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  • por Luiz Pereira
  • Luiz Pereira é COO da Precifica, primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente.

5 razões para colocar seu e-commerce em um marketplace

11 de maio de 2016
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Quem possui uma loja virtual ou pensa em abrir uma no Brasil certamente já ouviu a expressão marketplace. Estes sites nada mais são do que centros de compras virtuais, em que vários lojistas expõem seus produtos para os consumidores (semelhante ao shopping center no varejo físico).
O modelo de negócio está em alta no e-commerce brasileiro justamente pelos inúmeros benefícios proporcionados aos consumidores e empresários.
Porém, diferentemente dos modismos que surgem no comércio eletrônico, este conceito deve permanecer por anos como uma boa opção para alavancar as vendas. Confira cinco ótimos motivos para acreditar nos marketplaces:

1- As vendas no e-commerce começam no marketplace

Pesquisa da Pymnts.com para a Amazon em 2015 já mostrava essa tendência global: 64% dos consumidores admitiram que iniciam a busca por novos produtos nos centros de compras virtuais por conta da diversidade de itens e revendedores.
A possibilidade de tirar dúvidas, economizar e comprar em um único site faz o consumidor adotar mais este modelo de compra. Logo, esse número deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

O que a Netshoes pode ensinar aos lojistas de marketplace?

2- A relação custo x benefício é mais vantajosa para todos

Se o consumidor consegue fazer tudo no marketplace, os lojistas podem aumentar as receitas e diminuir os custos de operação e de marketing.
Isso porque a maioria dessas empresas oferece um pacote serviços para o empresário poder rapidamente passar a vender os seus produtos no marketplace. Assim, ele ganha fôlego para se dedicar a outros pontos importantes do seu negócio.

O triângulo comercial entre lojistas e-commerces, operadoras de marketplace e consumidores

3- Parceiras ajudam na evolução da loja virtual

O marketplace “empresta” sua credibilidade para as marcas inseridas em seu site, o que faz o varejista trabalhar com uma vitrine virtual para exibir os produtos e garantir o tráfego.
Entretanto, essa parceria vai além das vendas e do marketing, envolvendo até mesmo o suporte tecnológico no momento da integração entre as ferramentas com a infraestrutura de TI.

Como preparar sua loja virtual para vender nos maiores Marketplaces do Brasil

4- Novos públicos podem conhecer a sua marca

O número de consumidores que acessa um marketplace é infinitamente maior e mais diversificado do que aqueles que entram diretamente em uma loja virtual.
Se o empresário realizar um bom trabalho na definição do portfólio que será disponibilizado no marketplace e contar com preços atraentes, ele certamente atingirá um público diferente daquele que normalmente vinha comprando diretamente na sua loja e aumentando significativamente o volume de vendas.

Como destacar seus produtos dentro de um Marketplace?

5- É possível ter mais um ponto de venda para expor os produtos

Por fim, aqueles que já possuem um e-commerce podem optar por montar uma loja dentro do marketplace, ampliando os canais de venda na web e aproveitando os benefícios listados acima. A lógica é simples: com mais sites expondo seus produtos, mais pessoas irão visualizá-los e mais fácil será vendê-los.
Mas nem tudo são flores. Num próximo texto iremos abordar os cuidados que um lojista deve ter e eventuais riscos ao apostar nos Marketplaces. O equilíbrio é a chave!

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