O e-mail marketing exige atenção e cuidado em todas as etapas, desde a concepção da peça até a análise de relatórios. Mas um fator que julgo mais importante é a base de e-mails. Digo isso porque se não tivermos os devidos cuidados com a manutenção da base, a entrega na caixa de entrega dos destinatários de nossas mensagens pode ser comprometida.
É preciso criar o hábito de limpar a base de e-mails. Isso mesmo, você precisa deletar alguns e-mails! Tire da sua base de contatos os e-mails que não interagem com suas campanhas a mais de 6 meses. Veja alguns bons motivos para isso:
E-mails inválidos
São usuários que, por algum motivo, deixaram de acessar por muito tempo a conta de e-mail e teve o mesmo “anulado”. Os provedores de e-mail reconhecem quando um e-mail é inválido e, quanto mais você tenta enviar mensagens para um e-mail inválido ou inativo, mais a sua reputação é rebaixada.
Spamtrap
O principal vilão da história. São e-mails que não são de usuários reais, ou seja, são e-mails armadilhas criados pelos próprios provedores de e-mail para identificar os spammers. E não para por aí, agora existem os “Spamtraps reais”! São e-mails armadilhas que geram falsas taxas de aberturas e cliques. É mais uma tentativa que os provedores adotaram para dificultar a vida de quem é spammer.
Caso você envie e-mail marketing para algum e-mail armadilha, sua reputação é rebaixada de forma drástica! Por isso a importância de NÃO comprar base e nem usar base de contatos de terceiros. Você não conhece a procedência da base, não pode basear todo seu planejamento de marketing enviando e-mails marketing para contatos desconhecidos, um deles pode ser spamtrap.
Analisar as taxas de reclamações de spam feitas pelos destinatários e ficar de olho se seu domínio (ou IP) está em blacklist pode ajudar a analisar se sua base está apta para se trabalhar.
Os dados de reputação podem ser consultados em diversos sites especializados, como:
– senderscore.org
– senderbase.org
– mxtoolbox.com
– uribl.com (exclusivo para domínios)
– multirbl.valli.org
Vale repetir: Cuide da sua base de e-mails, faça manutenções semestrais e não compre bases. Por mais demorado que seja o processo de cadastros vindos do seu site, é a forma mais segura!

Avatar
Author

Write A Comment