• Renann Mendes
  • por Renann Mendes
  • Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen, referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

Como montar uma loja virtual

17 de abril de 2013
Share Button

Como montar uma loja virtual. Constantemente você vai ler aqui no nosso blog, vai ouvir nas aulas e uma hora também vai concordar. Ter uma loja virtal, controlar um negócio de e-commerce é muito mais complexo do que parece. Envolve inúmeras etapas e conta com muitas variáveis. Vamos entender porquê?

1- Plano de Negócios

Como montar uma loja virtualComo qualquer outro negócio, deve ser feito um Plano de Negócios. Aventurar-se em qualquer ramos sem um é um verdadeiro tiro no escuro. De que adianta correr sem saber a direção certa? Estabeleça metas, objetivos, posicione sua marca, defina ameaças e oportunidades. O Plano de Negócios terá como objetivo:

1- Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional.
2- Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no Plano de Negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado.
3- Facilitar, ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.

Entre os modelos de Plano de Negócios mais comuns estão:

1. Sumário Executivo
2. Análise de Mercado
3. Plano de Marketing
4. Plano Operacional
5. Plano Financeiro
6. Construção de Cenários
7. Avaliação Estratégica
8. Avaliação do Plano de Negócio

2- Projeto

Triângulo das Restrições de Gerenciamento de Projetos
Triângulo das Restrições de Gerenciamento de Projetos

Estabeleça tudo que deve ser feito (definição de escopo), monte um cronograma, divida as tarefas. Defina as restrições gerais: tempo, custo, escopo e qualidade.

Pouco tempo + Alta qualidade = Alto custo
Baixo custo + Pouco tempo = Baixa qualidade
Alta qualidade + Baixo custo = Muito tempo

Para seu escopo ainda deverá ser feito um EAP (Estrutura Analítica do Projeto), a ideia é detalhar o escopo, dividindo as “entregas” ou fases.

3- Contratação de mão de obra, abertura de empresa

Programadores, designers, redatores, fornecedores, atendentes… Serão necessários profissionais que atendam as demandas de todas as etapas do projeto.

– Geração Y e o mercado de trabalho
– Formação é a arma do e-commerce contra ‘apagão’ de talentos
– E-commerce brasileiro procura profissionais. E não acha

Nesta etapa é necessário também iniciar os trâmites legais para a abertura da empresa por trás da loja virtual, o registro de marca e domínio.

Leia mais sobre o assunto:

– INPI muda para melhorar procedimentos e incentivar inovação
– Dicas jurídicas para abrir um e-commerce
– Use o registro de domínio como estratégia de SEO

Como montar uma loja virtual4- Definir Plataforma, Personalização e Implementação

Etapa fundamental, aqui pode definir o futuro de todo seu trabalho. Plataforma de e-commerce, são os softwares utilizados para a criação da loja virtual. Via de regra, a plataforma é composta por duas partes: frente da loja (front-end) e painel de administração (backoffice ou dashboard).

Frente de loja: compreende a parte que é visualizada pelo consumidor que navega na loja virtual. Engloba todas as páginas que se possa navegar, como home, páginas de produtos, páginas institucionais (ex: Quem Somos), formulários (ex: Fale Conosco), etc.

Painel de Administração: é a parte da loja que apenas o administrador pode acessar (com login e senha), nela é possível inserir seus produtos, gerenciar pedidos, editar informações, controlar operações de pagamento, enfim fazer a gestão do seu e-commerce.

Escolha bem a plataforma, pesquise bastante antes de definir, procure por reclamações na internet, entre em fóruns especializados e da própria plataforma, peça a opinião de quem já utiliza. A seguir personalize de acordo com as análises do mercado. A integração disso tudo não é um processo simples, planeje suas ações.
Nesta etapa é importante lembrar da Usabilidade também.

5- Cadastro de produtos

Funcionou? Vamos cadastrar seus produtos. Faça levantamento e checagem de todas as informações. Sua abordagem final de vendas está aqui. Capriche, não copie descrição de outros sites (entre outros problemas isso vai dificultar sua indexação no Google), personalize, se você conhece bem seu produto, conte mais de sua experiência.
Aproveite para incluir bastante material de apoio, vídeos com review de produto é algo que facilita vendas. O Bondfaro faz isso como ninguém, dê uma olhada na seção de review de produtos.

6- Logística

Como montar uma loja virtualPedido feito. Como será feita a entrega? Os produtos ficarão armazenados onde? Separação, empacotamento, distribuição. Serviços dos correios? Transportadoras? Política de Trocas…
Etapa fundamental, a experiência dos consumidores na sua loja é definida por aqui. A experiência de compra só será efetivada quando o produto estiver com o consumidor. Todo seu trabalho online pode ser desperdiçado. Muitas lojas virtuais trabalham para que este seja o diferencial competitivo. O processo de logística envolve três fases:

1 – Planejamento de demanda, compras, codificação e Planejamento de chegada.
2 – Recebimento, Conferência, Planejamento de armazenagem e Armazenagem.
3 – Recebimento de pedidos, Separação, Conferência, Embalagem, Etiquetagem, Emissão de documentos fiscais, Expedição e Distribuição.

Mais sobre logística aqui.

7- Marketing Digital

Como montar uma loja virtualVocê tem a loja, funciona, tudo já está cadastrado e já tem como entregar. Chegou a hora de contar para todos que ela existe. Vamos vender! Planejamento de marketing, como será feita a divulgação, quais ferramentas de marketing serão utilizadas para atrair seu público-alvo.
Hora de trabalhar a etapa de Planejamento de Marketing definida no seu Plano de Negócios. Não esqueça seu Posicionamento e Diferencial Competitivo para elaborar sua estratégia. Na internet temos muitas opções:

Inbound Marketing
E-mail Marketing
Comparadores de Preços
SEO
Links Patrocinados
Marketing de Afiliados
Publicidade Online
Marketing Comportamental

O que você vai usar?

8- Gestão da loja virtual

Como montar uma loja virtualTudo está bem, a loja está vendendo. O gerenciamento do negócio será sua rotina. Gerenciamento dos pedidos, análise das estatísticas de vendas, resolver problemas de logística, pessoal, promoções, pagamentos de funcionários e fornecedores, inovações, novas possibilidades.
Respire fundo! O negócio está só começando…
Como montar uma loja virtual
Desesperou? O Curso E-commerce Professional, uma parceria entre a Universidade Buscapé Company e a Impacta, trata cada uma destas etapas com professores com experiência prática de mercado. Capacite-se para gerenciar seu e-commerce!

Você também vai gostar

3 motivos para investir na segurança da informação do seu e-comm... A falta de segurança ainda é um dos principais motivos que faz com que parte dos brasileiros não se sinta segura em comprar na internet. Isso signific...
Case Mobile Commerce: Netshoes oferece um aplicativo de reconhec... Case Mobile Commerce: A Netshoes anunciou mês passado o Netshoes Click, aplicativo que identifica modelos de tênis a partir de fotos captadas por uma ...
Quanto é uma boa taxa de conversão? Qual é a taxa de conversão do seu negócio? Será que ela é uma boa taxa? Saiba a resposta Se alguém respondesse para você qual é uma boa taxa de conver...
Tendências prometem agitar o varejo eletrônico em 2018 O ano de 2018 chegou e trouxe junto diversas novidades para a economia nacional, principalmente no e-commerce. Apesar dos pesares, 2017 foi um an...
Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce? Você quer vender mais, economizar tempo e fazer a sua empresa crescer, mas não sabe por onde começar? Então este post é pra você. Google AdWords para ...
20 coisas inteligentes que Jeff Bezos já disse A Amazon.com é sem dúvida alguma a maior referência de E-commerce do mundo. Muitos no Brasil têm calafrios quando se fala na entrada das operações da ...
5 motivos para apostar nas redes sociais e alavancar as vendas d... As redes sociais já provaram seu poder de comunicação há algum tempo e os brasileiros abraçaram toda essa cultura de socialização, compartilhamento e ...
Comércio Eletrônico cresce 29% no Dia das Crianças Categoria Moda & Acessórios foi a mais vendida no Dia das Crianças O Dia das Crianças trouxe bons resultados para o e-commerce brasileiro. A data ...
6 erros de migração de plataforma de loja virtual A VTEX, plataforma especializada em tecnologia para e-commerce, lançou o e-book “6 Erros de Migração de Plataforma de Loja Virtual”. O material, gratu...
Principais dicas para definir o preço dos produtos da sua loja v... Definir o preço de um produto não é tarefa das mais fáceis, mesmo para empreendedores experientes. Vários fatores influenciam essa decisão, como a aná...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

4 comentários sobre “Como montar uma loja virtual”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>