A praticidade e a diversidade são as principais razões que levam pessoas a optarem por adquirir produtos em lojas online. No entanto, assim como qualquer tipo de comércio, se o atendimento não for feito em sua excelência, existe uma grande chance dos consumidores optarem por buscar uma outra empresa.
Por isso, se você quiser ter um e-commerce de sucesso, é preciso ter cuidado: é hora de melhorar o atendimento ao cliente na sua loja virtual!

Nunca apague os comentários negativos

Apesar de alguns clientes chegarem bem raivosos nas redes sociais ou nos comentários dentro da sua loja, é fundamental manter os comentários por lá.
Quando você deleta uma reclamação, as pessoas que a viram — ou o autor do comentário — não interpretam aquilo de boa forma. Parece que, de alguma forma, a empresa está sendo complacente com a reclamação e não se preocupando com a qualidade da experiência do cliente e solução do problema.
Por isso, é importante responder todas as reclamações de forma atenciosa e carismática, sempre focando na solução dos problemas. Essa é a chave para reverter a situação.

Tenha paciência e mantenha a educação ao responder as críticas

Eventualmente aparecerão pessoas com críticas fervorosas e é preciso saber se comportar diante a elas. O primeiro passo é assumir a culpa (se ela existe) e se desculpar por todos os problemas que o cliente enfrentou. Foque sempre em resolver as questões.
Mesmo que os comentários venham cheios de ofensas, lembre-se da máxima “o cliente sempre tem razão”. Nesse momento, você tem uma oportunidade enorme nas mãos: mostrar para o cliente que você realmente se importa e, caso você consiga “acalmar a fera”, é uma abertura para tornar-se mais próximo dele e ajudá-lo cada vez mais, transformando-o em uma pessoa que defende a empresa devido ao bom atendimento e respeito.

Quando houver a necessidade de transferir a ligação: explique!

Uma das coisas mais chatas no SAC de alguma empresa é a eterna transferência de ligações sem que o cliente entenda o que está acontecendo.
Tenha certeza de que está deixando o processo o mais transparente possível para os seus clientes, fazendo com que eles percebam que todos estão trabalhando em prol da solução do problema dele.

Utilize ferramentas para melhorar o atendimento do e-commerce

Para gerenciar o maior número de crises de forma mais prática, utilize ferramentas que focam em como melhorar o atendimento ao cliente. Existem algumas plataformas capazes de monitorar os comentários online que surgem citando o nome do seu negócio.
Dessa forma, você consegue filtrar os comentários de elogio e as reclamações, podendo resolver as crises antes que elas se tornem uma bola de neve, e agradecer aos elogios e interagir com os clientes de forma mais rápida. A velocidade na resposta, nesse momento, é fundamental.
Para ter um e-commerce de sucesso, é preciso se lembrar de que o mercado agora é bilateral, e a internet é uma grande facilitadora na conversa entre público e empresa. Aproveite essa oportunidade, aproxime-se do seu público e converse diretamente com os seus clientes. São eles que serão, após uma excelente experiência mesmo em momentos de crise, os grandes defensores da sua marca de agora em diante.
Leia também:

Estudo revela as preferências do consumidor para realizar suas reclamações

Avatar
Author

A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Write A Comment