deve tomar alguns cuidados mais específicos e precisos:

  • Fique atento aos limites de seu servidor;
  • Procure alguma hospedagem de sites que suporte e entregue todo o desempenho que sua loja virtual precisa;
  • Desconfie de planos muito baratos e que prometem muito;
  • Busque por uma empresa que te dê um bom e rápido suporte sempre.

Você pode optar por uma troca de servidor caso o que esteja hospedando sua loja virtual não consiga mais suportar ela. Exemplos deles são:

Servidor dedicado

O servidor dedicado (uma máquina exclusiva para seu domínio) é onde você pode usar os recursos, dentro do limite, da forma que quiser, já que não os divide com ninguém.

Este tipo de servidor é recomendado para um site com tráfego considerável e uso elevado de hardware.

Cloud Server

O Cloud Server funciona da seguinte forma: Várias máquinas suprindo servidores virtuais, onde são divididos hardwares potentes e de forma mais abundante para todos que estão hospedados.

É recomendado para sites que necessitam de velocidade e disponibilidade.

Cuidado com os Ads

Evite colocar muitas propagandas em seu site. Assim você diminui o tempo de carregamento e deixa seu site mais “clean”.

Substitua o Flash

As tecnologías como o JavaScript, CSS3 e HTML5 podem ser substitutos do flash player.

O processo para desenvolver um site com essas três tecnologias pode ser mais demorado por alguns processos serem feitos “manualmente”. Porém, o resultado final será um site mais ágil e sem a necessidade de instalação de algum plug-in pelos usuários.

Observação: a Adobe interromperá a compatibilidade com o Flash no final de 2020. Visite o blog do Google Chrome para saber mais.

CDN

Para otimizar ainda mais a velocidade de seu site você pode optar por uma CDN, que salvará uma cópia do cache de seu site em alguns servidores espalhados pelo mundo. Assim, o usuário poderá obter os dados mais rapidamente, pois recolherá eles de um servidor mais próximo a ele.

Conclusão

Uma boa otimização de seu e-commerce é uma porta de entrada para manter e fazer novos clientes satisfeitos! Invista um tempo para pesquisar e desenvolver seu site, afinal isso pode ser o fator-chave para garantir sua clientela. 😛

Ah, importante também é ter uma hospedagem de sites que te disponibilize o monitoramento do seu servidor. Assim você pode acompanhar pessoalmente os recursos que seu site está consumindo (Memória RAM, CPU, etc.).

Espero que tenha ajudado e tirado algumas dúvidas!

Um forte abraço e bons negócios!

Leia também:

O Google disse 2 segundos de carregamento dos sites. E agora?

NO COMMENTS

DEIXE UM COMENTÁRIO