Você conhece o Pinterest? Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que tem no Brasil, sua principal audiência da América Latina. A Rede Social é basicamente um “quadro de inspirações“, lojas virtuais de roupas e objetos, por exemplo, podem encontrar um público bastante qualificado. Mas, como usar o Pinterest? No Brasil, podemos citar a Netshoes, a Imaginarium e a Tecnisa como cases bastante interessantes de uso da rede.
Ultimate Guide to Pinterest for BusinessEm seu livro Ultimate Guide to Pinterest for Business, a especialista em Marketing e Branding, Karen Leland fornece um roteiro para ajudar a direcionar o tráfego ao sites através do Pinterest. Neste trecho editado pelo site Entrepreneur.com, a autora revela como escrever descrições mais atraentes. Uma maneira infalível para otimizar seus pins e atrair mais tráfego está na escolha correta de palavras-chave relevantes. Há um limite de 500 caracteres para descrições, então seja preciso, utilize apenas a essência do seu produto:

? Forneça um contexto

Imagens sem descrições contam com a imaginação do usuário a respeito do sentido do item compartilhado por você. Ok, algumas imagens são tão deslumbrantes que eles não precisam de explicação. No entanto, na maioria dos casos, uma descrição clara, concisa e específica de um alfinete pode estimular o interesse de um usuário. Itens a serem considerados quando se escreve uma descrição incluem:

? O que você especificamente gosta na imagem;
? Por que você fixou a imagem;
? Que ideia a imagem representa;
? Que dicas acompanham a imagem;
? Qual sua opinião;
? Informações complementares.

Seja bem específico

Imagens com descrições vagas são menos úteis para o seguidor do que aqueles que soletrar as especificidades. Por exemplo, digamos que você tem um pin mostrando uma seleção de grandes brindes do escritório para oferecer aos clientes.
A descrição que se lê: “Estes são realmente grandes brindes para dar a clientes” é menos impactante do que aquele que diz:
“Cinco criativos brindes, todos por menos de R$ 30, útil para homens e mulheres. Belíssimos brindes de fim de ano. Veja mais detalhes neste link para encomendar agora”.
Agora você tem uma descrição útil.

Link para o seu site

Você pode adicionar links nas legendas inferiores dos seus pins simplesmente adicionando uma URL na descrição e clicando no botão vermelho “Salvar Pin”.

Inclua um call-to-action

De acordo com um estudo realizado pela Reachli.com, as descrições que contém o call-to-action (incentivo para a ação) aumenta em 80% o engajamento.
Por exemplo, digamos que você fixou uma imagem que mostra um pequeno empresário puxando seus cabelos em desespero. A descrição explica que há cinco maneiras uma pequena empresa pode evitar o estresse no trabalho e fornece um link para um artigo sobre o tema. Isso é um bom começo, mas você dar um passo adiante, incentivando os seguidores com uma chamada específica para a ação com uma simples frase ou duas. Aqui estão algumas frases sugeridas call-to-action você pode incorporar em suas descrições de pins, conforme adequação:

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Adicionar depoimentos

Uma boa estratégia para as empresas de produtos e serviços é a de incluir depoimentos em suas descrições de pins. Por exemplo, se você tem um pin mostrando um jardim de sua empresa de paisagismo reformulado, coloque uma pequena citação do proprietário feliz na descrição.

Como usar o Pinterest para atrair tráfego à loja virtualUse palavras-chave

Um aspecto importante de SEO é a inclusão de palavras-chave e termos que seu público-alvo está procurando. Usando com moderação e estrategicamente em suas descrições de pins você pode melhorar seu posicionamento no Google.

Atenção às descrições

Sempre que você repina uma imagem, o Pinterest automaticamente traz a nova descrição. Se essa descrição se encaixa, tudo bem – você pode deixá-la como está ou até mesmo adicionar algumas palavras para personalizar. No entanto, em alguns casos, pode ser mais vantajoso reescrever.
Quando a pinagem for de um post específico de um blog ou site, evite copiar e colar a descrição dada na íntegra para evitar a violação de direitos autorais. Por exemplo, alguns pinners violam a propriedade intelectual de blogs de comida, copiando e colando as receitas do blogueiro na caixa de comentário. Seja original ao escrever suas próprias descrições, dê sempre crédito e link para a fonte original.
E lembre-se sempre de caprichar bastante nas imagens! ?
Publicação original do Entrepreneur.com.

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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