Para você que é fascinado por e-commerce e, mais ainda, por modelos de negócios não tradicionais, aqui está mais um exemplo de como uma empresa começa a faturar vendendo comida para o mercado corporativo.
Imagine que você possui uma certa quantidade de funcionários, ou precisa criar um evento para muitas pessoas com necessidade de alimentação. Descobri este e-commerce B2B chamado Chewse que pode abrir seus olhos para um mercado ainda pouco explorado no Brasil.

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De uma forma bem simples, o negócio deles é vender alimentos para grandes quantidades de pessoas (leia-se colaboradores).

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E como eles fazem isso?

1. Você seleciona quantas pessoas precisam ser alimentadas, com todas as suas restrições alimentares, gostos pessoais e coloca informações sobre a entrega;
2. Os nutricionistas da Chewse executam um “plano de almoços” a serem executados para a equipe durante a semana;
3. Do seu computador é possível alterar o número de refeições, horário de entrega e até mesmo o menu inteiro, caso necessário.

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A empresa trabalha apenas com restaurantes próximos de sua empresa, certificados e top de linha no quesito “entrega”. A promessa do serviço é que você não tenha que se preocupar com mais nada, nem telefonemas, menus ou formas de pagamento. Tudo é executado por um tipo de curadoria ou serviço de concierge deles.
Uma vez que você se torna cliente, é possível compartilhar os menus com a equipe, assim como obter o feedback deles. Esse tipo de informação entra para o banco de dados deles para que possam aprimorar constantemente os serviços.
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Existem até mesmo opções para quem tem restrições veganas, livre de glúten ou até mesmo relacionadas a algum tipo de alergia.
Importante: possivelmente o modelo de negócio deles é baseado em comissionamento. Eles indicam os clientes > o pagamento é feito pela plataforma deles > e então o repasse é feito para os restaurantes já com o desconto retido na fonte.
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A Chewse atua na California, já nas cidades de San Francisco e Los Angeles. Reparem como um formato simples e criativo de curadoria alimentícia B2B pode gerar negócios para uma grande quantidade de restaurantes, satisfação para sua equipe e economia para sua empresa.
O que você acha desse modelo de negócios? Tem espaço para crescer aqui no Brasil? Envie sua opinião. Para quem estiver procurando uma boa ideia, está aí uma forma de rentabilizar em nosso país.
Site: www.chewse.com
Contato: [email protected]
Texto publicado no Blog Business Ideas por Marcelo Pimenta

Author

Marcelo Pimenta é especialista em vendas, marketing e negócios, pós graduado pela ESPM e com especialização em negócios internacionais pela Florida International University (Miami, EUA). Atualmente Gerente Geral de Produtos da Vale Presente S.A., com passagens por Threadless (USA) e Magazine Luiza. É editor do blog Business Ideas.

1 Comment

  1. Bruno Oliveira de Alcântara Reply

    A ideia é simples e fenomenal Marcelo. Muito bom o seu artigo, e na minha opinião para alguém implementar essa ideia no Brasil, uma dificuldade seriam os restaurantes se adequarem ao padrão de atendimento, entrega, tipos de comida e etc que o site exigiria para manter algo TOP. Mas não é impossível de se fazer em algumas capitais do Brasil por exemplo, onde temos vários restaurantes de comidas variadas e bem seletos.

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