Se você ingressou recentemente no comércio virtual, é possível que ainda não esteja por dentro de metodologias voltadas para a otimização e automação de importantes processos gerenciais. No artigo de hoje, vamos tratar sobre a importância de integrar um sistema ERP online a sua plataforma de e-commerce. Acompanhe!

Afinal, o que é um sistema ERP?

Antes de falar sobre a importância de integrar essa ferramenta a sua loja virtual, primeiramente é preciso falar do conceito de sistema ERP. Enterprise Resource Planning, ou simplesmente ERP, que em português significa “Planejamento de Recursos Empresariais” é a sigla utilizada para denominar softwares que possuem diversas ferramentas voltadas para facilitar o processo de administração empresarial.
Portanto, um sistema ERP possibilita uma gestão unificada dos mais variados processos gerenciais de uma empresa e pode ser aplicado facilmente para o gerenciamento de lojas virtuais. A seguir, vamos falar especificamente sobre os diferentes módulos que compõem um sistema ERP:

Financeiro

Possibilita o controle de contas a pagar e a receber, emissão de recibos de pagamento e oferece possibilidade de realizar a conciliação bancária por meio do arquivo OFX, dentre muitas outras funcionalidades. A conciliação bancária nada mais é do que um processo comparativo  entre o extrato bancário da empresa com os dados registrados no sistema, de forma a verificar possíveis erros no controle financeiro realizado internamente.

Compras

Permite o cadastro de todas as compras realizadas junto a fornecedores e o preenchimento de informações referentes aos valores, datas e fornecedores, dentre outras.

Vendas

Um sistema de controle de vendas permite cadastrar uma nova venda realizada em sua plataforma de e-commerce e preencher o produto vendido com seu respectivo valor, cliente que efetuou a compra e forma de pagamento, dentre outras informações.

Contatos

No módulo contatos de um sistema ERP, você pode registrar toda a rede de clientes, fornecedores e transportadores de sua loja virtual. Por meio deste menu você poderá controlar todos os pedidos de compra solicitados aos fornecedores, as compras efetuadas por cada cliente de uma forma isolada e possíveis pendências de contas a serem pagas por esses clientes.

Produtos

Neste módulo você poderá controlar todos os produtos disponíveis no estoque de sua loja virtual. A vantagem de um sistema ERP neste sentido, é que você não precisa dar baixa em um determinado produto manualmente a partir da realização de uma nova venda. Basta registrar essa venda no sistema que a nova quantidade de estoque será obtida de uma forma totalmente automatizada.

Relatórios

Os relatórios gerados por um sistema ERP, possibilitam a visualização de uma série de indicadores para que você possa analisar os mais variados aspectos de sua loja virtual, como produtos mais vendidos e os mais lucrativos, além de manter um controle rigoroso de seu fluxo de caixa e futuras contas a pagar e a receber.

Por que utilizar um sistema ERP em seu e-commerce?

Integrar um sistema ERP para seu e-commerce, é essencial para administrar o seu negócio de uma forma organizada e eficiente. Um sistema ERP possibilita a gestão de uma série de processos gerenciais de sua loja virtual, como controle de estoque, controle financeiro, acompanhamento de fluxo de caixa e registro de compras e vendas, dentre outros, tudo de uma forma unificada em uma mesma ferramenta, sem a necessidade de gerenciar diversas planilhas.
Esse tipo de sistema também facilita a identificação de possíveis erros no controle de estoque de sua loja virtual, que podem vir a ocorrer devido ao controle manual e falta de conferência dos dados.
A centralização de todos os processos gerenciais e a maior eficiência ajudam com que você reduza os custos e evite desperdícios de recursos em sua loja virtual, que eventualmente poderiam ocorrer com a compra de determinados produtos que já se encontram em excesso no estoque. O controle de estoque em um sistema ERP é totalmente automatizado, já que a ferramenta atualiza a nova quantidade de cada produto a cada novo registro de compra ou venda.
Por mais que você ainda utiliza planilhas, essas ferramentas não darão conta de um possível crescimento de seu e-commerce e aumento do volume de vendas. Confira 4 vantagens de integrar um sistema ERP ao seu e-commerce:

Emissão de notas fiscais eletrônicas

Além de facilitar a gestão de todo o processo gerencial de seu e-commerce, um bom sistema ERP também possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas para os seus clientes, de uma forma totalmente automatizada. No caso de sua loja virtual, você precisa emitir notas fiscais de uma forma bastante recorrente. Portanto, um sistema ERP propicia uma grande economia de tempo neste processo.

Geração de boletos bancários

Muitas lojas virtuais não oferecem a seus clientes a opção de pagamento por boleto bancário. Sendo assim, contar um sistema emissor de boleto bancário pode ser extremamente importante, para que você possa oferecer essa forma de pagamento e assim criar uma vantagem competitiva para o seu e-commerce em relação a concorrência.
Há de se destacar também que a emissão de boletos bancários por meio de um sistema ERP também ocorre de uma forma simplificada, já que o envio de remessa para o banco pode ser feito diretamente por essa ferramenta, servindo como uma espécie de intermediador entre o seu e-commerce e a instituição bancária.

Relatórios gerenciais

A partir do registro de compras, vendas, receitas e despesas de seu e-commerce em um sistema ERP, essa ferramenta é capaz de gerar uma série de relatórios gerenciais que podem servir para a avaliação dos mais variados indicadores de desempenho de sua loja virtual, tais como fluxo de caixa e fluxo projetado, ABC de vendas por produtos e clientes, extrato financeiro, conciliação bancária e muitos outros.
Portanto, um sistema ERP elimina completamente os achismos no controle de sua loja virtual. É uma ferramenta que oferece dados absolutamente precisos para a sua tomada de decisão, para que você possa fazer uma administração mais segura e eficiente.

Operação online

No caso de se optar por um sistema ERP na nuvem em detrimento de um sistema local, é possível gerenciar a ferramenta em qualquer celular, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação do sistema em um servidor específico e assim possuir uma grande mobilidade no processo de gestão. Cadastrar um novo produto para o estoque de sua loja virtual, controlar as contas a pagar e a receber, cadastrar uma venda, dentre outras tarefas… Tudo isso pode ser feito em qualquer local a partir de um sistema ERP na nuvem, possibilitando a o gerenciamento de seu e-commerce na palma de sua mão.
Viu como integrar um sistema ERP ao seu e-commerce pode trazer inúmeros benefícios? Esperamos que tenha gostado das nossas dicas!

Author

Gabriel Pfeifer, via eGestor.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.