• Renann Mendes
  • por Renann Mendes
  • Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen, referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

Algoritmo do Facebook muda a favor do compartilhamento de links nos posts

30 de janeiro de 2014
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O Facebook anunciou recentemente a mudança do seu algoritmo, que afeta negativamente a forma com que uma atualização de fanpage aparece no feed de notícias da rede social. De acordo com Chris Turitzin, gerente de produto, a classificação do feed de notícias para atualizações somente com texto mostraram um grande declínio de engajamento com base em testes realizados pelo próprio Facebook.
Como resultado, as páginas podem esperar ver uma diminuição da distribuição do próprio algoritmo por este tipo de atualização.
Gestores de páginas foram experimentando ao longo dos últimos meses o declínio desesperador do alcance das publicações de uma maneira geral, cerca de 44% de acordo com os relatórios publicados. A ideia central da Rede Social é levar os proprietários de páginas a pagar por publicidade dentro da rede para atingir um público maior.

Mensagens com Compartilhamento de links (Link-share) prometem aumentar o alcance

O teste levantou um ponto positivo para os proprietários de páginas: Mensagens com link-share – aqueles que incluem um link na atualização – que foram compartilhados com uma imagem recebeu mais engajamento que mensagens em que os links foram incorporados sem o uso de imagem. Como resultado, o algoritmo do Facebook deve priorizar mostrar as atualizações deste tipo.
“Descobrimos que, em comparação com o compartilhamento de links incorporados em atualizações de status, essas mensagens obtém mais envolvimento (likes, comentários, compartilhamentos e cliques) e proporcionam uma experiência mais visual e atraente para as pessoas verem nos feeds.”, disse Turitzin.

Exemplo de link compartilhado sem nenhuma imagem.
Exemplo de link compartilhado sem nenhuma imagem.

Em 2013, em um esforço para aumentar as taxas de click-trough em links com o conteúdo mais visualmente atraente, o Facebook aumentou o tamanho das imagens que aparecem nas mensagens com link-share no feed de notícias.
Exemplo de link-share recomendado.
Exemplo de link-share recomendado.

Para o conteúdo ser coerente com este novo formato, o Facebook recomenda que os proprietários de páginas incluam imagens no link com o conteúdo que será posteriormente compartilhado no Facebook. Que os posts em blogs e páginas de produto tenham imagens com 1200×627 pixels, embora caso você utilize imagens com o mínimo de 560×292 também vai funcionar bem. Imagens menores que o tamanho recomendado irá resultar em mensagens parecidas com esta:

Link-share com uma imagem menor que o tamanho recomendado.
Link-share com uma imagem menor que o tamanho recomendado.

Como criar Publicações com compartilhamento de links no Facebook

Dois simples passos são necessários:

1- Copie a URL que você deseja compartilhar. Pode ser um post no blog, página de produto, ou qualquer outro tipo de conteúdo interessante.
2- Cole o link na caixa para atualizar status em sua página do Facebook.

O Facebook vai puxar título, texto e imagem (se houver) a partir do link na caixa de atualização de status. Se mais de uma imagem for reconhecida, aparecerão setas para o gestor da página escolher a melhor imagem que define o conteúdo.
Existem alguns casos em que a imagem do link compartilhado não é carregada pelo Facebook, a Rede Social permite que você inclua uma imagem manualmente  usando o link “Enviar imagem“. Porém, encontrei recentemente uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Facebook que na maioria dos casos resolve este problema.
Em Facebook Developers acesse a ferramenta Debug (https://developers.facebook.com/tools/debug). Cole sua URL no espaço disponível e em seguida clique no botão “Debug”. O Robô do Facebook fará uma análise do link e pronto, seu link deve ter as informações de imagens reconhecidas para o Link-share.
Após as informações do link com título, imagem e descrição é recomendado que você exclua a URL da caixa de atualização e inclua um comentário sobre o assunto. Isso contribui para uma aparência mais limpa e agradável, mostrando uma atualização mais organizada. Caso seu comentário mostre argumentos positivos sobre o link compartilhado, sua chance de interação com o usuário aumenta, pense que você terá mais uma chance de convencê-lo que aquele conteúdo é relevante.

Exemplo de Link-share onde removemos o link da atualização de status e incluímos um comentário.
Exemplo de Link-share onde removemos o link da atualização de status e incluímos um comentário.

Leia também: Como o EdgeRank do Facebook funciona?

Conclusão

Esta última versão do algoritmo do Facebook tornou ainda mais difícil para os gestores de páginas terem seus conteúdos vistos pelos seguidores. Caso seu objetivo com suas publicações no Facebook seja atrair tráfego ao seus sites, blogs ou lojas virtuais diminua suas atualizações com texto (e até de imagens) e siga as regras acima.
Recentemente mudamos a maneira de publicar as atualizações na página da Universidade Buscapé Company no Facebook exatamente utilizando estas regras. Somos testemunhas que o alcance (e o engajamento) melhorou significativamente. Paramos de utilizar o compartilhamento com uma imagem e passamos a utilizar o link-share, garantia de melhoria de alcance até a próxima mudança de algoritmo.
E você, como tem trabalhado sua página de empresa no Facebook? Tem alguma dica adicional? Comente.
Publicação original do Paul Chaney para o Practical Ecommerce.

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