Na transmissão do Marketing Innovations Keynote (evento anual do Google, que ocorreu em 10 de julho de 2018, onde são mostradas novidades e tendências que afetarão as plataformas do Google), notamos a mudança ou aposentadoria” das marcas AdWords (que passa a ser Google Ads) e DoubleClick (mesmo não sendo foco deste texto), junto com o Google Analytics 360 Suite, passam a se chamar Google Marketing Platform, unindo anúncios e análise em uma única plataforma.

Com essas junções de funções das plataformas, o Google foca em trabalhar a cooperação entre os diferentes times (visão numérica e estratégica com os times de mídia e criação, por exemplo) e facilitar a confecção de campanhas que sejam mais funcionais.

Na busca por melhores resultados, experiências mais simples para os usuários, além de uma colaboração reforçada, resultaram no motivo das mudanças citadas no evento. Os serviços, entretanto, permanecem os mesmos!

Durante o evento, o VP de Ads, Sridhar Ramaswamy, reforçou que o Google visa: “Entregar anúncios que funcionem para todos: Anunciantes, consumidores e editores.”

Além disso, que os anúncios devem seguir os 3 princípios abaixo:

Valiosos: Anúncios devem agregar valor para cada pessoa e o conceito de valor é diferente para cada um

Transparentes: Por exemplo, há cinco anos, os anúncios podem ser fechados, caso não interessem o consumidor e o Google aceita feedbacks dos consumidores sobre suas plataformas.

Confiáveis: Buscas usadas para guiar a VIDA dos usuários, como: “coisas para fazer hoje a noite”, “farmácias perto de mim”. Essas, mais que dobraram de cinco anos até hoje e tornaram-se mais específicas, como “sorvete de flocos perto de mim”

E é claro, esses princípios são pensados sempre em um mundo mobile first, em que os aparelhos celulares são considerados como primeiro meio de visualização de anúncios, na construção de um site responsivo, etc.

Tendo essa visão dos anúncios, abaixo seguem cenários e algumas propostas do Google com as novas mudanças das ferramentas:

  • Estamos em um novo cenário, em que o diálogo é diferente e o consumidor está mais cuidadoso com seus dados. E é mais importante do que nunca o comportamento do usuário: As pessoas estão mais exigentes com suas buscas na pesquisa do Google e esperam mais que respostas, querem ajuda que faça sentido para seus problemas
  • Vivemos um momento em que os consumidores são difíceis de serem agradados, ao mesmo tempo em que temos em mãos a melhor oportunidade e recursos para agradá-los! Os futuros/ novos formatos de anúncios no Youtube, por exemplo, são para atender a uma demanda que não se trata somente de entretenimento, mas voltada para conversão, já que o canal vem sendo cada vez mais usado para assistir o momento da compra
  • Machine Learning ou aprendizado de máquina: Tornar os anúncios mais cada vez mais eficientes e personalizados
  • Tornar as campanhas cada vez mais Smart (simples, economizam tempo, entregam resultados reais), através do uso do Machine Learning (já que traz insights e melhora os resultados de campanhas) para complementar ações tratadas como prioritárias pelo usuário, como receber ligações telefônicas. Função disso? De novo, poupar tempo e otimizar recursos!
  • Liberar  o acesso ao Machine Learning  ao pequeno varejista, aos pequenos anunciantes, já que o recurso está ajudando a criar experiências mais simples para anunciantes de menor porte, o que antes só era possível para as grandes empresas

E quais mudanças já estão impactando nas campanhas?

Texto Expandido

Recentemente, o Google anunciou uma mudança que deixou os anunciantes com lagrimas de felicidades nos olhos, o “texto expandido“.

De acordo com o que foi publicado no Help Center da empresa, já é possível adicionar uma terceira linha no título do anuncio, colocar uma segunda descrição, e usar até 90 caracteres para cada uma delas. Veja um exemplo:

As novas opções, aparecem na sua campanha no Google Ads clicando no sinal de adição azul para criar um novo anúncio, que abrirá o seguinte menu suspenso: Clique em “Text ad” e os novos campos serão disponibilizados para preenchimento.

Pelo visto, isso é só o começo do que virá em breve e que mostrará que a ferramenta de publicidade mais famosa da web, não mudou seu nome a toa.

Fiquem ligados aqui nas novidades e para aqueles que ainda não estão familiarizado com essa importante plataforma de anúncios, nunca é tarde para fazer um bom curso de Google Ads e  explorar todo seu potencial de marketing.

Author

Larissa Rubio possui experiência de 05 anos em Marketing Digital, sendo parte dele adquirida trabalhando no Google Brasil como Analista pleno e atualmente o é Analista de Marketing Sênior de um dos maiores players do mercado de agência de marketing digital, além de coordenar e lecionar cursos de Google Ads na Impacta Treinamentos.

3 Comments

  1. Eu prefiro focar no SEO para se posicionar bem na busca orgânica, mas admito que dá resultado investir em anúncios.

  2. Pingback: Google Adwords x Google Ads: O que mudou e os novos cenários - Auris Ideias Digitais

  3. Eu ainda não trabalho com anúncios, mas será um passo que pretendo dar sim. No momento faço apenas o SEO para me posicionar

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