Você já tem seu plano de negócio bonitão, um produto que segundo sua pesquisa de mercado tem uma procura interessante, enfim, você tem uma startup só que ainda falta escolher um nome.

Sim, você também já sabe o quanto o nome da empresa é importante, tanto que já organizou brainstorms com várias pessoas e não saiu nada, pelo menos nada que ainda não esteja sendo usado…

A realidade é que não há caminho fácil para isso, porém uma abordagem correta pode aumentar suas chances de sucesso. Vamos enumerar alguns passos?

1- Desenvolva conceitos literais

O primeiro conjunto de nomes deve ser bem literal e representar o aspecto central do seu negócio. Isso pode incluir até mesmo a categoria do produto (viagens, música, moda), e sua função (descoberta, lazer, apresentação pessoal).

2- Desenvolva conceitos figurativos

Hora de sair do óbvio, ampliar sua seleção de nomes. Relacione objetos, frases, momentos, experiências e sentimentos que estejam relacionados mesmo que vagamente ao seu negócio. Foque nos detalhes, em seguida escreva tudo que aparecer na mente.

Vá além da expectativa inicial, a história e o conceito de um negócio geralmente significam muito mais que sua função inicial e se relaciona com outras possibilidades.

3- Procure sinônimos

Os sinônimos facilmente multiplicarão sua lista já desenvolvida, por mais óbvio que pareça é uma prática importante.

4- Associação de palavras

Associe tipos, modelos, famílias, se sua palavra é árvore, procure tipos de árvores, desenvolva as palavras em seus grupos próprios e depois saia deles, vá para folha, caule, orvalho, chuva, céu…

5- Encontre inspiração visual

Imagens normalmente dizem muito mais que qualquer palavra, especialmente se você precisa expressar ideias.

Jogue suas palavras preferidas em sites de busca de imagens, bancos ou até mesmo redes sociais, você pode encontrar dicas interessantes de onde seu brainstorm ainda não chegou.

6- Procure por palavras estrangeiras

Palavras estrangeiras podem conter a grafia parecida com o português, em línguas latinas (espanhol, italiano, francês), por exemplo, isso é muito comum. Você pode assim até mesmo gerar um conceito novo e que se identifique com seu negócio.

Nesta fase você já deve ter uma lista considerável. Agora é hora de trabalhar com elas…

7- Crie palavras compostas

Combine as palvras, combine dois substantivos, substantivo com verbo, procure por um “ritmo”. Fica mais provável que seu nome preferido ainda não esteja em uso.

8- Brinque com os sons da palavra

Fale, escute. Um bom caminho pode ser simplificar uma palavra composta, pode até mesmo surgir um verbo. Pinterest – Pin – Pinar

9- Adicione prefixos e sufixos

Não importa de onde virá, pode ser até mesmo de outra língua. Faça uma lista de alguns que fazem mais sentido e mais uma vez, saia combinando.

10- Erre a palavra

Calma, não cometa erros ortográficos graves, isso soará de forma negativa, porém alterar vogais, adicionar uma consoante dupla pode agregar valor, mas tome cuidado.

11- Adicione números

Números podem trazer conceitos prontos, fórmulas e permitir mais de uma interpretação, a originalidade que você tanto procura pode estar aqui.

12- Use extensões inteligentes

Já tornou-se uma prática na internet, o domínio é a continuação da palavra, ou trazer um sufixo agregador.

Domínios de outros países podem ser a solução, quem disse que seu site precisará ser .com ou .com.br, por que não .it ou .me?

13- Escreva a palavra ao contrário

Sim, estamos virando tudo de ponta cabeça, mas vire para outros lados também, troque apenas as sílabas, depois as letras e vá associando, sempre fale a palavra, a sonoridade pode ser definitiva na escolha.

14- Invente alguma coisa

Você está entrando em desespero, não encontrou nada sem uso, nada que goste, seu negócio não vai sair do papel por conta do nome?

Crie uma palavra, invente algo que não existe, isso vai acabar sendo feito com as algumas das estratégias anteriores, mas pode sair sem elas também.

Conclusão

É um bom caminho a seguir, tenha em mente que seu nome provavelmente não vai aparecer no primeiro dia, é bem possível que demore algumas semanas para encontrar.

Não se pressione tanto, faça isso paralelamente e estimule a criatividade. Vai fluir e você vai encontrar o nome perfeito. 😉

Fonte: Mashable

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Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

1 Comment

  1. E depois de tudo isso, após fazer uma pesquisa, você verifica que todos os nomes que você pensou já estão com os domínios registrados.

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