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4 dicas para uma estratégia de vendas efetiva durante as férias

1 de janeiro de 2016
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Final de um ano, as férias estão aí e nesse período os consumidores estão com mais tempo e mais propensos para comprar. A crise econômica pode até colocar um certo freio no consumo de modo geral, mas, ainda assim, seu e-commerce deve se manter atento em sua estratégia de vendas nessa época em que as demandas estão mais estimuladas.
Uma loja virtual que não se aproveita desse período provavelmente se preparou mal. Para resolver esse problema, preparamos uma lista com 4 dicas para elaborar uma estratégia de vendas de sucesso para as férias. Acompanhe!

1. Otimize seu conteúdo para dispositivos móveis

Não é só porque as pessoas viajam, passeiam e gastam mais tempo fora de casa, que elas não estarão dispostas a comprar. Consumidores que já possuem o hábito de adquirir produtos por seus smartphones e tablets passarão mais tempo conectados em seus aparelhos móveis. Isso aumenta a necessidade de se investir, principalmente, em design responsivo ou na criação de sites mobile.
O seu site precisa ser leve, ter um carregamento fácil, informações legíveis e possuir botões adaptados aos tamanhos de telas menores; e-mail marketing deve ter conteúdo responsivo; o uso de aplicativos se torna válido e muito recomendado; além de planejar campanhas de mídias pagas para dispositivos móveis — usando a geolocalização, por exemplo.

2. Cuide da logística de entregas

Férias é um período marcado pela demora na entrega de mercadorias, pelo menos em muitos players no mercado digital. É uma situação até compreensível pelo fato dos números de pedidos aumentarem. Contudo, promessas de entrega em datas muito distantes da compra ou cobrar um valor superior para realizar o frete em prazos mais curtos podem assustar o consumidor.
O ideal, nesse caso, é achar um equilíbrio entre o período mínimo que você consegue entregar e o prazo que será passado ao consumidor. Se possível, prometer o frete para poucos dias a mais do que você pode cumprir. Essa prática, denominada de Overdelivering, se baseia em superar as expectativas criadas pelos clientes para aumentar a fidelização. Afinal, nada melhor do que surpreender o público entregando um produto antes do prazo estipulado.
Uma outra boa saída pode ser o agendamento da data de entrega, visto que seus clientes podem passar algum tempo de suas férias fora de casa, sem poder receber os pedidos.

3. Monitore a estabilidade e o desempenho do site

Como é um período onde o consumo aumenta, o tráfego em um e-commerce também tende a crescer. Nessas horas é importantíssimo manter uma boa performance em seu website. São cuidados necessários para evitar erros de carregamento, lentidão e quaisquer outros tipos de interrupções.
Só para ter uma ideia, 40% dos consumidores online desistem de comprar em sites que demoram mais de 3 segundos para carregar, segundo dados da Kissmetrics.

4. Humanize o seu atendimento

Da mesma forma que as pessoas tendem a comprar mais, o número de atendimentos aumenta. O foco principal, claro, são as reclamações. Por isso a importância de dar um toque mais pessoal, às vezes informal ou como se fosse uma conversa para auxiliar os clientes, pois repassa mais segurança, confiança e rapidez ao público.
O atendimento robotizado, cheio de protocolos e desvios de setores só prejudica a experiência de relacionamento do consumidor com a marca. Logo, essa é uma dica que vale para o ano inteiro, não só para as férias.
Listamos as principais dicas, mas outras estratégias poderiam ser incorporadas facilmente a essa seleção, como a personalização no envio de ofertas, remarketing, cross-sell e upsell. O importante é que você ofereça ao cliente a percepção de que sua experiência de compra e relacionamento com a empresa foi tão boa quanto ou melhor que o restante do ano.
Você pensou em alguma estratégia de venda que poderia compor essa lista? Conte para a gente. Agora você já sabe o que fazer para sua loja virtual trazer grandes retornos nas férias. Mas e para o restante do próximo ano? Para saber tudo, não deixe de conferir o que esperar do e-commerce em 2016.

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