Em 2012, com apenas 22 anos, o jovem empreendedor grego-alemão Panayotis Nikolaidis já fundava a sua primeira empresa: a Panna Cotta Voucher Group, especializada em portais de desconto. Com sede em Berlim e Hamburgo, e operando em 9 países, a startup alemã atua no Brasil desde a fundação e atualmente busca reforçar seus laços com os consumidores do país, que possuí um mercado de e-commerce em “Fase de Profissionalização”, segundo o CEO Panayotis Nikolaidis.

CEO aos 22 anos, empreendedor grego-alemão aposta no mercado brasileiro de e-commerce

Especializada em oferecer cupons de desconto online, o conceito da startup alemã logo chamou a atenção da incubadora Hanse Ventures, que investiu no negócio. Hoje, com 2 anos de atividade, a Panna Cotta espalha sua rede por países como Espanha, Itália, México, Chile e Alemanha. A empresa, que no Brasil atua através do portal Cupom.com, já ajudou mais de 9 milhões de consumidores ao redor do mundo a economizar em compras online.
A história de sucesso da jovem empresa se confunde com a trajetória de seu dono. Se Panayotis Nikolaidis combina as culturas grega e alemã em sua personalidade, a Panna Cotta Voucher Group também possui DNA internacional. No total, são 60 pessoas de 17 nacionalidades diferentes trabalhando na mesma equipe. Essa verdadeira Torre de Babel dos descontos online só é possível, pois a empresa dá preferência a profissionais dos países de atuação para melhor compreender as necessidades dos consumidores nativos.

Panna Cotta Voucher Group no Brasil

A julgar pelo número de brasileiros na Panna Cotta, a empresa tem tudo para traduzir como poucas as necessidades e anseios dos consumidores do país. Ocupando cargos de gerenciamento (Managers) e liderança de setores (Heads), os brasileiros representam 10% da equipe, formada por profissionais com vasta experiência em E-commerce, Branding, Otimização para Ferramentas de Busca e Tecnologia da Informação.
Após 2 anos de atuação no e-commerce nacional, Panayotis Nikolaidis e sua equipe compreendem os hábitos e preferências dos consumidores e parceiros do Brasil, confirmando a carência de um serviço de qualidade. Dessa forma, oferecer uma plataforma sólida e criar laços ainda mais fortes com os brasileiros é o principal objetivo da Panna Cotta.

Panayotis Nikolaidis analisa e-commerce global e traça estratégias da Panna Cotta Voucher Group

França, Alemanha, Itália e Espanha são países que contam com um alto nível de penetração e o público já tem afinidade com compras online, porém o desafio de atuar em mercados mais desenvolvidos é que os concorrentes são extremamente competitivos e já garantiram uma boa fatia do market share. Nossa estratégia para esses países requer ações de marketing mais agressivas e que gerem visibilidade, aumentando nossa base de consumidores leais.
Já em países como Colômbia, Rússia, México e Turquia, a cultura do e-commerce ainda encontra-se nos seus estágios primários de aceitação. Nesses países precisamos primeiro educar os consumidores e lojas online sobre os benefícios do nosso modelo de negócios (cupons online).
O mercado Brasileiro encontra-se exatamente entre as duas situações mencionadas acima, nós chamamos essa fase de “Fase de Profissionalização”. Graças ao crescimento rápido do e-commerce no país, precisamos de estratégias ágeis e que funcionem bem a curto prazo garantindo a maior fatia do market share. Investir em relacionamentos fortes é a chave ocupar posições relevantes em mercados de rápido crescimento.

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