O Instagram ainda pode ser considerado um mundo misterioso para muitas lojas virtuais. Em 2015 tenho percebido um movimento bem interessante de marcas grandes e pequenas na rede social pensando no e-commerce especialmente.

O aplicativo (que já anda bem amigável para leitura em desktop) não vive mais apenas de fotos de gatinhos fofinhos, selfies com o cachorro, pratos de comida e paisagens estilosas.

Agora em abril, o Instagram anunciou que iniciaria no Brasil a veiculação de anúncios de marcas selecionadas. Ainda no mês passado aparentemente a marca “deu mais passos em direção ao e-commerce” ao adicionar links para páginas de produtos nos anúncios.

Porém, antes de pensarmos nestes anúncios de e-commerce no Instagram devemos tomar partido que algumas práticas simples podem ser bem efetivas.

Tanto para você que é um pequeno empresário que tem orçamento apertado, quanto para quem já está numa etapa mais avançada do negócio e pode evitar de gastar dinheiro com publicidade sem antes saber o retorno que a mídia pode proporcionar.

Observando grandes marcas de e-commerce montei estas cinco dicas para aumentar as chances de sucesso da sua marca na rede social.

Instagram é MOBILE

Pode até parecer óbvio. Infelizmente não é. O Instagram funciona fundamentalmente como aplicativo para smartphones.

Se você vai apontar os seguidores para o e-commerce, seu e-commerce PRECISA estar perfeitamente otimizado para o acesso pelos dispositivos móveis. Um exemplo?

instagram-tokstok

A Tok&Stok tem um conceito muito legal, fotos bacanas e quando você entra no e-commerce pelo celular… O tamanho não é adequado, é preciso fazer as tradicionais piruetas com o dedos para aumentar e diminuir a tela.

Ora fica grande demais, ora pequeno demais, não sobreviveu ao Mobilegeddon. Hora de ressucitar.

Capriche no “About”

Lembra do “pitch“, o discurso para ‘vender seu negócio no elevador’? Aqui o conceito é semelhante, você tem pouco espaço e tempo para convencer que você é a marca mais legal para ser seguida.

Sua descrição deve ser criativa, precisa e direta. Aqui é bem recomendado também incluir um link de entrada para seu e-commerce. Se este link for para uma landing page específica para quem vem do Instagram, melhor.

Estamos falando em criatividade, Ponto Frio com seu Pinguim é referência no assunto. Olha que descrição interessante e com link para loja.

Só este “fico no Twitter” que não entendi, não estamos no Instagram? E olha que a descrição do Twitter deles é diferente. Acho que pecaram nisso e em não atualizar desde janeiro de 2015.

instagram-pontofrio

Palavra de ordem: Criatividade

Nada de colocar a mesma foto de fundo recortado que você está utilizando na loja virtual. Muito menos copiar e colar o texto da sua descrição. Seja criativo!

A originalidade é tudo que um usuário de Instagram procura. Seguir marcas que apenas replicam conteúdo de outras mídias não soa nem um pouco atrativo. Quem faz isso direito no e-commerce?

Recomendo seguir a Netshoes. O conteúdo deles pode inspirar para suas próprias ideias.

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Planeje seu conteúdo

Não pense nos temas separadamente, pense também no todo. Sem planejamento podem acontecer publicações seguidas em que a marca está vendendo ou oferecendo alguma oportunidade. Estas publicações são muito importantes, mas não podem cansar o seguidor.

Pense em cada interação e em todas ao mesmo tempo, variando abordagens, temas divertidos, sérios e oportunidades. Meu exemplo da vez é da Amazon.

Post com vídeo de promoção para ganhar a câmera fotográfica do Instagram, publicações para o Dia da Terra e Dia da Árvore, receita de café da manhã, diversão com o cachorro no fim de semana, depoimento de cliente pela eficiência do Amazon Prime, comemoração da chegada do fim de semana, aniversário de um serviço oferecido, montagens divertidas e muito mais.

Eles dão voz à marca, sem cansar mostrando produtos com o objetivo de vender o tempo todo. O seguidor procura muito além disso, ele quer conhecer a marca, o relacionamento entre marca e seguidores está em primeiro lugar.

instagram-amazon

Converse com as pessoas e seja encontrado

A lógica é muito simples e mais uma vez, óbvia. Instagram é uma rede social. Em redes sociais as pessoas conversam. E ninguém vai conversar com você, se você não conversar!

Nunca deixe alguém que espera sem resposta, mas também estimule estas interações.

Marcar seguidores já conhecidos e que interagem mais funciona muito bem. E não perca a oportunidade de utilizar o poder das hashtags! Elas vão ajudar (e muito!) os interessados no assunto que você está falando à te encontrar.

Eu sou fã da Cultura da Zappos, o diferencial deles é o relacionamento com o consumidor. Veja este post, sempre incluindo hashtags e muita conversa com as seguidoras, como se fosse mais uma delas.

instagram-zappos

Leia também:

Sem filtro: 14 estatísticas para investir em sua marca no Instagram

E você, está utilizando o Instagram em prol do seu e-commerce? Como estão os resultados?

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

7 Comments

  1. Acredito que toda e qualquer rede social pode ser usada para uma infinidade de comércios, apesar delas não serem criadas exclusivamente para isso.. são excelentes fontes de descoberta de públicos alvos

  2. Acredito sim que o Instagram pode ser usado para construir um grande negócio atraindo centenas de clientes só trabalhar o Marketing e ir pra cima…

  3. A rede Social é com toda certeza uma revolução para infinitas fontes de comunicação para facilitar todo o tipo de comércio.. não apenas pela comunicação escrita.. mas é possível conversar cara a cara como acontece no Facebook como se estivesse do lado da pessoa..
    As redes sociais são sem dúvida alguma a revolução do século.

  4. Toda rede social tem um grande poder para os negócios, e é bom ver que agora estão surgindo métodos para que o instagram possa seguir essa linha também.

  5. Instagram eu ainda não opero bem. Sou muito do texto. Gostaria de ter oportunidade para testar tudo isso que está no post… Mas sei que é uma questão de oportunidade, em breve testo e dou feedback…

  6. Pingback: Live Commerce: O Instagram funciona para e-commerce? - Live Commerce Brasil

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