Apesar de ter sido lançada há quase um ano, muitos empreendedores ainda têm dúvidas quanto ao uso da versão 2.0 da plataforma Magento e se vale a pena migrar das versões anteriores para a mais atual. Se a proposta é ter facilidade de uso, velocidade, fácil acessibilidade e versatilidade, a sugestão mais recomendada pelo empresário é apostar na versão mais recente.
É normal que os gestores tenham dúvidas em relação à migração, afinal se trata de uma grande alteração e precisa ser feita por profissionais sérios e experientes, caso contrário pode acarretar sérios problemas. Entre outros fatores, ainda existe uma desconfiança por parte de alguns empreendedores ligados ao e-commerce por haver mais versões Magento na versão 1 do que na 2.
Entre as principais vantagens do Magento 2, algumas se destacam. Confira:

Melhor performance

Diversos recursos foram aprimorados, tornando a nova versão do Magento mais rápida que a anterior e também mais fácil de usar.

Nova interface de administração

Para facilitar o uso no dia a dia, diversas funcionalidades foram atualizadas, assim como o design, que está muito mais intuitivo. Resumidamente, é possível citar as seguintes mudanças:

a) Ampla gama de tamanhos de tela incluindo iPads, laptops touchscreen e tablets Android;
b) Melhor usabilidade e design moderno;
c) Novas grades de dados e fácil reordenação de coluna, que pode ser personalizada;
d) Novos filtros, que permitem mais critérios para a ação;
e) Novos tipos de elementos, incluindo formas single e multi-selectors;
f) Novo fluxo de trabalho para criar produtos

Carregamento mais rápido das páginas

Todo o sistema de cache foi melhorado, inclusive com suporte de limpeza de cachê embutido. Tudo isso aumenta a velocidade da loja online, melhora a entrega de conteúdo ao usuário e aumenta a taxa de conversão.

Mais gateways de pagamento

A nova versão garante a integração com gateways de pagamento populares, que não era possível anteriormente. Entre eles estão: PayPal, Autorizar. Net, Braintree, CyberSource (Enterprise Edition), e World Pay (Enterprise Edition). Ao incorporar várias opções de pagamento, os clientes terão melhor experiência de checkout.
Vale ressaltar que as empresas de pagamento brasileiras já estão investindo em gateways e a maioria já possui módulo de pagamento para Magento 2.

Simplificação do Processo de Pagamento

O sistema permite exigir menos informações e pode ser personalizado. Um exemplo é quando um usuário vai para o checkout. Ele será levado automaticamente para a tela de checkout de hóspedes, onde só precisará digitar o endereço de e-mail. Se ele corresponder ao e-mail de um cliente existente, ele é favorecido com a opção de checkout mais rápido, com as informações salvas. Tudo isso reduz o tempo de checkout, assim como o número de carrinhos de compra abandonados.

Melhor Framework de Testes

O Magento 2 vem com um framework de testes embutido, o que facilita a execução de testes de regressão e o teste funcional. A estrutura permite que qualquer site, independentemente do seu tamanho, possa executar testes automatizados.

Banco de dados

Para Enterprise Edition, é possível criar bancos de dados separados, garantindo que administradores e clientes possam utilizar os sistemas ao mesmo tempo, sem problemas.
Além das características citadas por Armando, o Magento 2 traz também outras vantagens, como: suporte para múltiplos idiomas e moedas; biblioteca padrão de Javascript, como o jQuery; capacidade de personalizar o conteúdo e de fazer vendas privadas; incontáveis níveis de personalização; possibilidade de trabalhar com a rede global de parceiros e ferramentas avançadas para gerenciamento de conta de cliente.

Cuidados

Ao optar pela migração para o Magento 2, o principal fator que merece atenção são os plugins necessários para o funcionamento da loja virtual, visto que  a versão 2 do Magento obriga a reprogramar todos os plugins e temas. Esse é um passo que requer muita atenção e cuidado para não se transformar em um problema.
Com as informações listadas acima é possível perceber as inúmeras vantagens de utilizar o Magento 2. Com isso já é possível você discutir com a sua equipe e decidir qual a melhor opção para o seu negócio.

Author

Armando Leite Júnior é CEO e sócio da Trezo, empresa especializada em desenvolver e-commerce por meio da plataforma Magento, a mais utilizada no mundo para lojas online, além de realizar a manutenção da plataforma.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.