Então você produziu sua página com todos os cuidados: escolheu a plataforma criteriosamente, dedicou-se a elaborar um bom layout, publicou conteúdo informativo e relevante e ofereceu bons produtos. Porém, para que seus leads realmente aumentem, é preciso apresentar a proposta de ação diretamente ao público.
Esse é o fundamento da call-to-action (CTA), recurso bastante utilizado entre os profissionais de marketing. Trata-se, literalmente, de uma chamada que incentiva as pessoas a realizarem determinada interação: comprar algo, cadastrar-se em um formulário, comentar sobre um assunto etc.
Por ser um mecanismo extremamente simples e versátil, a call-to-action pode ser criada de inúmeras maneiras e adaptada a contextos amplos. Conheça algumas boas práticas para a sua:

Adeque sua linguagem

É sempre importante tornar a comunicação o mais simples possível. Se o objetivo da CTA é justamente orientar seu usuário a respeito da próxima coisa a ser feita, ele não será atingido se a sua mensagem não estiver acessível, certo?
Atente-se ao vocabulário: dê preferência para enunciados curtos, que não requeiram muita pontuação, e palavras utilizadas frequentemente no dia a dia. Os verbos, componente principal, são geralmente usados no modo imperativo: “confira”, “comente” etc. Lembre-se, contudo, de que seu tom precisa ser amigável, transmitindo a ideia não de ordem, mas de sugestão.
Além disso, procure criar um senso de urgência acrescentando marcadores de tempo. Esse recurso, geralmente, faz com que a resposta das pessoas seja mais rápida e intuitiva. Frases como “compre agora” e “adquira hoje” tendem a gerar bons resultados.

Utilize as cores e imagens a seu favor

Não é novidade que o aspecto visual influencia psicologicamente no consumo: as marcas devem sempre escolher sua paleta de cores com cuidado, de forma a deixá-la alinhada com a proposta dos produtos, e com os botões de call-to-action não seria diferente. Enquanto o vermelho e o amarelo estimulam a comunicação e a confiança, o azul e o verde despertam a tranquilidade e a criatividade.
Veja também: Infográfico: A Psicologia das Cores no Marketing
Aposte no contraste entre as tonalidades do seu layout: a sua CTA deve sobressair-se em relação a todo o conteúdo da página, entre imagens e textos diversos. Opte por uma variação de cor ou tom ainda não utilizada anteriormente.
Setas também são um recurso excelente: têm o incrível poder de indicar e diferenciar elementos específicos dentro de um site e são praticamente impossíveis de serem ignoradas. Caso estejam em harmonia com a identidade visual predefinida para sua página, busque incluí-las ao início de cada call-to-action.

Posicione os botões estrategicamente

Se as suas CTAs serão exibidas em forma de botões, certifique-se de definir o tamanho adequado de cada um deles, proporcionais à sua relevância na página, sempre contando com um espaçamento entre as palavras e a borda.
Para facilitar ainda mais o acionamento das chamadas, posicione-as em lugares de destaque, de preferência onde o usuário possa visualizá-las sem precisar rolar a página para baixo. Assim, ainda que não tenha navegado muito pelo seu site, ele já saberá o que fazer.
Não economize ideias e faça quantas tentativas forem necessárias para combinar conteúdo, beleza e posicionamento ideais. Aplicando esses conceitos às suas calls-to-action e fazendo um convite direto, atrativo e alinhado à proposta da sua marca, você certamente conquistará maior engajamento e novos clientes.

Author

Entusiasta da comunicação e da tecnologia. Faz parte da equipe de conteúdo da Nuvem Shop, plataforma de e-commerce dedicada a ensinar as pessoas a venderem online da melhor forma possível.

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