Os clientes estão cada vez mais maduros e atentos aos detalhes na hora de escolher uma loja para realizar uma compra, por isso é ideal dar importância aos detalhes. Confira alguns deles que fazem a diferença na decisão de compra do cliente.

Os clientes estão cada vez mais familiarizados com compras online e com isso mais exigentes com a segurança, e não é atoa, os números de lojas virtuais que entram na lista negra do Procon por enganarem seus clientes só aumenta. E com isso, surge um efeito natural, os clientes estão buscando os sites que passam uma maior confiança, para realizarem suas compras.

Veja como sair na frente e adequar o seu e-commerce para, além de atrair leads, também aumentar suas conversões.

Certificado Digital SSL

Esse certificado é um dos mais comuns dentro entre os e-commerce’s, e basicamente é uma regra tê-lo instalado. Ele tem como principal função criptografar todos os dados inseridos pelo cliente em sua loja.

Algumas plataformas possuem essa funcionalidade integrada, basta contratar o serviço pelo painel de controle que o suporte realiza em algumas horas a instalação.

Para o cliente, quando acessar sua loja, é fácil para ele identificar essa segurança. Na própria home, na barra de endereços é possível visualizar um cadeado e o “https”, que significa que todas informações pessoais inseridas naquele web site serão criptografadas e protegidas.

 Exemplo extraído no site do E-commerce Brasil
 

Hoje existem 3 modelos que podem ser adquiridos pelo lojista, são eles:

SSL Simples: Tem como função proteger os dados de seus clientes com criptografia.

SSL EV: Além da função de criptografia, essa certificação também valida os dados da empresa, como CNPJ e endereço. É fácil identificá-lo, basta entrar no site e visualizar se na url consta além do já conhecido “https” o nome da empresa em verde e o cadeado ao lado. Além de mostrar uma maior segurança agrega valor a sua marca.

Exemplo extraído no site do Site Blindado


SSL Wildcard:
Tem como função proteger do domínio principal e seus sub-domínios.

Selo de Segurança

Apesar de ficar em uma das áreas aonde pouco usuários vão, o rodapé, é um item essencial para aumentar a confiança perante o cliente. Os selos de segurança em sua maioria informam ao usuário (se clicado) que aquele website não é spam, e possuí verificações contra fraudes.

Alguns selos famosos pelos rodapés de grandes e-commerce: Ebit, Clear Sale, Site Blindado, COMODO BR, Certisign e vários outros.

Certificação da Dafiti no site Ebit.

Página no Reclame Aqui

O “Reclame Aqui” é uma plataforma em prol do consumidor, aonde quando se sentir penalizado ou que não tenha recebido os serviços na qual contratou, o cliente pode reclamar e conseguir suporte para solução.

Muitas das vezes lojistas nem sabem que existem reclamações de suas lojas na plataforma, sendo descoberto tempos depois. Por isso, a dica é, assim que inaugurar sua loja ou qualquer outro negócio, ir direto ao site do Reclame Aqui e solicitar a criação de um perfil de negócio, assim você está se antecipando a futuras reclamações e ficando informado do que falam sobre o seu negócio. O melhor, é que a própria ferramenta realiza disparos de alerta sempre que for aberto uma reclamação.

Ter um perfil por lá com todas as reclamações respondidas é um sinal de quem for comprar em sua loja não terá problemas sem solução.

Lembre-se: Sempre que o cliente for realizar uma compra, ele ira pesquisar praticamente tudo a respeito da loja, por isso é bom manter uma boa reputação na internet.

Informações sobre a empresa e canais de comunicação

Para passar segurança aos seus cliente, é ideal também que mantenha os dados da empresa e seus canais de suporte visíveis ao usuário. Dados como: Nome Fantasia, CNPJ, Endereço, Telefone, E-mail, Chat, e etc. Todas essas informações são importantes para o cliente saber que a loja realmente existe e que não está caindo em um golpe, em uma loja fantasma.

Design

Ter um layout limpo, livre de propagandas desnecessárias, com fotos bonitas e sem cores que agridem os olhos é outro item essencial para ajudar no momento de converter uma venda. Um e-commerce precisa ter apenas as informações essências para levar o cliente aos clique que vão converter uma venda e nada mais.

Tudo precisa ser estudado, todas as cores, até a fonte e cores dos botões, quando mais limpo seu site for, mais chances de conversão ele terá.

Termos de Uso & Políticas de Privacidade

Ter políticas claras e bem definidas em relação a Trocas & Devolução, Formas de Pagamento e Envio trás uma maior segurança tanto para o lojista como para o cliente. Deixar explicito as condições e regras de como funciona todo o processo de logística da empresa faz com que o cliente fique tranquilo e ciente caso ocorra qualquer complicação quando efetuar uma compra.

Além do mais, todos esses documentos são necessários para que o o site possua uma proteção jurídica, deixando claro os deveres e direitos dos usuários e fornecedores do e-commerce.

Espaço para Depoimentos e Avaliações

Ler o depoimento de quem já comprou algum produto, ou a experiência que alguém teve com a loja é com certeza um dos itens de maior impacto na hora da decisão de compra. Por isso, é bom reservar um local, seja uma página, na página do produto, ou algum lugar visível para quando um visitante acessar sua loja identificar quais foram as experiências de outros usuários em seu site, tanto na compra como no review do produto depois de entregue.

Essas informações são valiosa para quem está correndo de problemas ao comprar um produto pela internet, então com certeza irá te ajudar a converter um pouco mais.

Algumas empresas fazem a avaliação de cada depoimento deixado na loja, provando para os demais que aquele review realmente é verdadeiro, passando ainda mais credibilidade no momento de decisão.


Bom, esse artigo basicamente foi passar como detalhes básicos podem te ajudar a converter mais. Os olhares dos clientes estão cada vez mais atentos, e fazer com que antes de iniciar a navegabilidade ele já esteja confortável dentro do site é um ponto positivo e alguns passos encurtados para conseguir uma conversão.

Publicado anteriormente no Medium.com.

Author

Rodrigo é paulista, empreendedor, curioso e autodidata. Possui experiências com design, desenvolvimento front-end, desenvolvimento de soluções e marketing digital. Estuda sobre o ecossistema de e-commerce desde a adolescência e sempre foi apaixonado por tecnologia e inovação.

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