Não é de hoje que a palavra “Natal” faz os comerciantes suspirarem de alegria. E com toda razão! É a melhor data para todos os tipos de comércio. Todo mundo vende mais no Natal! Mas para que esse sonho não se transforme em pesadelo, é preciso levar em conta as tendências e o nível de maturidade dos consumidores, principalmente quando falamos de e-consumidores.
Pensando especificamente em e-mail marketing, ao desenhar estratégias para aproveitar o entusiasmo consumista do momento, muitas empresas caem na mesmice de preparar  campanhas sem diferenciais atrativos, com layouts tradicionais, muitas vezes beirando o brega, e até reaproveitando mensagens antigas, já conhecidas do público e amplamente utilizadas por todas as marcas.
Se você está fazendo isso, melhor repensar! Vivemos na era do engajamento e você acha mesmo que seu cliente vai se impressionar com uma campanha assim?
Faça a diferença! Seu cliente precisa se sentir único para que sua marca chame a atenção em meio a tantas promoções. Devido a quantidade de campanhas enviadas nessa época, cerca de 80% dos e-mails não são se quer abertos pelos usuários. Por isso, pense fora da caixa para não fazer parte dessa estatística.
No Natal, a segmentação é um pouco diferente. O foco não é quem está recebendo seu e-mail, já que a maioria das pessoas está em busca do presente ideal para seus entes queridos. Antes de oferecer o presente, cabe uma reflexão sobre quem está recendo as ofertas. Quem é? Quantos anos têm? Onde mora? O que tem procurado?
É bastante difícil refletir ou ter estas respostas se não a conhecermos previamente, isto é, se não criamos relacionamento prévio com nossa base de clientes. Se você ainda não fez isso, calma! Ainda dá tempo! O Natal é ótima oportunidade para isso. As pessoas ficam mais receptivas e, em um primeiro momento, você pode até enviar mensagens sem objetivo comercial. Criando uma relação de parceria com o receptor.
Evite reflexões existencialistas e generalizadas. Congratule pela passagem de mais um ano. Comemore as conquistas, fomente identificação. Mostre ao usuário que você sabe quem ele é.
Uma alternativa pode ser uma “linha do tempo” do relacionamento de vocês. Pode até valer a pena relembrar alguns produtos que ele comprou em sua loja ao longo do ano, por que não?!  Faça isso e aproveite para colher as informações necessárias para segmentar ainda mais suas próximas mensagens.
Lembre-se: nada de copiar fórmulas batidas. Os símbolos natalinos por si só não expressam nada de relevante. Para ter sucesso com este tipo de mensagem é necessário esforço criativo, pois até uma mensagem de Natal com palavras lindas pode ter a aparência de um par de meias comprado de última hora se não houver comprometimento de quem envia com quem recebe, ou seja, relacionamento.
Publicado no Blog da AllInMail.

Author

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial. Analista de comunicação da All In Mail, atua na produção, gerenciamento e distribuição de conteúdos relacionados ao mercado de marketing digital.

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