O aperfeiçoamento deve ser uma busca permanente de todos, seja no plano pessoal, seja no profissional. Nos dias de hoje, é difícil separar os dois.
O aperfeiçoamento deve ser uma busca permanente de todos. Embora cada uma dessas áreas tenha suas peculiaridades, muitas vezes os benefícios do aprimoramento podem ser sentidos de uma forma mais completa em nossas vidas, com reflexos em todos os campos de atuação.
Neste post, listo 8 dicas valiosas que podem ajudar você nessa jornada pessoal. Busquei inspiração para este texto no artigo “Eight Promises That Make Tomorrow Better Than Today”, do Jeff Hade, também abordado em um post do Jornal do Empreendedor.

1 – Preste atenção a quem nunca é notado

Quantos ao seu redor trabalham arduamente sem que ninguém os perceba? Pense em pessoas cujo esforço não é de ordem intelectual e pode não estar diretamente associado a uma atividade considerada nobre, mas que são fundamentais para que a engrenagem funcione perfeitamente.
Sorria, converse com essa pessoa. Demonstre que você a valoriza e a considera importante.

2 – Responda a perguntas não verbalizadas

Por diversas razões, muitas vezes as pessoas fazem uma pergunta, quando na verdade gostariam de ter perguntado outra coisa.
Por trás de uma questão formulada costuma haver outra não verbalizada. Isso é comum nos relacionamentos amorosos e também com profissionais de sua equipe. Estar atento ao que está por trás das palavras é uma dica importante para todo líder.

3 – Não espere. Corras atrás

Você não tem de esperar para ser descoberto ou receber um favor, uma ajuda. Faça o contrário: vá atrás do que deseja ou sonha. Ninguém tem a obrigação de fazer isso por você.

4 – Deixe as pessoas decidirem

O chefe está acostumado a mandar os outros fazerem coisas. O líder, embora esteja no comando, prefere delegar e respeita as responsabilidades dos membros da equipe.
Ao deixar as pessoas também decidirem, não sufoca a criatividade e as habilidades dos outros.

5 – Valorize suas pequenas conquistas

Um hábito muito comum – e que leva à infelicidade – é sempre pensar mais no que não conseguimos, em vez de relembrar as vitórias. Como temos grandes planos e sonhamos alto, costumamos deixar de lado as pequenas conquistas.
Mas são elas que nos permitem avançar e crescer. Separe alguns momentos para refletir sobre o que já realizou e permitiu a você chegar aonde está.

6 – Seja compreensivo com o erro das pessoas

Todos erramos, não é verdade? Por que então recriminar o equívoco alheio? Agindo assim, você pode frustrar e fazer a outra pessoa se sentir marginalizada ou ignorada – além de inibir a inovação e a criatividade.
Em casa ou no trabalho, seja compreensivo com o erro. Assim você conquistará a confiança, o respeito e ajudará o outro a evoluir.

7 – Ame

Alguém apaixonado, pelo trabalho ou por uma pessoa, contagia e ilumina o ambiente. Aproveite para transformar sua paixão em uma ação.
Demonstre seu amor pela família, pela pessoa amada ou por um projeto no qual esteja envolvido. O poder transformador que isso terá no ambiente ao seu redor vai surpreendê-lo.

8 – Seja você mesmo

Estamos a todo momento sob avaliação dos demais. Do cliente, do superior, de um colega e até mesmo na família. Isso não vai mudar. O que pode mudar é sua atitude diante disso.
Você não poderá agradar a todos sempre. O mais importante é ser você mesmo, autêntico e verdadeiro com suas escolhas. Essa é a única coisa que ninguém poderá fazer melhor do que você.
Texto anteriormente publicado no Blog do Romero.

Avatar
Author

Romero Rodrigues é fundador e principal executivo do Buscapé Company, a maior empresa de digital commerce da América Latina; investidor anjo em diversas startups de Internet; e membro do conselho da Endeavor Brasil.

Write A Comment