• Avatar
  • por Thiago Sarraf - Dr. E-commerce
  • Consultor, Professor, Palestrante, Investidor Anjo e Empresário. Especialista em E-commerce e Internet, Thiago Sarraf é formado em Marketing e possui especialização em Negociação, Certificado em Google Adwords e Analytics. Sarraf já desenvolveu mais de 150 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL. É colunista e articulista dos portais iMasters e E-commerce Brasil.

Como anda seu alcance orgânico no Facebook?

20 de maio de 2014
Share Button

O texto abaixo, publicado pelo eMarketer, disserta sobre uma mudança que alterou o alcance das pesquisas orgânicas no Facebook, devido a uma alteração no algoritmo do feed de notícias da rede social, ocorrida em dezembro de 2013.
A partir dos dados abaixo, é possível perceber que algumas coisas realmente mudaram na hora de realizar uma pesquisa na rede social, porém, será que todo mundo percebeu isso?
Confira a tradução na íntegra:

Você está vendo alguma mudança em seu alcance orgânico no Facebook?

O alcance orgânico já estava em declínio antes da mudança de algoritmo do feed de notícias.

Em dezembro de 2013, o Facebook anunciou uma alteração no algoritmo de seu feed de notícias, causando alvoroço entre muitos, de marcas e divulgadores a celebridades e blogueiros, uma vez que visava reduzir drasticamente o alcance das mensagens orgânicas para entre 1% e 2%.
No entanto, uma pesquisa divulgada em abril de 2014 pela EdgeRank Checker – que mede o impacto médio do EdgeRank (o nome original do algoritmo do feed de notícias do Facebook) -, observou que o alcance orgânico já havia entrado em declínio antes desta mudança, devido a um aumento no número de mensagens que os usuários começaram a ver após adicionar mais amigos e clicar em “like” para mais marcas na rede social.

Como anda seu alcance orgânico no Facebook?

O gráfico acima ilustra a seguinte situação: de acordo com o EdgeRank Checker, em todo o mundo, o alcance orgânico médio de mensagens entre as páginas do Facebook caiu de 16% em fevereiro de 2012 para 6,5% em março de 2014. Enquanto a maior queda em termos de alcance entre os períodos estudados foi vista entre novembro de 2013 e dezembro de 2013, a menor ocorreu entre dezembro de 2013 e março de 2014, logo após o anúncio.
Apesar destes declínios contínuos, em agosto de 2013, uma votação feita pela ExactTarget revelou que os comerciantes americanos do Facebook haviam visto o crescimento orgânico – mensagens regulares para entreter ou informar seguidores – como uma das táticas mais eficazes, citado por 67% dos entrevistados; 58% relataram usar a tática.
As mudanças do feed de notícias do Facebook podem afetar a forma como, muitas vezes, os comerciantes usam mensagens orgânicas; porém, seu nível de eficácia no futuro continua a ser visto.
Publicação original – Are You Seeing a Change in Your Organic Reach on Facebook? – eMarketer.

Você também vai gostar

Facebook inicia o lançamento do Business Manager O Facebook lançou esta semana o Business Manager. Disponível momentaneamente apenas para usuários americanos, a nova ferramenta permite aos grandes an...
Engajamento de conteúdo e sua importância na estratégia de Inbou... Se você atua em uma empresa que considera a Internet seu principal canal, provavelmente leu ou ouviu a respeito de Inbound Marketing e Marketing de Co...
6 passos para desenvolver sua estratégia de links patrocinados p... Os cobiçados primeiros lugares nas páginas de resultados de busca do Google não são apenas daquelas empresas que possuem uma boa estratégia de marketi...
3 dicas para aumentar o engajamento e ROI de seus anúncios Que tal aumentar o engajamento e consequentemente o desempenho de seus anúncios sociais? Aqui estão 3 dicas úteis Há alguns anos atrás os links patroc...
Como melhorar sua Loja virtual no Facebook Como melhorar sua Loja virtual no Facebook. Todo mundo conhece e, provavelmente a grande maioria das pessoas já anunciou produtos em sites de classifi...
FAQ: Tudo sobre RankBrain, o novo algoritmo do Google O Google está usando uma tecnologia de aprendizagem de máquinas chamada RankBrain para ajudar a entregar os resultados das suas pesquisas Surgiram not...
Como otimizar o engajamento em sua página no Facebook Como otimizar o engajamento em sua página no Facebook? Por toda a parte, os blogs, sites e veículos que abordam e-commerce destacam a importância de m...
5 razões para você cuidar muito bem do SEO do seu e-commerce O SEO continua sendo uma das melhores formas de dar visibilidade relevante à sua loja virtual e gerar negócios na internet. Segundo o Advanced Web Ran...
Como usar as hashtags para potencializar as redes sociais do seu... Originadas no Twitter há alguns anos, hoje as hashtags possuem presença constante na internet. Tratam-se de palavras precedidas pelo sinal #, incluída...
Como deve ser um blog de e-commerce Não há dúvidas de que “conteúdo” é a palavra que melhor define e norteia as mais bem sucedidas campanhas de marketing relacionadas a e-commerce e negó...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Como anda seu alcance orgânico no Facebook?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>