• Avatar
  • por Israel Melicio
  • Empreendedor mobile, matemático, cientista da computação, mestre em engenharia de software pela Unicamp, managing director & CEO na MWG Digital (empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, sites responsivos, sistemas e softwares).

Benefícios do QR Code para E-commerce

2 de novembro de 2016
Share Button

O QR Code, ou Código QR, é um código criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para auxiliar a catalogação das peças de carros na linha de produção.
Em 2003 o QR Code começou a ser aplicado em celulares, visto que até mesmo as câmeras com tecnologia VGA são capazes de ler e interpretar o código.

Como funciona o QR Code?

Para acessar um conteúdo codificado por QR Code, o usuário deve dispor de um smartphone com câmera e um programa para ler o código bidimensional. O processo é relativamente simples, o usuário precisa abrir o aplicativo leitor de Códigos QR e escanear o código, (os aplicativos utilizam a câmera do gadget para realizar o escaneamento do código).
Com base na programação previamente configurada para esse QR Code, o usuário será redirecionado para um destino específico, podendo ser uma imagem, vídeo, página específica em um site, entre outras possibilidades.
Veja também:

Vitrine virtual permite compras pelo celular no Metrô de São Paulo

Como utilizar o QR Code em seu e-commerce?

Ofertas exclusivas

É uma característica comum do e-commerce, oferecer vantagens, descontos e promoções para os clientes após efetuarem uma compra. Que tal enviar um Código QR para o seu cliente, junto ao produto que ele adquiriu e será entregue em sua residência?
Como diferencial, não se esqueça de oferecer um bônus ou desconto exclusivo; primeiramente o cliente será atraído pela curiosidade de descobrir o que há naquele QR Code, em seguida, ao se deparar com um conteúdo exclusivo, ele fatalmente irá utilizá-lo, e/ou compartilhar com alguém próximo, o que dá espaço para o próximo passo.

Captar contatos e novos clientes

Como citamos anteriormente, é quase que automático o interesse e a curiosidade de saber o que há em um Código QR. Uma alternativa interessante – principalmente se o seu e-commerce trabalha com algum tipo de material impresso – é espalhar QR Code’s que encaminhem os usuários para landing pages repletas de ofertas, novidades e conteúdos exclusivos e interessantes.
Nessas landing pages é possível fazer a captação desses contatos através de formulários com CTAs (call to action – chamada para ação), em troca da possibilidade desses usuários acessarem os conteúdos de interesse.

Cross-selling

Nada mais influencia a aquisição de um consumidor do que um senso de urgência estratégico e bem elaborado. Após finalizar uma compra, ofereça um desconto imperdível através de um Código QR, para uma série de produtos complementares ao que ele acabou de adquirir.
Não deixe de frisar a exclusividade dos descontos de maneira que o cliente não queira correr o risco de perdê-los.

5 estratégias para melhorar o cross selling e upsell do seu e-commerce


Se o Código QR e algumas dessas opções de implementação se adequam a realidade da sua empresa e as necessidades de seu cliente, não hesite em adotar essa estratégia.
Além de inovadora e facilitadora, como toda vertente da tecnologia ela promete ser cada vez mais utilizada, ganhando um papel fundamental no mundo mobile.

Você também vai gostar

O que vale mais: variedade de produtos ou foco em um bom produto... Abrir um negócio não é fácil. O primeiro negócio, então, é ainda mais difícil. As dificuldades para quem está começando são diversas: o tempo e a e...
O que esperar do E-commerce em 2014? O que esperar do E-commerce em 2014? Com 2013 chegando ao fim, a Ericsson ConsumerLab identificou as principais 'tendências de consumo para 2014'. Por...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Benefícios do QR Code para E-commerce”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>