• Diego Carmona
  • por Diego Carmona
  • Fundador do Lead Lovers. Testo Idéias, tentando mudar o mundo, mudando com ele e pivotando como louco! Foco em tentar, mesmo não acertando mas curtindo a viagem da busca.

6 erros que não podem ser cometidos com os leads gerados

7 de junho de 2016
Share Button

No relacionamento com a sua base de e-mails, é necessário tomar cuidados importantes

Nutrição de leads é a palavra-chave para qualquer negócio digital. Afinal, não basta captar novos leads e esperar que eles se tornem compradores do seu produto ou serviço em um passe de mágica: é necessário oferecer conteúdo de qualidade.
Listei 6 erros muito comuns que precisam ser combatidos pelos empreendedores digitais.

1- Desrespeitar os princípios do funil de venda

É necessário compreender que o consumidor passa por diversas etapas antes de realmente fazer uma compra. Todo empreendedor digital precisa entender que os leads que acabaram de conhecer a empresa estão no topo do funil, e por isso tem que receber uma abordagem diferente daquela dos leads no fim do funil.
Pode ser ruim usar uma abordagem de venda para quem “acabou de chegar”. É necessário criar um fluxo de nutrição baseado no conteúdo de cada fase. Crie artigos complementares para quem baixou um material gratuito, por exemplo.

Funil de vendas: Como escolher o tipo de conteúdo correto para seus objetivos

2- Tratar a nutrição de leads como um processo manual

Para conseguir enviar todos os e-mails personalizados de forma eficiente, é fundamental contratar uma ferramenta de automação de marketing.
Ao tentar enviar o conteúdo mais adequado para cada lead com base nas interações, o empreendedor comete duas falhas: corre riscos de errar e desperdiça seu dinheiro e tempo com algo que pode ser simples.

Como deve ser um fluxo de nutrição de leads?

3- Focar apenas na geração de leads

Muitas empresas não conquistam grandes resultados porque direcionam seus esforços apenas para a geração de leads. É importante colocar parte do esforço na manutenção do lead já conquistado. Tente mandar conteúdos que derrubem as objeções e resolvam os problemas dos consumidores.
Desta forma, o contato passa a compreender ainda melhor o que você vende, e ajuda a economizar, já que o lead quente é capaz de comprar com muito mais facilidade que o lead recém-conquistado.

4- Esquecer-se do Call to Action

Todo e-mail enviado para os lead precisa, obrigatoriamente, de um Call to Action (ou CTA). É esta nova ação que vai fazer com que o lead avance no funil de vendas. Além de serem objetivos, os CTAs devem ser destacados no texto. Quanto mais irresistível for a chamada para ação, maior a chance de ter respostas das pessoas.

3 pontos-chave para a sua call-to-action

5- Enviar e-mails sem frequência

Não existe uma periodicidade ideal para enviar e-mails aos leads. É preciso definir o melhor fluxo para o seu público e determinar os intervalos para cada ação.
Um exemplo: Se o tempo ideal para ler um e-book é uma semana, envie um novo e-mail uma semana depois de pedir o download.

6- Unir os leads “frios” e “quentes” em uma mesma lista

Existem dois tipos de leads: os que interagem aos e-mails enviados e os que não interagem. O segundo grupo é chamado de “leads frios”.
Crie uma lista só com os leads menos interessados para saber quais são os que realmente podem se tornar clientes. Esta lista pode ser uma ótima forma de experimentar as copys e descobrir os argumentos mais poderosos, capazes de converter.
O grande segredo para conseguir ampliar os resultados de venda é conhecer os leads a fundo e estabelecer estratégias inteligentes.

Você também vai gostar

Nutrição de leads, que bicho é esse? Basicamente a nutrição de leads é capturar o contato de um visitante e trabalhá-lo, enviando materiais, conteúdo de qualidade e construindo um relacio...
Como funciona a Automação de Marketing Por Alex Kantrowitz, do Advertising Age. Você seria perdoado por pensar que “Automação de Marketing” é um termo estranho, se não contraditório. Até po...
9 melhores práticas da nutrição de leads por e-mail Por Andre Metzen. A nutrição de leads é um passo importante para que a sua marca se relacione com seus clientes de maneira mais próxima, despertando i...
Engajamento de conteúdo e sua importância na estratégia de Inbou... Se você atua em uma empresa que considera a Internet seu principal canal, provavelmente leu ou ouviu a respeito de Inbound Marketing e Marketing de Co...
Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) – Par... Integrando o Mautic ao SparkPost plataforma de envio de e-mail (e até 100 mil e-mails por mês não tem custo) Se você já navegou em como fazer automaçã...
5 dicas de Inbound Marketing para E-commerce Um bom profissional de e-commerce sabe que manter uma boa relação com seu cliente é a chave para aumentar suas vendas e mantê-lo fiel. Só que esse cli...
Como aumentar as vendas com a técnica de lead scoring Se sua empresa pudesse abordar mais rapidamente pessoas, com maiores chances de comprar seus produtos ou serviços, ela certamente aumentaria a quantid...
O que é e como adotar os conceitos de Inbound Commerce em seu ne... O Inbound, termo tão utilizado ultimamente, chegou ao e-commerce. Mas, o que é Inbound Commerce e como utilizá-lo? Neste post, vamos te ajudar a enten...
7 métricas para mensurar o desempenho de seu Inbound Marketing Você está executando a sua estratégia de Inbound Marketing, isso é ótimo. Mas você sabe se ela está funcionando? Use essas 7 métricas principais para ...
Como melhorar sua Loja virtual no Facebook Como melhorar sua Loja virtual no Facebook. Todo mundo conhece e, provavelmente a grande maioria das pessoas já anunciou produtos em sites de classifi...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

2 comentários sobre “6 erros que não podem ser cometidos com os leads gerados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>