Outubro de 2014 vai ser lembrado como um mês quente! E não podemos falar que apenas as altas temperaturas que bateram recorde na cidade de São Paulo atestam isso. São Paulo registrou a temperatura mais alta em 71 anos, a época mais quente desde a década de 1940.
O mês movimentou significativamente os números de vendas de ar condicionado no e-commerce, que conta com um tíquete médio bem alto, R$1.300 no mês de Novembro de 2014.
O estado de São Paulo representa em média 40% do share financeiro do e-commerce brasileiro, sendo assim, uma movimentação de um mercado tão relevante merece destaque.
Para confirmar o comportamento do mercado e que os números foram movimentados exatamente pelo calor excessivo, montamos um gráfico comparativo da temperatura diária na cidade de São Paulo com o share de volume de vendas de ar condicionado no e-commerce. Perceba a movimentação semelhante:

vendas-ar-condicionado

Note que existe um “tempo de reação” do mercado diretamente relacionado aos picos de temperatura. Destacamos o dia 13 de outubro onde a temperatura atingiu 36º. Dois dias depois, as vendas no e-commerce atingiram também seu pico no mês, com mais de 25% do share de volume financeiro em vendas de aparelhos de ar condicionado.

Se levarmos em conta os 9 primeiros dias do mês então, onde a média de temperatura foi de 22º, as vendas representaram em média 7% do mercado. Com o calor aumentando, a partir do dia 10, com uma média de temperatura de 29º, as vendas saltam para uma média de 17% de share financeiro ultrapassando Celular e Smartphone.

Author

Com 9 anos de experiência no exterior, é graduado em Desenvolvimento Web e Pós-Graduado em Inteligência de Mercado na FIA. Especialista de Inteligência de Mercado da e-bit desde 2008, faz parte do grupo de desenvolvimento do relatório anual mais importante do comércio eletrônico do Brasil, o WebShoppers. Oferece apoio direto a varejistas fazendo apresentações com relatórios de mercado.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.