O texto abaixo, publicado pelo eMarketer, disserta sobre uma mudança que alterou o alcance das pesquisas orgânicas no Facebook, devido a uma alteração no algoritmo do feed de notícias da rede social, ocorrida em dezembro de 2013.
A partir dos dados abaixo, é possível perceber que algumas coisas realmente mudaram na hora de realizar uma pesquisa na rede social, porém, será que todo mundo percebeu isso?
Confira a tradução na íntegra:

Você está vendo alguma mudança em seu alcance orgânico no Facebook?

O alcance orgânico já estava em declínio antes da mudança de algoritmo do feed de notícias.

Em dezembro de 2013, o Facebook anunciou uma alteração no algoritmo de seu feed de notícias, causando alvoroço entre muitos, de marcas e divulgadores a celebridades e blogueiros, uma vez que visava reduzir drasticamente o alcance das mensagens orgânicas para entre 1% e 2%.
No entanto, uma pesquisa divulgada em abril de 2014 pela EdgeRank Checker – que mede o impacto médio do EdgeRank (o nome original do algoritmo do feed de notícias do Facebook) -, observou que o alcance orgânico já havia entrado em declínio antes desta mudança, devido a um aumento no número de mensagens que os usuários começaram a ver após adicionar mais amigos e clicar em “like” para mais marcas na rede social.

Como anda seu alcance orgânico no Facebook?

O gráfico acima ilustra a seguinte situação: de acordo com o EdgeRank Checker, em todo o mundo, o alcance orgânico médio de mensagens entre as páginas do Facebook caiu de 16% em fevereiro de 2012 para 6,5% em março de 2014. Enquanto a maior queda em termos de alcance entre os períodos estudados foi vista entre novembro de 2013 e dezembro de 2013, a menor ocorreu entre dezembro de 2013 e março de 2014, logo após o anúncio.
Apesar destes declínios contínuos, em agosto de 2013, uma votação feita pela ExactTarget revelou que os comerciantes americanos do Facebook haviam visto o crescimento orgânico – mensagens regulares para entreter ou informar seguidores – como uma das táticas mais eficazes, citado por 67% dos entrevistados; 58% relataram usar a tática.
As mudanças do feed de notícias do Facebook podem afetar a forma como, muitas vezes, os comerciantes usam mensagens orgânicas; porém, seu nível de eficácia no futuro continua a ser visto.
Publicação original – Are You Seeing a Change in Your Organic Reach on Facebook? – eMarketer.

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Consultor, Professor, Palestrante, Investidor Anjo e Empresário. Especialista em E-commerce e Internet, Thiago Sarraf é formado em Marketing e possui especialização em Negociação, Certificado em Google Adwords e Analytics. Sarraf já desenvolveu mais de 150 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL. É colunista e articulista dos portais iMasters e E-commerce Brasil.

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