Muito além de gerenciar e monitorar ações de marketing, fluxo logístico e comercial, um gerente de e-commerce, deve ficar atento a saúde do seu time, pois é sua obrigação fazer com que as pessoas em sua volta se desenvolvam profissionalmente, atinjam as metas e se sintam motivadas a comprar a briga da empresa.
Em diversos e-commerces que já atendemos na Ciclo, avaliamos que organogramas e processos organizacionais são deficitários prejudicando tanto o gerenciamento de tarefas quanto pessoas, por isso com o objetivo de ajudar os profissionais de e-commerce, criamos esse artigo.

Criando uma equipe de performance

O conceito de pipeline de liderança nos explica que para medir o sucesso de um gestor, temos que avaliar os resultados da sua equipe, pois um gerente de e-commerce deve obter resultado com a execução do trabalho de seus subordinados. Assim como um técnico de futebol que ganha títulos organizando as pessoas e estratégias e não entrando dentro de campo para fazer o gol.

Construção dos processos

Antes você partir para análise e desenvolvimento das pessoas, você deve construir o caminho para saber quais são os gaps dentro do seu fluxo operacional. Por isso você deve mapear e documentar os seguintes pontos do seu e-commerce:
Mapear processos de sucesso: documente quais são os processos que não possuem travas desde de a criação de campanhas de marketing até o suporte de atendimento ao cliente, os que possuem gaps, tendem redesenhá-los.
Descrever processos: assim que finalizar o mapeamento, descreve cada processo da empresa.
Montar fluxos visuais: monte em um visualizar como draw.io ou até mesmo mindmeister, os processos para facilitar a interpretação.
KPIs para monitoramento dos processos: para conseguir melhorar futuramente, você deverá documentar as formas como cada processo será monitorado, para conseguir encontrar gaps e oportunidades. Na definição dessas informações, insira informações mensuráveis de maneira quantitativa ou em percentual.

Organizando as pessoas dentro dos processos

Com os processos mapeados e definidos, fica mais fácil de organizar as pessoas com seus respectivos objetivos e responsabilidades.
Organograma do e-commerce
Construa nessa fase crie o organograma de acordo com os processos do seu e-commerce, compondo de maneira hierárquica os profissionais ideais para realização de cada ação dentro do ecossistema.
Descreva o perfil de cada pessoas com as seguintes informações
Na era dos profissionais que precisam possuir multi-conhecimento, não podemos confundir com multitarefa, pois isso poderá prejudicá-lo tanto na entrega do resultado esperado, quanto no seu desenvolvimento. A falta de definição de sua missão e atividades acaba afetando na clareza de suas responsabilidades, você poderá seguir mais ou menos o exemplo abaixo:
Cargo: Analista de E-commerce
Subordinado: Gerente de E-commerce
Competências básicas: Ter conhecimento em gestão de CRM, E-mail Marketing e etc.
Missão do cargo: Aumentar o LTV dos clientes
Descrição das atividades: enviar briefing de campanhas para a agência de e-commerce.

Gerindo uma equipe de performance

Para gerir a sua equipe podemos dividir em 2 frentes, plano de desenvolvimento e monitoramento e feedback.

Plano de desenvolvimento

O plano de desenvolvimento é importante tanto para monitorar a performance de cada membro da equipe, quanto traçar uma perspectiva de crescimento, por isso para criar esse plano é muito importante saber qual é o pontual A (estágio atual) e o ponto B (estágio que o profissional deve chegar). Você pode criar com as seguintes informações:

  1. Defina objetivo do membro da equipe
  2. Traçar as metas em conjunto
  3. Estruturação de treinamento

Monitoramento e Feedback

Com todo o plano de desenvolvimento criado, você deverá estruturar 2 pilares:

  1. KPIs de acompanhamento: as métricas para saber se cada membro está atingindo os resultados esperados.
  1. Feedback: estruturar períodos com feedbacks constante para melhoria do profissional.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado no gerenciamento da equipe do seu e-commerce. Comente aqui se você tem alguma sugestão ou informação complementar.

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A Ciclo Agência Digital é uma agência data-driven, possuímos diversas soluções para as empresas que desejam aumentar seus resultados através de tráfego, conversão e dados. Seu modelo de negócio é e-commerce, SaaS ou até mesmo uma Startup, teremos o prazer em atendê-lo.

1 Comment

  1. Parabens pelo post. O gerenciamento de pessoas é bem complexo devido as individualidades mas ao mesmo tempo existem muitas ferramentas para auxiliar isso.

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