Em tempos de crise muitos empreendedores falam sobre cortar gastos e diminuir as expectativas das empresas. Apesar disso eu acredito que ainda existe muito espaço para explorar dentro do e-commerce investindo e cortando pouco.
Melhorar a percepção de valor do consumidor sobre os seus produtos pode ser mais simples que você imagina, por isso neste artigo eu selecionei 4 exemplos práticos de como criar mais valor para os consumidores dentro de uma loja virtual. Confira:

Reviews de produtos

Quantas vezes você baixou um aplicativo na Apple Store ou na Google Play sem ler as avaliações dos usuários? Se você faz isso para muitas vezes gastar somente R$5 imagine com produtos de R$200, R$500 e até R$2000,00 ?
Deixe as avaliações dos produtos em destaque e busque maneiras de bonificar os compradores que mais escrevem reviews. Amazon e E-bay já investem pesado neste quesito e no Brasil uma ótima ferramenta para otimizar os reviews de lojas virtuais é a Trustvox, que garante a transparência das avaliações e ajuda tanto o consumidor quanto o profissional de e-commerce.

Comparação de preços

No mundo off-line o seu cliente quando vai a uma loja só ele tem acesso à apenas um preço e uma condição de pagamento. Então ele vai ter que pegar um carro, ônibus ou metrô para ir até outra loja, fazer cotações e assim por diante. Cada loja nova, um novo trajeto. Dentro de uma loja virtual o caminho é diferente e o consumidor triplica seu poder de escolha.
Que tal facilitar e mostrar em tempo real que o seu preço ou o seu frete está abaixo de seus concorrentes? O Buscapé é um grande exemplo de como uma ferramenta de comparadores de preços se populariza facilmente e pode transformar a experiência dos seus compradores.

Serviços complementares

As empresas sabem há muito tempo que podem alavancar a criação de valor para os seus próprios produtos quando eles são vendidos de maneira casada com novos produtos ou serviços complementares.
Como por exemplo a loja virtual Itaro, que além de vender diferentes tipos de pneus oferece um serviço onde conecta o comprador com a oficina mecânica mais próxima, onde ele já pode agendar a troca de pneus e instalação de acessórios logo depois de fazer a compra no site.

Assinaturas

Existem diversos produtos do dia a dia que possuem um ciclo de vida curto. Um creme para cabelo, um shampoo ou perfume por exemplo, podem durar poucos meses na casa do consumidor. A internet aliada com um sistema erp e um software de CRM integrados permitem que a equipe de uma loja virtual entenda quais tipos de produtos se enquadram nesta categoria e até em quanto tempo este produto pode acabar na casa do consumidor.
Vender um pacote com mais de um produto com descontos ou uma campanha de e-mail marketing segmentada pode mostrar aos visitantes de uma loja virtual que são assistidos e fazer com que eles voltam a comprar frequentemente.
A Inovação muitas vezes parece um nicho de sete cabeças pois envolve a introdução de novos produtos, serviços ou processos. A Internet, no entanto, oferece possibilidades ilimitadas para inovar na maneira pela qual as transações são feitas e como os produtos são entregues até o consumidor final.

Author

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

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