Por Blog Shutterstock Brasil. Infográficos são um poderoso meio de se conectar a sua audiência, desde que sejam bem feitos, claro. Mas, às vezes, até mesmo uma grande ideia pode ser difícil de ser comunicada visualmente. Caso você esteja precisando de inspiração, considere alguns dos infográficos abaixo.

Temas sazonais

Editores estão sempre à procura de conteúdo relevante, e ficar de olho no calendário pode ser uma grande ajuda. Quais são os feriados mais importantes no seu país? O St. Patrick’s Day está chegando na Irlanda, por exemplo? Qualquer coisa relacionada a bebidas, sorte, ou o próprio dia da data comemorativa pode funcionar muito bem.
E o Thanksgiving? (No caso de datas fora do Brasil). Talvez sua marca/empresa não tenha nada a ver com o dia, mas isso não importa. Basta ser criativo. Alguns dos tópicos mais criativos abordados em ações têm como tema datas comemorativas, etiqueta, obesidade e até mesmo futebol.
Dica: Muitas vezes, o principais feriados ou datas comemorativas são inundados por uma enxurrada de assuntos relacionados, batidos, e infográficos não são exceção. Portanto, seja diferente e procure datas mais obscuras. Exemplo? O aniversário de alguma figura importante do seu país, ou a estreia de um seriado, como o The Walking Dead. Se você conseguir “sair na frente”, você terá uma enorme vantagem sobre aqueles que não conseguiram se organizar mais cedo.

Números

O infográfico abaixo é um dos favoritos desde 2007. É um dos formatos mais fáceis para apresentar pesquisas, já que mostra uma coleção de números e fatos de maneira simples. Este formato pode ser aplicado a qualquer tema, desde vida selvagem ao índice de desenvolvimento humano, e ainda pode ser combinado com um tema sazonal, para impactar mais ainda.
Dica: Certifique-se de fazer uma pesquisa primeiro para ver se o tópico escolhido por você já foi debatido – caso sua resposta seja sim, faça melhor. A chave do sucesso é conectar os números aparentemente díspares. Um editorial ou narrativa visual deve fazer qualquer informação parecer mais fácil de ser entendida, friendly, e menos do que uma colagem de dados aleatória.

3 maneiras de usar infográficos para promover sua marca
Vetor com elementos de infográfico de Sergey Kandakov.

O mais prático

Alguns infográficos utilizam dados para contar histórias; outros são usados como referência. O gráfico de referência é sempre uma aposta segura, não importa o tema: História, verduras, ou até mesmo algo tão simples (mas incrivelmente útil) como as configurações de um jantar formal.
O fundamental é mantê-lo simples e não complicar o layout; referência serve para obter informações de forma rápida. E caso seu infográfico de referência seja digno de alguém querer colocá-lo em sua parede, melhor ainda!

Dica: Existe algum aspecto da sua empresa que você  poderia usar como referência? A oportunidade de unir sua marca a uma fonte de referência da indústria é valiosa. Apenas uma ressalva: é fácil pegar o formato de tabela periódica e adaptá-lo para seu conteúdo. No entanto, infográficos de “tabela periódica” raramente, ou nunca, na verdade, representam algo periódico, e são, portanto, imprecisos. Há provavelmente formatos muito mais criativos para você escolher.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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