Quantos e-mails, diariamente, você recebe em sua caixa postal? Desses que chegam lá, quantos, na verdade, você tem a chance de ver em sua caixa de entrada porque não foram capturados pelo filtro de spam?

Agora, pense assim: do montante de e-mails que aparecem em sua caixa de entrada, quantos você simplesmente joga fora (ou marca como spam), sem nem abrir? Depois de abrir, quantos deles você percebe que são inúteis ou desinteressantes, e deleta novamente?

Dos poucos que sobreviveram a isso tudo, quantos destes heróis têm uma oferta que realmente te interessa e você começa a ler, mesmo não sendo um assunto de trabalho ou pessoal?

E após ler seu conteúdo, se é que você termina de ler, quantos têm apelo suficiente para que você clique em um link e seja direcionado para uma página de vendas?

E, finalmente, após este direcionamento para a tal landing page de vendas, quantas vezes você se decidiu por realmente fazer aquela compra?

Caso não tenha notado, são 7 filtros consecutivos do recebimento até a conversão da compra.

Se você quer aprender a gerar mais vendas com e-mail marketing, deverá usar estratégias específicas para fazer seu e-mail não cair nessas peneiras, em cada uma das 7 etapas da venda.

Disposto a encarar este desafio? Então, acompanhe com a gente:

As 7 estratégias para gerar mais vendas com e-mail marketing!

Veja, a seguir, como criar um e-mail marketing seguindo o passo a passo de 7 etapas:

1- Preparando seu mailing

O primeiro passo para que uma quantidade razoável de e-mails disparados ao menos chegue nos aplicativos de correio eletrônico dos usuários é usar uma lista de e-mails estruturada e segmentada.

Nada de comprar listas prontas, nem enviar e-mail sem o consentimento do cliente. Se seu endereço de e-mail começar a ser identificado como responsável por muitas denúncias de spam por parte dos usuários, pode cair até nas listas negras dos servidores, cuidado!

Além disso, é preciso contar com um remetente de e-mail corporativo, no estilo [email protected] e usar plataformas de disparo de e-mail marketing profissionais, como Mailchimp ou Benchmark (ambas têm planos gratuitos!).

Para criar seu mailing adequadamente, é preciso atrair clientes com uso de várias formas de marketing digital, com conteúdos tão relevantes que seus clientes estarão dispostos a preencher formulários fornecendo seus e-mails para receber mais informações como essas.

2- Passando pelos filtros de spam

Algumas das providências acima também ajudam a evitar ser classificado como spam.

A dica principal é evitar usar nos assuntos dos e-mails palavras como “grátis”, “promoção”, “compre agora” etc. Elas são detectadas como indício de spam pelos provedores.

Outra dica é criar contas nos principais e-mails, como Gmail, Outlook, Uol etc. e verificar se estão recebendo seus e-mails marketing ou se estão sendo barrados por esses servidores.

3- Aumentando a taxa de abertura

Uma boa estratégia para gerar mais vendas com e-mail marketing é aumentar a taxa de abertura.

Para isso, você conta com uma única arma: o assunto do e-mail!

  • Use números e lista no assunto do e-mail: os TOP 5…
  • Acrescente “emoticons”: ???
  • Faça perguntas e desperte a curiosidade do leitor: Você sabia que…?
  • Mostre uma solução: Tudo que você queria saber sobre…
  • Surpreenda: Revelação surpreendente de cientistas, confira!
  • Faça parecer exclusivo: Você que é contador encontrou a solução…
  • Evite mais que 40 ou 50 caracteres no assunto.
  • Evidencie conhecimento: O GUIA definitivo para…

Estas são apenas algumas técnicas.

Mas a melhor forma de testar isso, assim como vários dos elementos citados a seguir (como CTAs, cores e imagens), é fazendo testes A/B para otimizar a conversão (CRO em inglês).

Você cria dois assuntos diferentes, envia para amostras diferentes de usuários, vê qual funciona melhor e depois dispara para todo mailing!

4- Fazendo seu cliente ler o e-mail

Além de um título instigante e que mostre, de cara, o benefício que o cliente vai ter lendo o e-mail, é muito importante tomar cuidado para que ele não fique pesado e lento para abrir.

Se isso acontecer, as pessoas vão fechar o e-mail. Não use imagens pesadas e crie o e-mail com código de programação HTML, e não se esqueça de torná-lo responsivo, isto é: abrir sem problemas em smartphones e tablets.

Capriche no layout com ajuda de designers profissionais!

5- Não deletar o e-mail depois de ler

Aqui um pouco de tudo que você já fez vai contribuir para isso. E, principalmente, se sua segmentação do público estiver adequada ao conteúdo do e-mail, as pessoas podem querer guardá-lo para acessar a oferta no futuro ou mesmo indicar para um amigo.

Layout, títulos e imagens são importantes também: é o “conjunto da obra” até aqui que fará o e-mail não ser deletado depois de lido!

6- Aumentando a taxa e cliques!

Neste ponto, o Call to Action (CTA) é o fator mais importante para aumentar suas vendas com e-mail marketing.

Usualmente eles têm cores fortes e chamativas, como vermelho ou laranja, mas isso não é uma regra obrigatória. Além disso, o texto do Call to Action deve:

  • Ter um verbo de ação
  • Mostrar um certo senso de urgência
  • Identificar os benefícios imediatos de clicar nele

Como dito anteriormente, o melhor para se certificar sobre o Call to Action é fazer testes A/B.

7- Landing page

A landing page é a página web para onde seu cliente é direcionado para fazer a compra depois de clicar no CTA.

As melhores estratégias para gerar mais vendas com e-mail marketing, neste ponto, além da página ter um layout semelhante ao e-mail e corresponder ao que foi prometido, incluem os chamados elementos de confiança, tais como:

  • Selos de segurança (tipo site seguro)
  • Depoimentos
  • Avaliações de usuários
  • Notícias sobre a empresa na mídia
  • Lista de clientes, filiais, plantas, montante de receitas e outros números “impressionantes”
  • Acesso fácil às redes sociais
  • Canais de atendimento do tipo SAC e outros

Estas foram as nossas 7 dicas para aumentar suas vendas com e-mail marketing. Comece com uma boa segmentação, siga o passo a passo e veja como terá ótimos resultados!

Author

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.

4 Comments

  1. Parabéns pelo artigo muito bom mesmo.
    Marketing Digital é uma área que gosto muito.
    Sucesso!

  2. Depois de ler este artigo vou levar a serio o e-mail marketing, não imaginava o quanto vale muito apena investir em criar listas de e-mails

  3. Informações realmente úteis. Eu sabia metade disso, mas você acrescentou algumas dicas muito úteis. Obrigado por este post.

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