Um dos principais recursos que atrai vendas para seu e-commerce é o tráfego orgânico gerado no Google. Para conquistar esse tráfego é fundamental haver uma estratégia de SEO. Ao criar uma estrutura de “sinais”, a catalogação da sua página pelo Google é facilitada, garantindo um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.
Na sequência, estão listadas cinco dicas que têm a intenção de turbinar o posicionamento da sua loja, e são essenciais em qualquer projeto de SEO para e-commerce.

1- Escreva descrições de produtos

Não utilize a descrição original do fabricante. O Google considera como conteúdo duplicado aquele que for repetitivo, diminuindo a sua chance de conquistar as primeiras posições.
Crie um conteúdo único, genuíno e com qualidade, sem esquecer de adicionar palavras-chave relevantes e variações a sua descrição.
Mais sobre o assunto: 4 dicas para otimizar a descrição de produto na loja virtual

2- Defina suas palavras-chave

Da mesma forma que a estratégia de Links Patrocinados define seu universo de palavras-chave, em SEO é preciso fazer o mesmo para garantir que você tenha páginas e conteúdo equivalentes as principais delas. Utilize o planejador de palavras-chave do Google Adwords para começar sua lista.
Após desenhar sua mídia orgânica ou lista de palavras-chave, você pode acompanhar o posicionamento de sua loja e seus principais concorrentes a partir de diversas ferramentas existentes no mercado.
Mais sobre como encontrar palavras-chave para campanha de Links Patrocinados

3- Rich Snippets

Os rich snippets, ou famosos dados estruturados inseridos no código HTML, são utilizados pelo Google para compreender o conteúdo da sua página. Estrutura de preço, título, breadcrumb e avaliações de usuários, influenciam nos resultados e aumentam muito o CTR.

richsnippet

Você pode estruturar seu conteúdo de diversas formas e existem estruturas específicas para produtos. Saiba mais em Schema.org e teste seu código utilizando a ferramenta de testes da Google.

4- Crie um BLOG

Crie artigos que estabeleçam comparações entre marcas e tire dúvidas sobre as características dos produtos. Estes artigos, além de criar demanda, estabelecem um relacionamento com o usuário, funcionando como fonte de tráfego qualificado para sua loja.
Por exemplo: “O que é Refrigerador French Door” ou “Dicas de como escolher seu celular”.
Veja como deveria ser um blog de e-commerce

5- Otimize para Mobile

Atualmente, o número de pesquisas em celulares já ultrapassa o de desktop, isso devido a crescente migração de usuários de smartphones, comodidade e facilidades que o mobile oferece. Portanto, ter um site mobile friendly é importante na conquista dessa grande fatia do mercado. Crie um site responsivo ou uma versão mobile para não deixar esse volume escapar.
Estas são apenas algumas práticas de SEO que podem ser aplicadas. A medida que seu site cresce é importante que também se atualize, incluindo todas as mudanças e novas tendências. Consulte um especialista em SEO ou agência especializada para assegurar sua competitividade no mercado online.
Veja este Guia de Otimização SEO para lojas virtuais para te ajudar em cada passo da sua otimização para o Google.


leonardo-lima
Leonardo Lima, é gerente de mídia e marketing da Raccoon, uma das maiores agências de marketing de performance do Brasil. Com uma carteira de clientes composta por marcas como Fast Shop, Discovery Channel, Connect Parts, EZTEC, Grupo Samba, Kabum e eFácil, a Raccoon oferece às marcas uma equipe composta por engenheiros, matemáticos e estatísticos que permitiram a agência atingir um aumento de 20% na performance destes clientes em investimentos em marketing online.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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