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  • por Bárbara Gengo
  • Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial. Analista de comunicação da All In Mail, atua na produção, gerenciamento e distribuição de conteúdos relacionados ao mercado de marketing digital.

Como utilizar as informações de abandono de carrinho a favor de seu e-commerce?

4 de abril de 2014
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Contrariando diversas vertentes que previam o fim do e-mail marketing com o popularização das mídias sociais, hoje, o e-mail adquiriu caráter ainda mais estratégico nas ações de comunicação de uma marca por ser o único canal que possibilita a comunicação direta, quase que pessoal.
Este tipo de ação one-to-one, que se baseia no comportamento de navegação dos usuários é especialmente indicado aos e-commerces, que por meio de envios automáticos conseguem detectar a necessidade de seus clientes quase que instantaneamente. Dentro desse universo de e-mails automáticos existem diversas possibilidades. Hoje vamos falar daquele que talvez seja o mais importante deles: abandono de carrinhos.
De acordo com o IBOPE, a taxa de abandono de carrinho em lojas virtuais chega a 83%, ou seja, apenas 17% dos usuários que iniciam um processo de compra em um site acabam finalizando a operação e por isso, os e-mails enviados de acordo com estes abandonos merecem atenção especial, já que de fato existiu uma intenção de conversão aí.
Outra pesquisa, dessa vez feita pela Universidade de Glasgow no Reino Unido, mostrou que 75% dos usuários que abandonam produtos no carrinho de compra tem a intenção de completar a transação futuramente e que 54% destes pretendem fazer isso nas próximas 24h.
Observando os resultados de grandes e-commerces nacionais, em uma pesquisa rápida na All In Mail, observamos que as taxas de abertura de e-mails enviados em casos de abandono de carrinho superam as médias de um envio tradicional (baseado em boas práticas) em até 300%.
Os motivos de abandono podem ser diversos. Dificuldade no processo, problemas técnicos no site, pesquisa de preço, entre outro, mas esta é uma análise que a loja precisará fazer mais tarde. Neste momento o importante é não perder tempo! Não dê margem para que o cliente vá procurar o que precisa na concorrência. Lembre-se que o mais importante você já tem: a informação
Utilize esta informação a seu favor enviando, por exemplo, um e-mail 10 minutos após o abandono para lembrá-lo de que a compra ainda não foi concluída. E que tal aproveitar este e-mail para oferecer alguma vantagem exclusiva? Você pode enviar um cupom de desconto, uma sugestão de compra associada, um cartão de fidelidade ou o que preferir.
A estratégia vai variar de acordo com as intenções da marca. Aqui o mais importante é reter o cliente a aproveitar para criar relacionamento mais próximo com ele.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail.

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