Campanhas de e-mail marketing são elementos essenciais de qualquer estratégia de marketing. Eles se comunicam e constroem relacionamentos com clientes potenciais, coletam dados importantes e ajudam a impulsionar o Retorno sobre o Investimento (ROI) do marketing.
Mesmo que estas campanhas sejam importantes para os comerciantes, muitos erram o alvo e continuam obtendo pouco retorno delas.
Para construir, executar e manter campanhas de e-mail marketing eficazes, você deve prestar muita atenção em seu público e na mensagem, além de evitar a armadilha comum de simplesmente “atirar” mensagens de autopromoção.
Isso só leva os destinatários a apertar o botão de excluir muito mais do que o de abrir a sua mensagem.
Para colocá-lo no caminho certo, das campanhas que impulsionam as campanhas e retornam com liderança, aqui estão 10 dicas, de empresa para empresa, para campanhas de e-mail marketing de sucesso:
1# Use campanhas de e-mail como um diálogo
Muitos comerciantes seguem o método do “lote e explosão” nas campanhas de e-mail. Isso atinge o objetivo de enviar e-mail, mas muitas vezes não inicia um diálogo com o seu público.
Procure estender a conversa, ouvindo, agregando valor relevante e perspectivas de se envolver com uma comunicação significativa através de campanhas de e-mail marketing.
Incentive a sua participação e sempre inclua botões de compartilhamentos para incentivar o público a continuar a conversa em canais sociais.
2# Evolua o clique passado através de taxas
Um padrão de métricas é importante, mas evolua para além de apenas estatísticas, explorando todas as informações disponíveis.
Preste atenção a coisas como onde as perspectivas entraram no site, número de visitas, frequência de visitas, compartilhamento social e como você pode segmentá-los com base em seus comportamentos.
Você quer ter a certeza de que está medindo o engajamento, além das métricas tradicionais.
3# Segmentação
Considere a combinação de critérios padrão de segmentação com dados comportamentais para criar estratégias de segmentação mais complexas.
Olhe para os dados, incluindo: quem abriu o e-mail, se a oferta foi baixada, o período de tempo que eles gastaram no site e o que baixaram enquanto estavam no site.
Uma vez que você tem uma ideia melhor do que os seus diferentes segmentos acham interessante, você pode ter certeza de que suas ofertas estão mais personalizadas para atender as suas necessidades.
4# Foco na mensagem
Lembre-se de que campanhas de e-mail enviam mais do que uma comunicação – elas enviam uma mensagem.
Use estas campanhas para adequar suas mensagens de acordo com prováveis perfis, interesses e ações. Considere o envio de diferentes e-mails/mensagens para os diferentes segmentos da sua lista quando for o caso.
Além disso, certificando-se de que você está incluindo conteúdos acrescidos de valor, os leitores estarão mais propensos a se envolver com seus e-mails.
5# Automatize quando necessário
Ao automatizar suas campanhas de e-mail marketing, você tem mais tempo para gastar em desenvolvimento de estratégia e criatividade.
Utilize sua solução de automação de marketing para automatizar campanhas com base em eventos e gatilhos comportamentais, tendo mais tempo para construir relacionamentos com clientes potenciais.
6# Crie um mix de estilos e métodos
Para evitar que suas campanhas de e-mail não atinjam os resultados pretendidos, considere misturar estilos e métodos de campanha.
Quando você testar diferentes componentes de e-mail, tais como dias de entrega, ângulos de conteúdo, pesquisas e setores de atendimento, vai aprender a identificar o que os seus clientes estão respondendo.
Por sempre conservar o conteúdo e a metodologia frescos, você terá uma melhor chance de manter seus leitores interessados?
7# Capacidade de entrega
Mesmo o melhor plano irá falhar se a mensagem não chegar à caixa de entrada do seu destinatário. Teste suas mensagens de antemão e identifique eventuais problemas que podem impedir que ela chegue à caixa de entrada de seu possível cliente.
Evite adicionar palavras comuns de spam, como “livre”, “oportunidade”, “oferta” e “clique aqui”.
8# Testando
Para alcançar os melhores resultados de suas campanhas de e-mail marketing, realizar testes é uma exigência.
Considere testar linhas de assunto, juntamente com o teste A/B padrão, para garantir que a mensagem certa vai chegar à caixa de entrada dos seus clientes potenciais.
Você também pode testar outros elementos, incluindo: imagens, mudança na cópia ou outras revisões pequenas.
Certifique-se também de testar a capacidade de entrega de seu e-mail com um pequeno grupo interno antes do envio e confira se todos os seus links vão para as páginas certas.
9# Analise seus resultados
Relatórios de campanhas de e-mail marketing não requerem grandes volumes de dados despejados em Excel ou horas de processamento de números.
Aproveite os relatórios dos painéis de instrumentos (dashboards) em sua solução de automação de marketing para obter os detalhes em um formato legível para todos.
Use essas informações para compreender a interação perspectiva e melhorar campanhas futuras enquanto aumenta o ROI de marketing.
10# Sempre utilize ações sociais
Com a inclusão de botões de ações sociais em seus e-mails, você está incentivando seus leitores a continuar a conversa com os colegas.
Quer se trate de um pedaço de conteúdo ou um convite para evento, você terá mais oportunidades para espalhar sua palavra se incluir uma funcionalidade fácil para seus leitores evangelizarem sua mensagem.
Fonte: eBook – 10 Tips for Successful Email Marketing Campaigns (Marketo)