Não há qualquer dúvida que o mundo digital evolui de forma alucinante a cada dia que passa e é cada vez mais difícil ter uma forte presença online, devido aos milhares de websites existentes e a competitividade é maior a cada dia que passa.

Para manter o seu negócio no topo deve ser capaz de construir uma estratégia consistente desde o início, tudo pensado de forma a que os resultados apareçam e não apenas ir por “arrasto”.

É com a presença online que os clientes podem contatar, interagir, conhecer e principalmente confiar no produto/serviço que tem para oferecer.

Apresentamos aqui 9 maneiras de desenvolver a sua presença online com sucesso:

1 – Definir Objetivos e Metas a Atingir

Quando queremos marcar presença e ganhar relevância não o devemos fazer só porque é o que se diz ser importante fazer, mas sim fazer porque tenho um objetivo em mente.

O primeiro passo começa por definir o que queremos atingir, quais são os objetivos a que nos vamos propor e traçar uma estratégia para curto e longo prazo de forma a evitar perder a motivação e manter o foco.

Quando traçados os objetivos, devemos, por exemplo, a cada duas semanas, verificar se estamos a ir de acordo com o planeado e no caminho certo, se está a trazer resultados ou se é necessário fazer alguns ajustes.

2 – Criar um Website

Esta é a nossa casa digital. Ter uma forte presença online começa por ter um website onde possamos partilhar o nosso trabalho ou apresentar um produto/serviço e interagir com os utilizadores.

É importante que você crie um site que seja fácil de navegar, seja rápido, tenha um design apelativo e claro compatível com dispositivos móveis.

3 – Criar uma Lista de Emails

Ter uma lista de e-mails longa é sempre uma boa forma de envolvimento com potenciais utilizadores, quer seja de forma mais ou menos regular.

Esta lista pode ser construída a partir de regime de registo para ter acesso a determinados conteúdos, utilizar call-to-action ou promover uma newsletter.

Além de ser possível o contacto com os utilizadores podemos ter uma maior perceção qual o tipo de conteúdo que preferem e quais os emails que mais abrem.

4 – Desenvolver uma Marca e não Apenas um Negócio

A competitividade é cada vez maior, portanto não nos podemos ficar por criar apenas mais um negócio igual aos outros ou em que pouco se diferencia.

É importante criarmos uma marca forte que fique na cabeça e na memória das pessoas.

Nesta fase temos sem dúvida de ter um logotipo forte e isto é simples pois podemos criar um logotipo grátis que seja diferenciado e apelativo ao olhar.

Outra estratégia é personificar a nossa marca, ou seja, ter identidade própria: seja através de um mesmo estilo de escrita, de criar um personagem ou ter uma linha de raciocínio e trabalho bastante consistente e bem definida.

Desta forma os utilizadores podem relacionar-se mais com a marca e conseguimos distinguir-nos de qualquer concorrência.

5 – Conteúdo Consistente e que Traga Valor

Quanto mais conteúdo trouxermos maior será a probabilidade de alguém visitar o nosso website. Mas não pode ser conteúdo aleatório e de baixa qualidade.

Aqui surge a questão: Como sei que conteúdo postar?
Uma das opções é procurar saber quais os problemas e desejos da maioria dos utilizadores e criar conteúdo nesse sentido, que toque nesses fatores.

Seja em forma de podcast, ebook, texto ou vídeo, o importante é ser consistente e trazer informação correta, para ganhar credibilidade e confiança.

6 – Otimizar o Website e o Conteúdo: SEO

Existem milhões e milhões de websites na internet e se o seu não estiver pelo menos na primeira página do Google (e preferencialmente nos 5 primeiros lugares), vai ser difícil ter o tráfego desejável.

É aqui que entra o SEO – Search Engine Optimization, que com um conjunto de estratégias como utilizar determinadas palavras chave no conteúdo, otimizar títulos e descrições, melhorar a estrutura do link e conseguir backlinks vão ajudar a colocar o website numa posição competitiva quando é feita uma pesquisa.

7 – Forte Presença nas Redes Sociais

Estar nas redes sociais parece óbvio nos dias de hoje, sendo que passamos uma grande parte do dia online em páginas como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter ou Linkedin.
Redes sociais fazem parte da vida diária das pessoas e é uma das melhores maneiras de ganhar reconhecimento, credibilidade, reputação e confiança.

Isto não implica que tenhamos de estar presentes em todas as redes e postar conteúdo todos os dias em todas elas. Podemos determinar quais as mais usadas pelo nosso público alvo e direcionar o foco para essas.

O principal é manter a presença nas redes sociais, consistência e que o conteúdo seja persuasivo.

8 – Construir Relações

Ter relações com pessoas da mesma área ou de áreas relacionadas é ótimo para consolidar uma forte presença online. Desta maneira conseguimos ser falados por diferentes pessoas em diferentes plataformas (desde um podcast no Youtube, a um post no Facebook ou até conseguir um backlink num website).

Podemos criar relações em comunidades e fóruns online da nossa indústria e claro sendo ativos com comentários, criar tópicos ou responder a dúvidas.

É importante aparecer para saberem que estamos cá para marcar a diferença. Contudo, de início, esta não é uma maneira de promoção mas sim de reconhecimento e gerar valor.

9 – Ser Paciente

A paciência é uma virtude. Os resultados não vão começar a aparecer e serão extraordinários em 1 dia, 1 semana ou até mesmo 1 mês. Este é um processo que requer tempo e persistência.

Não se deve criar altas expectativas, contudo, se a nossa estratégia for forte e consistente e nos mantermos focados, os resultados também chegarão com mais rapidez e fluidez.

Conclusão

Cada caso é um caso e variantes podem e vão surgir em diferentes ocasiões e as estratégias podem precisar de alterações com o decorrer do tempo, mas é importante ter sempre em mente que devemos ser consistentes, exigentes, analisar os resultados e perceber o que resulta ou não.
Seguindo estes passos e com o foco e motivação correta, a sua presença online irá passar ao próximo nível!

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

2 Comments

  1. Eu diria que ser paciente é o primeiro pilar. Porque muita gente acha que trabalhar pela internet você constroi as coisas da noite para o dia. E não é assim. É como construir uma casa. Um tijolinho por vez. E muita consistência.

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