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Como usar o Círculo Mágico da Gamification no seu e-commerce

31 de março de 2015
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Quando se trata de vendas online, todo dia surge uma nova estratégia prometendo alavancar o número de clientes e aumentar os lucros. Porém, algumas delas vão além, e aproveitam técnicas de outras áreas para melhorar os resultados do e-commerce.
O Círculo Mágico da Gamification é um deles. Utilizando técnicas dos mecanismos de jogos, a estratégia busca despertar o interesse e engajamento do público-alvo, melhorando os resultados da sua loja virtual. E para aproveitar ao máximo a técnica é preciso, antes de mais nada, conhecê-la de perto. Continue acompanhando e saiba mais!

O que é Gamification e Círculo Mágico?

A gamification, ou gamificação em português, é a técnica que aplica as estruturas dos jogos orientados em contextos reais com o objetivo de resolver problemas, educar, despertar o engajamento, aumentar a produtividade, realizar treinamentos etc. De forma lúdica e dirigida, essa ferramenta vem se popularizando, especialmente em escolas, empresas, organizações não governamentais e, mais recentemente, no comércio.
Dentro dessa técnica existe conceito batizado de “Círculo Mágico”. Ele representa a divisão espacial entre o jogo e não-jogo. É ele que assegura que o jogo seja mantido dentro daquele ambiente definido e separado do “mundo real”, protegendo a passagem entre a ficção e vida cotidiana.
Essa realidade criada, e aceita por todos os participantes do jogo, pode ser completamente diferente da que vivemos nossas vidas — sejam as regras, o clima, as pessoas, a normas sociais, os objetivos etc. É preciso, portanto, aprender essas novas regras para poder entrar nesse circulo mágico.

A importância do aprendizado

Esse processo de aprendizagem é essencial também para quem pretende vender pela internet. É o chamado “desenvolvimento de clientes’”. A prática consiste em educar seus consumidores para que eles tenham noções mais clara sobre o que você produz, seja um produto ou serviço, qual a importância e os pontos que devem ser levados em consideração na hora de optar por você ou pela concorrência.
Assim como em um jogo, é preciso estabelecer essas “regras” e criar um ambiente, ou “círculo mágico”, onde o que importa para eles é atingir aquilo que é mais vantajoso. Tendo conhecimento desse processo e noção de quais pontos devem ser valorizados, fica mais fácil convencer o cliente de que a sua oferta é a melhor opção para ele.

O Círculo Mágico de Johan Huizinga

O professor e historiador Johan Huizinga (1872-1945) é o criador da Teoria do Círculo Mágico:  “o círculo mágico de um jogo é onde o jogo acontece. Jogar um jogo significa entrar em um círculo mágico, ou talvez em criar um quando o jogo começa. O círculo mágico de um jogo pode ter um componente físico, como o tabuleiro(…). Mas muitos jogos não têm limites físicos (…). O jogo simplesmente começa quando um ou mais jogadores decide jogar“.

circulomagico

Este vídeo brinca um pouco aplicando o conceito de Círculo Mágico. Um projeto de graduação da Bezalel Academy of Arts, Sight – Believe in Gamification mostra como seria a vida com elementos de games.

Aplicando as técnicas de Círculo Mágico

Para te ajudar a passar esse aprendizado para seus clientes, poucas ferramentas são tão eficazes quanto o círculo mágico. Isso porque, diferente da nossa realidade — onde as respostas para todos os problemas já estão dadas —, dentro do círculo mágico é possível criar um novo espaço, com novas possibilidades, novas experiências, novas ferramentas e novas respostas para problemas antigos.
Assim, ao vivenciar uma dimensão diferente da qual estamos acostumados, um novo mundo se abre diante dos nosso olhos — e é impossível retornar à realidade da mesma forma que saímos.
Para aplicar esse conceito ao seus clientes, é preciso criar um ambiente virtual onde ele consiga se afastar da “vida real” e imergir nesse circulo mágico. Também é necessário deixar claro quais as regras daquele espaço, dando-lhes a segurança para explorar aquela nova realidade sem medo. Por fim, é preciso encontrar uma boa forma de inserir um “call-do-action” ao fim do processo, transformando-o em uma experiência real para seus clientes.
Gostou da ideia? Então comece agora mesmo a explorar as diferentes maneiras de aplicar essa técnica no seu e-commerce e boas vendas! E se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!

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