Um dos pontos mais sensíveis da operação de um e-commerce é a precificação dos produtos. Em linhas gerais, os empresários levam em consideração dois fatores para precificar produtos: o valor que é cobrado pela sua concorrência e os custos de produção daquele item.
Apesar de ser uma prática comum no mundo inteiro, atualmente há diversas ferramentas que tornam o processo de precificação mais simples e acurado. Confira:

Valor percebido pelo consumidor

É cada vez mais forte a tendência de precificar os produtos do e-commerce de acordo com o valor percebido pelo consumidor — determinado com o auxílio de pesquisas com clientes em potencial, o valor percebido leva em consideração pontos como os motivos que levam o consumidor a querer comprar aquele produto.

Preço dinâmico

Assim como o valor percebido pelo consumidor, é importante levar em consideração ainda o preço dinâmico, que é aquele que diferencia o valor de acordo com cada grupo de consumidores, como, por exemplo, clientes que vivem em determinada cidade.
O preço dinâmico é aquele em que o valor acompanha o fato de que o produto certo está sendo oferecido para a pessoa certa, na hora certa.

Valor do frete

Assim como precificar corretamente o valor dos seus produtos, o empresário de e-commerce deve ficar atento ao frete cobrado, o que, atualmente, é um dos principais motivos que levam os consumidores a abandonarem o carrinho de compras.
Na hora de precificar o valor do frete a ser cobrado no e-commerce é importante analisar os custos reais (custos de envio do item para o e-commerce baseado na tabela da transportadora usada + custos de pessoal e material) e, ainda, os custos do mercado (que é definido de acordo com o valor de frete praticado pelos concorrentes ou área de atuação).
Considere a possibilidade de oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor (ideal para quem quer aumentar o tíquete-médio da loja), frete grátis para produtos específicos (que estejam encalhados no estoque ou em destaque no momento) ou fazer uma grande promoção de frete grátis por período determinado, para gerar tráfego em épocas de baixa demanda.

Precificação inteligente

Muito comum em e-commerces internacionais, a Precificação Inteligente, que está chegando ao Brasil, é feita com o uso de uma plataforma que permite que o empresário que atua em um e-commerce acompanhe preço e disponibilidade de produtos vendidos nas lojas concorrentes. De posse destes dados, pode investir em estratégias que serão automatizadas pela própria ferramenta.
Um exemplo de como a Precificação Inteligente pode ser aplicada é aumentar, de forma automatizada, o preço de determinado item quando o concorrente aumentar. Ou, ainda, aumentar o preço de um item quando ele estiver em falta no estoque das lojas concorrentes. A grande vantagem da Precificação Inteligente é que as estratégias são aplicadas automaticamente, em tempo real, o que é muito útil especialmente para e-commerces que trabalham com uma grande gama de produtos.
Na hora de precificar os produtos do seu e-commerce é muito importante levar em consideração, além de fatores como preço da concorrência e custo de produção, o valor que o consumidor percebe no seu produto e o conceito de preço dinâmico. Esta preocupação aumentará ainda mais as suas chances de sucesso.
E você, como precifica seus produtos? Ainda tem alguma dúvida a respeito de como melhorar sua estratégia? Deixe um comentário!

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