• Avatar
  • por Leonardo Kelmann
  • Leonardo Kelmann é especialista em Marketing de Relacionamento. Como empresário, consultor e professor, defende a causa da inteligência aplicada em estratégias de e-mail marketing. Com 20 anos atuando no segmento, une sua expertise de tecnologia e de e-mail em prol da entregabilidade máxima. Atuou em empresas como Mandic, Boldcron (hoje, pertencente ao Grupo UOL) e Akna Software. Foi sócio fundador de três empresas do setor e, atualmente, dirige uma delas, a E-mail Solutions.

Como não ser só mais um spammer na Black Friday

13 de outubro de 2015
Share Button

Com a aproximação da Black Friday, já começam a brotar as centenas de milhares de campanhas de e-mail marketing, dos mais variados segmentos. Todos muito bem-intencionados, claro, mas demonstram que as empresas continuam fazendo mais do mesmo, ou seja, SPAM.
Qual é a sua estratégia para a Black Friday deste ano? Quer que o seu e-mail seja só mais um, e que vá direto para o Lixo Eletrônico, como todos os outros? Caso este não seja o seu objetivo, está na hora de pensar fora da caixinha!
Este é um período em que a lei da oferta e da procura impera! Mas, após tantos anos de Black Friday no Brasil, e muitas experiências acumuladas, entendo que está na hora das empresas se mostrarem de forma diferente.
Por exemplo, por que não perguntar ao cliente se ele realmente deseja receber suas ofertas da Black Friday? Ou ainda oferecer, para um cliente habitual, algum benefício, ou um brinde, ou um desconto real (e não vale 50% de desconto do dobro do preço!). Ele já é seu cliente, sabe quanto custa, e também sabe identificar uma oferta de verdade!
Claro que as ações que cito acima são voltadas para o engajamento do seu público com a sua empresa e, pensando pelo lado técnico, esta é a fase mais difícil de engajar um cliente, pois o volume de e-mails trafegados é gigantesco. Mas, podemos começar a trabalhar com aqueles clientes que já são engajados. Que tal criar uma régua de comunicação para eles e já iniciar as ações de Black Friday? Este é o exato momento de fazer isso! #ficaadica
A essência que eu quero deixar com vocês é que o e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento. SIM, ela proporciona o maior ROI entre as estratégias de Marketing Digital e, no ano passado, foi a terceira maior fonte de receita da Black Friday Americana.
Mas, quando pensamos na ferramenta como relacionamento, as pessoas esperam atitudes honestas e sinceras. E por que não agir desta forma com o seu cliente? Por que não engajá-lo no seu negócio?
Na sua estratégia, peço, encarecidamente, que você vença a tentação de reativar aquelas bases antigas, que há muito tempo você não usa, ou que o cliente não interage com você. Em bases antigas, é onde existe o maior risco de Spam Trap. #ficaadica
Veja mais sobre Spam Traps neste infográfico:

infografico_spamtrap1
Publicado no Blog do Email Marketing.

Agora, caso você não resista à tentação, lembre-se de, ao menos, fazer uma higienização na sua base. Para isso, você pode usar ferramentas como a Safety Mail, a Brite Verify, a Emailtor, entre outras. No nosso Clube do E-mail Marketing temos alguns parceiros neste segmento, com descontos especiais para você.
Lembre-se que, mais importante do que disparar milhares de e-mails na Black Friday, é poder continuar disparando esses milhares, ou mais, o ano todo! #ficaadica
Abraços e até a próxima!

Você também vai gostar

Unbox: Como se preparar para a Black Friday Na última semana o Mercado Pago realizou o primeiro Unbox Black Friday, evento com o objetivo de preparar vendedores para a Black Friday, uma das...
Sem panfletagem digital. Mas até onde segmentar? Se tem uma coisa que deve ser evitada em Marketing Digital é aquilo que chamo de “Panfletagem Digital”. Quem vive nas grandes cidades do Brasil sabe b...
6 premissas para você utilizar E-mail Marketing para conquistar ... Durante muitos anos, o E-mail Marketing tem sido o grande líder entre as ferramentas de Marketing Digital. É relativamente barato e muito eficaz para ...
E-mail Marketing ou Marketing nas Mídias Sociais? E-mail Marketing ou Marketing nas Mídias Sociais? O site Marketing Digital publicou no começo do ano um infográfico muito útil, colocando frente ...
7 infalíveis dicas de Marketing Digital para a sua loja virtual Fato é que o consumidor moderno tem saído cada dia menos de casa para ir às compras. Alguns fatores como o trânsito (cada dia mais lotado) e ter que p...
Ideias para seu e-commerce aproveitar o Dia das Mães em 2017 De acordo com os dados da Ebit, o Dia das Mães de 2016 apresentou um faturamento de 1,62 Bilhão, no período de 23 de abril a 7 de maio, registran...
E-mail marketing e datas comemorativas: 6 erros de estratégia As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para criar ações temáticas e incentivar as vendas. Nesse cenário, o e-mail marketing é provavelmente...
O consumidor procura por relevância, ele espera que você faça Ma... O consumidor atual tem uma realidade bem diferente de um passado ainda próximo. Agora ele é omnichannel, sua concorrência não se resume mais à sua reg...
O que eu preciso aprender para entrar no mercado de E-commerce? Se você também acredita que o presente e o futuro estão no mercado de E-commerce, possui aptidões para administrar um negócio completo e vontade de em...
5 ferramentas para turbinar o Instagram O Instagram está crescendo cada vez mais no país e alcançando resultados significativos para negócios de diversos segmentos. No fim de 2015, a rede so...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>