• Denise Mizrahi
  • por Denise Mizrahi
  • Sou Denise Mizrahi, ex-analista desenvolvedora do Unibanco, formada em TI e certificada como MCSD e MCDBA. Há 12 anos abandonei o mundo corporativo e criei alguns negócios online, que dependiam (e dependem) exclusivamente do público que vem pela internet. Diretora da BR-E Publicidade Online, Diretora do site Temporada SP, Diretora do site Criação de Logotipo, Diretora do site Working Higienopolis, Diretora do site Empresas de Casamento.

8 ações para divulgar gratuitamente o negócio e obter resultados incríveis

3 de junho de 2016
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Montar um negócio na internet leva tempo, envolve logística, reuniões para definir a criação e estruturação do site, além das demandas burocráticas…

Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?


Finalmente, o site está pronto e o negócio pode começar. E agora? Agora vem a parte mais importante: como vou vender? Quem vai comprar ou contratar os meus serviços? Cadê o meu público?
Além de links patrocinados, utilizo várias formas de divulgação gratuita e elas têm dado muito certo. Compartilho aqui as principais ações para obter sucesso na divulgação de seu site.
Leia até o fim e mãos à obra. Faça você mesmo e os resultados serão imediatos!

1- Grupos do Facebook

Os grupos do Facebook são preciosos universos que reúnem pessoas por determinados interesses. Eles (ainda) não permitem que posts patrocinados invadam seu espaço, então a divulgação ali é algo um pouco mais sutil, mas gera efeitos incríveis.
Como fazer:
Procure por grupos que reúnam pessoas que tenham o perfil de seu público-alvo. Por exemplo, se o seu negócio é voltado para o público infantil, encontre grupos de mães que trocam dicas. Se o seu negócio é uma imobiliária em determinado bairro, encontre grupos que reúnam moradores do bairro.
Você pode encontrar muitos grupos interessantes e entrar neles.
Exemplificando com um negócio meu: tenho um escritório e alugo salas por hora ou período em São Paulo. Então, entrei em grupos de psicólogos, coaches, nutricionistas, advogados e também grupos de classificados bairro de Higienópolis, onde o espaço se localiza.
Estes grupos reúnem o perfil ideal de pessoas que possam se interessar em alugar salas comerciais por hora.
Uma vez aceita nos grupos, leio as regras e posto, 1 ou 2 vezes por semana, um texto objetivo e simpático que descreve o meu negócio (basicamente um anúncio).
Já conquistei muitos clientes assíduos através desta ação.

2- Fanpage no Facebook

Fazer uma fanpage é praticamente uma obrigação. Hoje o Google rankeia estas páginas e insere nos primeiros resultados das buscas.
Então, deve-se fazer a fanpage de forma completa, com todas as informações, telefone, descrição do negócio, fotos, chamada para ação… E convidar amigos para curtirem!

3- Google+

O Google+ é uma rede social pouco utilizada, assim portanto as pessoas acabam por não dar a devida importância a ela. Mas a rede social tem algo de muito valioso: tudo que é postado lá é indexado rapidamente pelo Google.
Então, se eu tenho um buffet na Zona Sul e desejo aparecer no Google sem pagar nada, uma das ações é montar uma página para o meu buffet no Google+ e postar periodicamente posts com palavras-chave relevantes.
Estes posts serão indexados pelo Google e, quando pesquisarem por buffet infantil na zona sul, mesmo que o site não apareça na primeira página, muito provavelmente seus post aparecerão. Por isso, deve descrever o seu negócio e incluir sempre um link para o site.

4- Google Meu Negócio e Google Maps

Importantíssima ação gratuita para aparecer no topo do Google. Seu negócio aparece com fotos e destaque logo no primeiro resultado, quando pesquisarem por ele. E nada é cobrado para que isso aconteça.
Basta acessar o Business Center, se cadastrar e seguir os passos. Sua empresa será destacada no Google quando pesquisarem por ela.

5- Buscar e-mails interessantes e utilizar um extrator de e-mails gratuito

Se você dispuser de tempo, esta ação é bastante interessante. Encontre listas de e-mails relacionadas com seu público-alvo (através de busca no Google). Com o extrator de e-mails Gratuito, basta copiar um texto e colar na janela para que ele devolva apenas os e-mails válidos.
Veja como funciona aqui: http://www.extrator.com.br/extrator-de-emails/
Você pode montar sua lista de e-mails e salvá-la. Depois, é só enviar periodicamente um e-mail  (pode ser somente um texto, que você vai criar com calma para garantir que fique curto e objetivo) para a lista.

6- Montar um blog no Blogspot

Um blog costuma ser indexado pelo Google tanto quanto sites. Montando um blog e postando novidades e links para o site garante mais relevância para o seu site. Atualmente é bem fácil e intuitivo montar um blog:
https://www.blogger.com/home
Leia também:

Qual a melhor plataforma de blog?

7- Dentro do seu site

Seu site deve ter na página principal um formulário para contato e o seu telefone de forma destacada.
Isso facilita para os visitantes. Então, ter uma página principal objetiva e com os itens acima é fundamental para garantir que os visitantes tomem a decisão de entrar em contato (e passar informações como telefone e e-mail).

8- Identificar as principais palavras-chave e utilizá-las sempre que possível em todas as ações.

Determine sua lista de palavras-chave. Uma vez definidas, procure utilizar sempre que postar algum texto em blogs, Facebook (utilize hashtags), Google+, inclusive nas páginas de seu site.

Conclusão

Com este conjunto de ações, fica simples ganhar relevância no Google, Facebook e conquistar clientes novos. São ações que devem ser periódicas. Não podemos esquecer de fazer uma planilha com informações de como cada novo cliente veio parar no seu site, mensurando os resultados das suas ações.
Estas ações gratuitas, combinadas com ações pagas (links patrocinados, por exemplo) garantem uma eficiente divulgação para qualquer tipo e tamanho de negócio.

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