O termo SoLoMo é a “buzzword” da vez em e-commerce, e significa Social + Local + Mobile. Como toda novidade, pode ter muitas interpretações, desde se fazer um check-in no Foursquare e ter um desconto em uma loja física, até usar aplicativos que achem ofertas de um produto à sua volta.
Consumidores Sempre Encontráveis - SoLoMo
Apesar do barulho, a penetração de aplicativos GeoSociais ainda é baixa: cerca de 5% nos EUA, e menos ainda por aqui. Mas esse público está crescendo rápido, e aponta o comportamento do consumidor do futuro. É um público mais jovem, ativo na Web móvel, e do tipo que compartilha informações sobre produtos e promoções.
Pensar nesses consumidores só em termos de quem faz check-ins é diminuir a visão. O que os torna interessantes é sua encontrabilidade, em três diferentes frentes:

? Possui e usa pelo menos três dispositivos conectados à Web.
? Entra online múltiplas vezes ao longo do dia.
? Entra online de pelo menos três localidades diferentes.

Esses são os “Consumidores Sempre Encontráveis”. É interessante notar que o usuário de SoLoMo é um subconjunto dos Consumidores Sempre Encontráveis. Esse grupo é muito maior, quando se consideram as pessoas que acessam a Internet de casa, do escritório e do celular. Nos EUA, isso já é 37% dos americanos, e qualquer pessoa que anda de metrô nas grandes capitais brasileiras já vê muitas pessoas dentro de suas “bolhas do smartphone”.
Como todo público early adopter, os Consumidores Sempre Encontráveis são mais educados e têm mais dinheiro, além de liderar tendências. Mesmo no metrô, é quem pode e se interessa por comprar um smartphone. São os consumidores que vêm tecnologia como uma ferramenta de comércio, sem fazer diferença entre o eletrônico e o físico.
Isso ajuda a inverter a equação do “local”. É o comerciante, eletrônico ou não, que agora pode ir atrás do cliente, onde quer que ele esteja. O consumidor usa o que tem na mão a cada momento para buscar o que quer. Onde existe uma fila, uma sala de espera ou um transporte coletivo, lá está ele procurando informações, opiniões e produtos.

Consumidores Sempre Encontráveis - Escolha do Papa
Escolha do Papa em 2005 vs. Escolha do Papa em 2013.

E onde você deve estar? Bem posicionado no Google, no Buscapé, no Apontador e em outros buscadores móveis – além das App Stores. E precisa ter sites inteligentes, que detectem o dispositivo do usuário, apresentando o site móvel correto. Melhor ainda, Apps muito bem integradas com seus sites. O consumidor está aí. VOCÊ quer ser localizado?
Texto original para a Revista Locaweb.

Author

Marcelo Negrini é professor de Marketing Digital no Curso E-commerce Professional da Universidade Buscapé Company.

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