Quais KPIs acompanhar na performance de marketing do seu e-commerce?

Quais KPIs acompanhar na performance de marketing do seu e-commerce?

O processo de tomada de decisão é uma das atividades que mais consomem energia e acaba gerando estresse em nós seres humanos, agora junte um mercado com ambiente hostil no caso do comércio eletrônico. Por isso utilizar mecanismos como KPIs de marketing para seu e-commerce será fundamental para te ajudar nesse processo.

Não é a toa que um recente estudo apontou que o estresse prejudica o cérebro, levando a más decisões e todos sabemos que a escolha de determinados caminhos podem prejudicar um negócio.

Com o objetivo de te ajudar nas estratégias de marketing digital da sua loja, nós separamos alguns indicadores que poderão te auxiliar na escolha dos melhores canais e ações.

KPIs de marketing para seu e-commerce

Embora indicadores possam variar dependendo do modelo operacional da loja, separamos os mais utilizados para verificação e otimização da performance das suas estratégias, sendo eles:

Taxa de conversão

O objetivo dessa métrica é medir a eficiência de um canal ou uma determinada landing page do seu site. Isso ajuda tanto no direcionamento de investimentos para os canais com maior taxa de conversão quanto para o direcionamento de campanhas para páginas do seu site que possuam maior eficiência em conversão.

Existem diversos insights que essa métrica pode te proporcionar, como:

  • Reduzir investimento em canais que não performam;
  • Direcionar campanhas para as melhores páginas;
  • Verificar performance de testes A/B ou multivariáveis;

Mais sobre taxas de conversão:

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Taxa de crescimento

Saber se os resultados estão evoluindo ou caindo também é muito importante, por isso a utilização da taxa de crescimento para comparar as variações de tráfego, receita, taxa de conversão, ticket médio e outros dados ao longo do ano é muito importante.

Taxa de carrinho abandonado

Avaliar essa métrica é fundamental para saber o quanto de dinheiro está parado no carrinho de compras da sua loja. Estimativas conservadoras têm fixado a taxa de abandono por volta de 60%, sendo que algumas pesquisas independentes tem jogado esses números para a casa dos 80%.

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CAC (Custo de aquisição de clientes)

Quanto você está pagando para adquirir um novo cliente para o seu negócio? Essa métrica é importante, pois traz insights para sabermos quais são os canais que temos um custo maior ou menor na aquisição de novos clientes.

Ticket médio

Saber  quanto em média os seus clientes estão gastando em sua loja é um dado muito importante para analisar se as suas ofertas de up-selling e cross selling estão sendo feitas corretamente.

Quantidade média de produto

Mensurar a quantidade média de produtos que estão sendo vendidos é importante para desenvolver estratégias mais eficientes na hora de entregar o mix de produto para o seu cliente e fazer com que ele aumente o ticket médio nas compras.

ROI (Retorno sobre o investimento)

Você sabe o quanto cada estratégia ou canal está trazendo de retorno para o seu negócio? Não? Então comece a mensurar o ROI das suas campanhas.

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