O termo Business Intelligence (BI) está em alta no e-commerce. As técnicas de inteligência de negócios representam uma evolução para os empreendedores que sabem a importância de se ter as informações de negócio sob controle para uma tomada de decisão.
Muitos nos perguntam se o pequeno empreendedor pode ter acesso à BI. Sim, é perfeitamente possível. O Business Intelligence pode ser adotado com uma simples planilha de Excel. Logicamente que quanto mais sofisticada for sua tecnologia, maior o poder para identificar as oportunidades.
Mas o que é BI? O que ele representa para o e-commerce? Como torná-lo seu aliado? Vamos esclarecer alguns pontos?

O que é Business Intelligence

Business Intelligence é um processo de desenvolvimento de inteligência de negócios, ou seja, criação de conhecimento relevante e útil para a empresa a partir de dados coletados de diversas fontes, como clientes, mercado, concorrentes, fornecedores, governos e agências de pesquisa.
Quando falamos em ferramentas de Business Intelligence, estamos nos referindo às tecnologias que permitem a coleta, tratamento, segmentação e análise desses dados. Estas informações podem ser associadas à um CRM, ERP, softwares de mineração de dados, entre outras, que podem ser integradas em uma solução de BI completa.
O BI é indicado para que você tenha um melhor poder de decisão, saindo da gestão baseada no feeling para uma gestão baseada em dados e informações, que permitem avaliar o contexto em que a empresa se encontra e assim tomar decisões mais assertivas, com pouca ou nenhuma margem de erro.

Metodologia

Para entender um pouco melhor sobre como aplicar um projeto de BI para o seu pequeno negócio, gostaria de te apresentar o Data Warehouse. Nada mais do que o nosso depósito de dados digitais que armazenam as diferentes informações coletadas de diferentes fontes.
É com o Data Warehouse que se organizam os relatórios cruzados com base em todo o histórico coletado. Aqui as empresas recolhem diferentes tipos de informações para o controle de processos importantes. Este “depósito” cria padrões para melhorar as análises de todos os sistemas, corrige erros e reestrutura dados.
Outro conceito fundamental para você que quer conhecer um pouquinho mais sobre BI é 5W2H. Esta ferramenta basicamente fala em montar um checklist onde mapeamos tudo que deve ser feito para atingir os objetivos estabelecidos na estratégia estipulada após o cruzamento das informações em busca das soluções (ou respostas) para o negócio.
Utilizar o 5W2H significa eliminar completamente qualquer dúvida que possa surgir durante elaboração de uma estratégia, processo ou projeto. Este método de controle é muito utilizado por profissionais de BI para a tomada de decisões estratégicas.
O 5W2H mapeará em forma de tabela as seguintes diretrizes:

• What – O que será feito (etapas);
• Why – Por que será feito (justificativa);
• Where – Onde será feito (local);
• When – Quando será feito (tempo);
• Who – Por quem será feito (responsabilidade);
• How – Como será feito (método);
• How much – Quanto custará para fazer (custo).

O Business Intelligence pode identificar deficiências, custos à reduzir e ajustes de estratégias de atuação e de Marketing Digital. Mas como? Onde BI pode te ajudar na gestão do e-commerce?
Note que todos os itens que listamos se relacionam, a inteligência do seu negócio não deve ser entendida separadamente, e sim como um todo.

1- Eficácia da plataforma de e-commerce

Com o BI você pode avaliar a navegabilidade da sua loja virtual, identificar as páginas mais visitadas, entender se o processo de checkout é eficiente (e se não é,07 em qual etapa do checkout mais usuários deixam o site) e otimizar a experiência do usuário para que ele se sinta plenamente satisfeito com seu e-commerce.
Além disso, no back-office de sua plataforma você poderá cruzar suas informações de vendas e entender melhor sobre o comportamento de compra do seu consumidor. Que explicaremos melhor no próximo item.

2- Comportamento do consumidor

O que as pessoas compram, com que frequência, qual é o tíquete-médio gasto por época do ano, qual a duração do ciclo de vendas de cada produto e como otimizar o funil de vendas são algumas das informações que você obtém com Business Intelligence.
A identificação deste comportamento será essencial para a definição de suas Buyer Personas, o que potencializará seu marketing digital.

3- Melhoria na estratégia de Marketing Digital

Com a ajuda do Business Intelligence é possível entender de onde vem o tráfego do e-commerce, quais canais são mais efetivos para geração de tráfego e/ou vendas.
Qual é o ROI de cada ação de marketing, ou de cada ferramenta de Marketing Digital e assim tomar decisões para ajustar suas campanhas/ações de marketing para obter melhores resultados.
Além disso, com as buyer personas definidas através da identificação do comportamento de consumo, você vai saber quais são as melhores formas de abordagem e tipos de conteúdo com maior adesão, engajamento e potencial de aumento de tráfego por busca orgânica.

4- SEO

Você pode usar o BI para conhecer as palavras-chave com melhor desempenho e quais técnicas são mais efetivas para trazer novos visitantes referenciados dos mecanismos de busca para o site ganhando posições nos resultados de busca orgânica.
O Google oferece ferramentas sobre demanda e associação de palavras-chave, porém só com um sistema de inteligência você vai entender quais funcionam melhor para o seu ramo de atuação e especialmente para o seu negócio e público-alvo.

5- Eficácia das campanhas de links patrocinados

Assim como o SEO, os Links patrocinados (Google Adwords principalmente) são uma ótima maneira de atrair mais pessoas para seu e-commerce.
Mas antes de qualquer coisa você precisa conhecer alguns dados estratégicos, como custo por clique, custo por aquisição de lead, custo por aquisição de cliente, custo por mil impressões, entre outros, o que o BI pode te oferecer com rapidez e facilidade para você.

6- Desempenho nas redes sociais

Se você investe em divulgação da marca e relacionamento nas redes sociais, também precisa saber que tipo de retorno cada uma delas trazem para o seu negócio virtual, quais redes sociais geram maior tráfego, qual o nível de envolvimento dos usuários, horários e dias melhores para cada tipo de publicação, ROI das ações desenvolvidas nas redes sociais, etc.
Com um Business Intelligence, você filtra todas as informações e tem um panorama completo das plataformas que são mais importantes para sua campanha de marketing digital.

7- Comparativo com a concorrência

Para ter certeza de que você está indo bem, só sabendo como andam seus concorrentes, por isso o BI permite que você faça análise de desempenho comparando resultados do seu e-commerce e de outros players do mercado.
Desenvolva comparativos que ajudam a entender como se sobressair no mercado e ter melhores vendas. É possível entender que outras empresas podem estar “roubando” seus clientes até mesmo indiretamente.
Quanto mais informação você tem disponível, maior a necessidade de um processo que permita selecionar aquilo que realmente fará diferença na tomada de decisão.

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3 Comments

  1. Outra 2 ferramentas muito importantes no B.I. são as matrizes GUT e IxD para analisar a importância das ações.
    Num mundo com tanta informação se as empresas não souberem priorizar elas se perdem em meio a tantos dados.
    A GUT que analisa Gravidade x Urgência x Tendência ajuda a focar nas prioridades.
    A IxD analisa Importância x Desempenho e serve para verificar essa relação entra a importância do problema x o desempenho da empresa nesse ponto, identificando as ações urgentes.
    A partir dessas analises a empresa pode escolher quais as ações de B.I. que deve utilizar e então escolher as melhores ferramentas.

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