Está precisando aumentar as vendas do seu e-commerce e não sabe qual estratégia adotar?
Criar estratégias de marketing para e-commerce no momento certo da jornada de compra pode ser desafiador, não é mesmo? Mas, quando realizadas de maneira assertiva, permitem que seja criado um relacionamento entre o consumidor e a marca e depois realizada a venda.

Como funciona o Inbound para e-commerce?

Conhecido também como Inbound Commerce, esse termo possui a mesma definição do Inbound Marketing, ou seja: é qualquer estratégia de marketing que vise atrair o interesse das pessoas.
Quando aplicada a metodologia do Inbound para e-commerce, podemos estabelecer três processos pelos quais os visitantes passam durante a jornada de compra. Sendo eles:

1. Atração

O objetivo dessa etapa é atrair tráfego para o seu site ou blog. Porém você precisa atrair o público certo — pessoas que comprariam o seu produto, de fato.
Para isso é necessário que você construa a sua persona. Fazendo com que a comunicação tenha um direcionamento correto.

2. Conversão

Pensar que numa loja virtual o maior objetivo é vender não está incorreto. Mas para isso acontecer, você precisa captar informações dos visitantes e oferecer a eles um material de conteúdo em troca, como um e-book, por exemplo — ou algo que agregue ao usuário.
Essa estratégia é adotada para realizar a conversão de leads. A partir dessa conversão, torna-se mais fácil gerar futuras vendas.
Por isso, são utilizadas estratégias, como:

  • CTAs;
  • Landing Pages;
  • Formulários;

No caso do e-commerce, podem-se utilizar os CTAs para oferecer benefícios, como: descontos, fretes grátis, etc. Já as landing pages e formulários podem ser usados da maneira como já conhecemos.

3. Fidelização

Neste momento você já possui o cliente, e precisa fazer com que ele se torne promotor da sua marca.
Você deve continuar oferecendo produtos relacionados aos que ele já comprou, além de conteúdo de qualidade e bom atendimento no pós venda e suporte — caso o consumidor precise.
Todos esses fatores fazem com que haja grandes chances desse cliente voltar a comprar com você.
Dica: não abandone o seu cliente após ele realizar a compra. É mais fácil fidelizar um cliente do que conseguir um novo!
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Vantagens do Inbound Marketing para e-commerce

O Inbound possui um custo menor

Ele chega a ser 62% mais barato que o Marketing Tradicional. E tem sido considerado mais eficiente, por atrair o público certo no momento oportuno.
Mas é necessário investir nas ferramentas corretas e em profissionais capacitados.

Eleva a autoridade da sua marca

Ele ajuda a sua marca a se tornar autoridade no segmento através do marketing de conteúdo.
Isso faz com que quando alguém pense em determinado produto, já o associe à sua empresa. Isso porque você é considerado autoridade no mercado.

Educa o seu público

O marketing de conteúdo tem o poder e função de educar o usuário sobre o seu produto ou serviço.
O funil de vendas baseia-se em atrair os leads e nutri-los de informações. Assim, quando forem realizar a compra, já saberão o que precisam e o porquê.

Dicas para adotar a metodologia Inbound no seu e-commerce

Sabendo então das vantagens que o Inbound pode trazer ao seu negócio, veja algumas dicas de como colocá-lo em prática!

  • Crie conteúdo de qualidade – Quando você mune seus leads de informações, eles saberão porque estão comprando com você.
  • Invista em SEO – Quando você investe em SEO, você melhora o rankeamento da sua página nos mecanismos de busca e fortalece o nome da sua marca.
  • Promova mais os conteúdos do que o produto – O novo marketing é mais focado no usuário do que no produto. Ele visa oferecer conteúdo relevante para que a compra seja efetuada de uma forma natural, por isso o usuário passa pelo funil.

Adotando essas estratégias de marketing para e-commerce, com certeza suas vendas irão melhorar.
Conheça os consumidores e entenda o momento oportuno para adotar cada método. Saiba que cada dia está mais caro atrair novos usuários, portanto, a taxa de conversão do seu e-commerce é a chave mais importante da sua estratégia!
Ou seja, foque na taxa de conversão para visar o crescimento e gerar resultados cada vez melhores.
Você gostou desse conteúdo sobre marketing para e-commerce? Lembrou-se de outras estratégias que podem ser adotadas? Então deixe um comentário nesse post e compartilhe com a gente e com outros leitores a sua opinião e ideias sobre o assunto!

Author

César Ribeiro é consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Diretor do RedatorOnline.net, uma consultoria de marketing de conteúdo e inbound especializada em produzir conteúdos para e-commerces.

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